;

Especiais

Brasil registrou um linchamento a cada dois dias em 2024

Fonte: TV Cultura Foto: PixaBay

 

número de casos de linchamento nas ruas aumentou 64% em um ano. Entre as principais causas apontadas para essa violência está a sensação de injustiça.

Entre os anos de 2023 e 2024, os casos de linchamentos passaram de 137 para 214. Na prática, isso significa que, no ano passado, o Brasil registrou um linchamento a cada dois dias, segundo um levantamento da rede de observatórios da segurança.

A apuração começou em cinco estados e, atualmente, já inclui nove: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Linchamento não é um tipo penal, por isso não há estatísticas oficiais no Brasil. Ele pode ser classificado como homicídio, tentativa de homicídio ou agressão, de acordo com o desfecho. Geralmente é motivado por um roubos, violência sexual ou assassinato que afete ou ofenda uma comunidade inteira.

O último caso noticiado foi na cidade de Tabira, em Pernambuco. Um casal foi arrancado por uma multidão de um carro da polícia depois de ser preso por suspeita de violentar e matar um menino de dois anos. O homem foi espancado até a morte, já a mulher foi resgatada da agressão pela polícia.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.