Câmara de Alto Taquari recebe palestra informativa sobre Autismo
![]() |
Da Redação com Ascom Foto: Júlio Emílio |
A manhã da última sexta-feira, 4 de abril, foi dedicada a uma causa nobre e urgente no plenário da Câmara Municipal de Alto Taquari. A neuropsicóloga Dra. Erica Barbieri Rezende, renomada especialista de Rondonópolis, conduziu uma palestra impactante com o tema “Informação gera respeito, respeito gera empatia”, atraindo um público significativo e ávido por conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento, que demonstrou o crescente interesse da comunidade pela temática da inclusão, foi cuidadosamente estruturado em dois momentos distintos. Inicialmente, a Dra. Erica direcionou suas palavras a professores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças autistas, oferecendo insights valiosos e ferramentas práticas para aprimorar o trabalho em sala de aula e em outros contextos de desenvolvimento.
Na sequência, o foco se voltou para pais e familiares, figuras centrais no processo de inclusão e no desenvolvimento integral das crianças com TEA. A neuropsicóloga abordou as particularidades do transtorno, desmistificou conceitos e compartilhou estratégias para promover um ambiente familiar acolhedor e estimulante.
A expertise da Dra. Erica Barbieri Rezende é amplamente reconhecida em todo o país, especialmente por seu programa “Autismo na Escola”. A iniciativa, que visa sensibilizar e preparar tanto crianças neurotípicas quanto educadores para uma convivência mais empática e inclusiva com alunos autistas, ganhou projeção nacional ao ser destaque no programa “Como Será?”, da TV Globo, apresentado por Sandra Annenberg.
Com uma abordagem que equilibrou informação científica e sensibilidade humana, Dra. Erica emocionou a plateia ao compartilhar sua própria jornada como mãe de três filhos diagnosticados com autismo. Sua experiência pessoal serviu como poderosa ilustração das inúmeras possibilidades de desenvolvimento e das significativas conquistas que podem ser alcançadas com o apoio adequado. Um exemplo inspirador foi a história de seu filho mais velho, Enan Rezende, autista de nível 1 de suporte, que trilhou o caminho da graduação em Medicina e hoje se destaca como um profissional respeitado e admirado.
A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, marcou presença no evento e enfatizou o compromisso da gestão municipal em oferecer suporte abrangente às crianças autistas e suas famílias. A prefeita destacou a importância de um olhar atencioso e especializado para as necessidades específicas desse público.
"Na nossa gestão, temos o compromisso de oferecer todo o suporte necessário ao desenvolvimento das nossas crianças autistas, sem deixar de acolher também seus pais e familiares, que precisam de acompanhamento e apoio profissional," declarou a prefeita. "Foi com esse propósito que criamos o NAMEI – um espaço estruturado para garantir às nossas crianças as condições ideais para crescerem e se desenvolverem com dignidade."
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.