;

Especiais

Brasil bate recorde na produção de carne suína em 2024

Fonte: Agro Link   Foto: Pixabay

A produção de carne suína no Brasil atingiu 5,3 milhões de toneladas em 2024, impulsionada pelo abate de 57,6 milhões de animais, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Abate do IBGE. Apesar do recorde, o crescimento anual foi o menor da última década, com um aumento de 0,6% (29,9 mil toneladas), bem abaixo da média de 5,3% (214 mil toneladas) dos últimos dez anos. Os dados são do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) no fim de fevereiro.

As exportações também registraram um volume inédito, totalizando 1,3 milhão de toneladas, um avanço de 8,9% em relação a 2023. Com isso, cerca de 75,5% da carne suína permaneceu no mercado interno. No entanto, a disponibilidade para consumo interno caiu 1,8%, uma redução de 74 mil toneladas, contribuindo para a alta dos preços.

Segundo o Deral, o preço do quilo da carcaça suína no atacado subiu 13,8%, passando de R$ 10,42 para R$ 11,86. O aumento reflete a maior demanda externa e a menor oferta interna, fatores que pressionam os valores da carne no mercado nacional.




 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.