segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

MT é o estado do Centro-Oeste com maior taxa de assassinato por arma de fogo

Fonte: G1MT  Foto: Foto: Reprodução/Unsplash

 

Mato Grosso é o estado da região Centro-Oeste com a maior taxa de homicídios por arma de fogo, com 34,9 mortes a cada 100 mil homens, segundo uma pesquisa realizada com dados de 2022 pelo Instituto Sou da Paz, divulgada na última quarta-feira (20).

O levantamento mostra que para homens negros, a taxa de homicídios no estado é de 39,9 por 100 mil, enquanto para o restante da população masculina a taxa observada é de 24,4.

A pesquisa também afirma que, em geral, a taxa de assassinatos das capitais é superior à dos respectivos estados. No entanto, em Mato Grosso as taxas estaduais são o dobro do que as observadas em Cuiabá.

Segundo o Instituto, isso se dá por dois fatores, sendo eles, a estabilização das disputas territoriais entre organizações criminosas pelo controle do tráfico de drogas e a intensificação das atividades policiais.

O estudo alega que, a partir de 2016, houve o restabelecimento da facção dominante na capital, o que resultou em uma redução nas taxas de homicídios por arma de fogo, indicando uma possível estabilização nas disputas.

Por outro lado, o levantamento mostra um aumento da violência armada no interior do estado, nos últimos três anos. Assim, ocorre uma inversão, e surge um novo cenário, com o interior registrando as mais altas taxas de violência.

Cenário nacional

O Brasil observa uma tendência de redução de homicídios desde 2018. Entre 2022 e 2023, esses crimes caíram 3,4%, chegando ao patamar de 46 mil registros, segundo dados divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mesmo com a redução observada nos últimos anos, o perfil das vítimas segue similar, com prevalência de homicídios de pessoas negras.

️ A região Nordeste concentrou em 2022 a maior proporção de crimes dessa natureza, com 48% do total, e apresenta a maior taxa de homicídios por arma de fogo, com 57,9 mortes por 100 mil homens.

️ A região Norte responde, segundo a análise do instituto, por 13% dos homicídios registrados no país, mas apresenta a segunda maior taxa de homicídios masculinos, com 48,9 mortes por cem mil homens.

️ O Centro-Oeste brasileiro representa a menor proporção de casos, 7%, e a terceira taxa de homicídios por arma de fogo (26,6).

️ O Sudeste é responsável por 21% dos homicídios masculinos, mas tem menor taxa entre as regiões, com 16,2 por 100 mil homens.

️ Já na região Sul foram registrados 11% dos homicídios e taxa de 23,1 por cem mil homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.