Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada
Fonte: G1 Foto: Foto: Reprodução/Pexels |
No Brasil, 51% das
crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de
matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar
e subtrair números de três algarismos (200 - 150 ou 300 + 120, por exemplo).
Elas sequer alcançam o nível de conhecimento considerado "baixo".
➡️É o que mostram os resultados
do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em
inglês), divulgados pela Associação Internacional para a
Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). As provas são aplicadas a cada 4
anos, desde 1995 — mas esta é a primeira participação brasileira no
exame.
📉Na
escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos,
foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes:
Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em comparação ao resultado geral das demais
nações nessa etapa (503 pontos), é como se estivéssemos três anos
escolares atrás delas.
“São crianças de 9 anos: é muito
cedo para estarmos tão atrasados. Nosso desempenho ficou próximo ao de países
africanos com PIB menor do que o nosso”, afirma Ernesto Martins Faria,
especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e
diretor-executivo do Iede.
👎Entre
os participantes brasileiros do 4º ano, os 5% que tiveram pior rendimento
atingiram, no máximo, 259 pontos. “Isso significa que eles basicamente
não reagiram à prova. Não sabiam responder, porque era muito difícil para
eles”, explica Faria.
Ele ressalta que o nível de
dificuldade do Timss é superior ao da principal prova brasileira para crianças
dessa idade — o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb),
no qual nosso desempenho já é preocupante. “Precisamos subir a régua. A
nossa está muito baixa, e as redes de ensino costumam se guiar pelo que é
cobrado nessas avaliações. O ideal seria ter uma mistura nacional entre o
básico, que já é medido pelo Saeb, e o mais complexo, exigido pelo Timms.”
🟨No
8º ano, 62% não sabem calcular o lado de um quadrado
O Timss também avalia o
conhecimento de alunos do 8º ano (idade média de 13 anos). A tendência é a
mesma já
revelada pelo Pisa, prova internacional que foca na faixa etária dos
15 anos: o Brasil está atrasadíssimo em relação ao que é esperado para
o ensino fundamental II.
Mais de 60% dos jovens daqui não
conseguiram chegar nem ao patamar considerado o mais baixo na escala geral.
Isso significa que eles:
- não sabem lidar com formas básicas (como
círculo e quadrado) e suas representações visuais;
- não entendem relações lineares de proporção;
- não conseguem determinar o lado de um
polígono;
- não são capazes de interpretar informações
em gráficos.
🌎Com
média de 378 pontos, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos. Foi
ultrapassado por nações como Irã, Uzbequistão, Chile, Malásia, Arábia Saudita,
África do Sul e Jordânia.
Entre os 5% de brasileiros com
pior nota, o rendimento mais alto foi de 243 pontos. São casos em que os jovens
basicamente não souberam responder a nada.
👩🔬E em ciências?
O desempenho dos brasileiros em
ciências, apesar de insatisfatório, foi melhor do que em matemática.
- 4º ano: 39% não dominam conhecimentos
básicos, como saber informações simples sobre plantas, animais e meio
ambiente. O rendimento médio foi de 425 pontos, entre o patamar baixo
e o intermediário.
- 8º ano: 42% não conseguiram responder a
perguntas sobre células, tecidos e órgãos, e também não souberam
distinguir uma reação química de uma física. Afirmações como “o sol
provê luz e calor” ou “há sal no oceano” não são conhecidas por
eles. Na média geral, o Brasil alcançou 420 pontos, também entre os
níveis baixo e intermediário.
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