;

Especiais

Alto Taquari tem aumento de 155% nos casos de dengue em 2024

Da redação com G1MT Foto: Sesa-PR

 

Alto Taquari finalizou o ano de 2024 com um aumento de 155 % nos casos de dengue em comparação com o ano anterior, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), na última semana de dezembro.

Segundo o órgão, foram registrados 344 casos da doença no município, enquanto em 2023 houveram 35 casos.

Até o momento, não foram divulgados dados de 2025.

No ano passado, 39 pessoas morreram em decorrência da dengue em Mato Grosso em 2024, conforme o levantamento da SES.

O que é a dengue?

Como saber se você está com dengue e se é grave

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.

🦟Atenção aos sintomas:

  • Febre alta (39ºC a 40ºC)
  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náusea e vômito
  • Manchas vermelhas no corpo

 




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.