Meditação: Depois que ele ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram do que ele tinha dito… (João 2:22)
Leitura: João 2:13-22.
Mensagem:
Leitura de Trás Para a Frente
Ler primeiro o último capítulo de um livro pode ser má ideia para quem ama o suspense de uma boa história. Já outros preferirão saber o seu término desde o início.
Em Reading Backwards (Lendo de trás para frente), o professor Richard Hays demonstra como essa prática é importante na compreensão da Bíblia. Ao ilustrar como as palavras e acontecimentos das Escrituras se antecipam, ecoam e iluminam uns aos outros, o autor nos dá razão para lermos nossas Bíblias para a frente e para trás.
Hays nos relembra de que foi somente após a ressurreição de Jesus que os discípulos entenderam Sua afirmação de reconstruir um templo destruído em três dias; João nos diz: “‘este templo’, estava se referindo a seu próprio corpo” (João 2:21). Só então eles compreenderam o significado da celebração da Páscoa nunca antes entendido (Mateus 26:17-29). Apenas em retrospectiva puderam refletir sobre como Jesus deu plenitude de significado aos profundos sentimentos de um antigo rei pela casa de Deus (Salmo 69:9; João 2:16-17). Somente relendo as Escrituras à luz do verdadeiro Templo de Deus (o próprio Jesus), os discípulos perceberam como o ritual da religião de Israel e o Messias lançam luz uns sobre os outros.
E agora, ao lermos as Escrituras para frente e para trás, vemos em Jesus tudo o que qualquer um de nós já precisou ou ansiou.
FONTE:
Mart DeHaan
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.