Jornalistas indenizarão por vídeo que denunciava ação da PM contra homem negro
Fonte: Migalhas Foto: Danilo Verpa/Folhapress |
Em Santa Catarina, a Justiça
condenou jornalistas e usuários de redes sociais ao pagamento de R$ 1,5 mil em
danos morais. A condenação decorre da publicação de um vídeo, gravado por
populares, que denunciava a truculência de uma abordagem policial a um homem
negro em Criciúma, em dezembro de 2022.
Segundo a versão dos policiais, a PM foi acionada por um comerciante que relatou que o homem negro "estava sentado em frente ao seu estabelecimento comercial, causando importunação ao bom andamento de seu comércio".
Ao chegarem ao local, os policiais alegam ter recorrido à força para imobilizar o homem por considerá-lo em "atitude suspeita" e por ele não ter acatado as ordens dos agentes.
A decisão, proferida pelo juizado
especial do município, atendeu ao pedido de indenização dos policiais
envolvidos na ocorrência. Os agentes alegaram terem sido acusados de racismo
nos comentários que questionavam a legalidade da abordagem.
O juizado considerou que as publicações extrapolaram os limites da liberdade de imprensa ao induzir a interpretação de que o racismo motivou a ação policial. "A mácula aos direitos de personalidade dos requerentes é translúcida, pois, sem qualquer amparo na realidade, foi-lhes imposta a odiosa pecha de racistas, circunstância esta que é suficiente para causar dano moral passível de compensação pecuniária", afirma a sentença.
O número do processo não foi divulgado.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.