Internet lenta? Veja como medir a velocidade e melhorar sua conexão
Fonte: G1 Foto: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil |
A qualidade da internet é
fundamental para realizar várias atividades no dia a dia, desde o trabalho e o
ensino à distância até o lazer com jogos online, por exemplo. Para verificar
como está a sua rede, é possível usar medidores de velocidade gratuitos.
Caso a velocidade esteja muito
abaixo da contratada, é possível que a conexão esteja com problemas. De acordo
com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eles podem estar no
roteador, na operadora ou no dispositivo, como o celular ou o computador.
Para melhorar a conexão, o
recomendado é evitar obstruções para o roteador e deixá-lo próximo aos
dispositivos usados para acessar a internet. Também é possível investir em
roteadores mais modernos e melhorar as configurações desses aparelhos. Confira
dicas abaixo.
Como medir a velocidade de
internet?
Existem vários sites gratuitos
para medir a velocidade de internet. Um deles é o Brasil Banda Larga, que foi
criado por operadoras por ordem da Anatel e pode ser usado ao abrir este link e
clicar em "Iniciar". O teste mostra os dados abaixo:
- Download, a velocidade de transmissão de
dados da internet para seu aparelho, medida em megabits por segundo
(Mbps).
- Upload, a velocidade de transmissão de dados
do seu aparelho para a internet, medida em megabits por segundo.
- Latência, o tempo que um pacote de dados
demora para ir do seu aparelho até o servidor e voltar – quanto maior a
latência, pior a qualidade da rede.
- Jitter, a variação entre o mínimo e o máximo
de latência para entregar pacotes de dados – quanto maior o jitter, mais
instável é a rede.
- Perda, o percentual de pacotes de dados que não chegam ao destino.
Por que a internet está lenta?
A qualidade da banda larga pode
ser prejudicada por vários fatores que acontecem em um dos três pontos da
conexão, segundo a Anatel:
- Terminal, o aparelho usado para acessar a
internet – versões mais modernas de componentes de rede, processamento e
memória tornam o uso mais veloz;
- Conexão, o modem ou roteador – falhas nesses
aparelhos podem diminuir a velocidade da conexão;
- Provedor, a operadora contratada – quanto
mais próximos dos usuários e dimensionados para o uso desejado os
servidores estiverem, melhor a conexão
O que fazer para melhorar a
conexão?
📡
A primeira ação a ser feita é garantir que o sinal chegará aos dispositivos. Se
você estiver tentando usar uma rede sem fio, evite obstruções para o
roteador e não deixe ele dentro de armários, por exemplo. Procure mantê-lo
próximo dos aparelhos que serão usados para acessar a internet.
💻📱 Verifique
também se há muitos dispositivos "pendurados" na rede com a
ajuda de aplicativos como Wi-Fi Analyzer. Desconectar esses aparelhos da rede
pode ajudar a melhorar a conexão.
🌐 Configure
o roteador para operar na faixa de 5 GHz, que tem maior largura de banda,
apesar de um alcance territorial menor. O padrão é a faixa de 2,4 GHz, que tem
mais alcance, mas velocidades mais baixas – os roteadores das operadoras
costumam suportar as duas bandas e indicar onde é possível fazer a alteração.
Antes de adotar outras medidas,
verifique se o problema não está com a operadora. É importante acionar a
empresa e explicar o que acontece com a sua rede para não ter prejuízo
desnecessário comprando aparelhos mais novos.
Se, ainda assim a situação não
for resolvida, pode
ser necessário investir em equipamentos de rede mais modernos. Confira
abaixo o que pode ser feito.
📶
Se não for possível deixar o dispositivo perto do roteador, considere
adotar roteadores
mesh, que criam uma espécie de malha para espalhar o sinal por toda
a casa, incluindo as áreas em que ele não chega ou fica muito fraco.
🛜 Escolha
um roteador com o padrão WI-Fi 6, que suporta velocidades de internet mais
altas e menores taxas de latência – o celular ou o computador também precisam
ser compatíveis com o padrão.
🚀 Escolha
roteadores com portas Gigabit, que alcançam velocidades de 1 gigabit por
segundo. Modelos mais simples têm portas Fast, que têm limites de 100 megabits
por segundo (10% da capacidade dos modelos avançados).
Velocidade abaixo do esperado,
e agora?
A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) diz que os consumidores têm direito a receber a
velocidade acordada em contrato.
Se ela não estiver sendo
entregue, é possível registrar uma reclamação junto à operadora e anotar o
protocolo de atendimento. Também é possível procurar a ouvidoria da empresa.
Se o problema não for resolvido, é possível fazer uma reclamação pelo site da Anatel.
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