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Internet lenta? Veja como medir a velocidade e melhorar sua conexão

Fonte: G1 Foto: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A qualidade da internet é fundamental para realizar várias atividades no dia a dia, desde o trabalho e o ensino à distância até o lazer com jogos online, por exemplo. Para verificar como está a sua rede, é possível usar medidores de velocidade gratuitos.

Caso a velocidade esteja muito abaixo da contratada, é possível que a conexão esteja com problemas. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eles podem estar no roteador, na operadora ou no dispositivo, como o celular ou o computador.

Para melhorar a conexão, o recomendado é evitar obstruções para o roteador e deixá-lo próximo aos dispositivos usados para acessar a internet. Também é possível investir em roteadores mais modernos e melhorar as configurações desses aparelhos. Confira dicas abaixo.

Como medir a velocidade de internet?

Existem vários sites gratuitos para medir a velocidade de internet. Um deles é o Brasil Banda Larga, que foi criado por operadoras por ordem da Anatel e pode ser usado ao abrir este link e clicar em "Iniciar". O teste mostra os dados abaixo:

  • Download, a velocidade de transmissão de dados da internet para seu aparelho, medida em megabits por segundo (Mbps).
  • Upload, a velocidade de transmissão de dados do seu aparelho para a internet, medida em megabits por segundo.
  • Latência, o tempo que um pacote de dados demora para ir do seu aparelho até o servidor e voltar – quanto maior a latência, pior a qualidade da rede.
  • Jitter, a variação entre o mínimo e o máximo de latência para entregar pacotes de dados – quanto maior o jitter, mais instável é a rede.
  • Perda, o percentual de pacotes de dados que não chegam ao destino.

Por que a internet está lenta?

A qualidade da banda larga pode ser prejudicada por vários fatores que acontecem em um dos três pontos da conexão, segundo a Anatel:

  • Terminal, o aparelho usado para acessar a internet – versões mais modernas de componentes de rede, processamento e memória tornam o uso mais veloz;
  • Conexão, o modem ou roteador – falhas nesses aparelhos podem diminuir a velocidade da conexão;
  • Provedor, a operadora contratada – quanto mais próximos dos usuários e dimensionados para o uso desejado os servidores estiverem, melhor a conexão

O que fazer para melhorar a conexão?

📡 A primeira ação a ser feita é garantir que o sinal chegará aos dispositivos. Se você estiver tentando usar uma rede sem fio, evite obstruções para o roteador e não deixe ele dentro de armários, por exemplo. Procure mantê-lo próximo dos aparelhos que serão usados para acessar a internet.

💻📱 Verifique também se há muitos dispositivos "pendurados" na rede com a ajuda de aplicativos como Wi-Fi Analyzer. Desconectar esses aparelhos da rede pode ajudar a melhorar a conexão.

🌐 Configure o roteador para operar na faixa de 5 GHz, que tem maior largura de banda, apesar de um alcance territorial menor. O padrão é a faixa de 2,4 GHz, que tem mais alcance, mas velocidades mais baixas – os roteadores das operadoras costumam suportar as duas bandas e indicar onde é possível fazer a alteração.

Antes de adotar outras medidas, verifique se o problema não está com a operadora. É importante acionar a empresa e explicar o que acontece com a sua rede para não ter prejuízo desnecessário comprando aparelhos mais novos.

Se, ainda assim a situação não for resolvida, pode ser necessário investir em equipamentos de rede mais modernos. Confira abaixo o que pode ser feito.

📶 Se não for possível deixar o dispositivo perto do roteador, considere adotar roteadores mesh, que criam uma espécie de malha para espalhar o sinal por toda a casa, incluindo as áreas em que ele não chega ou fica muito fraco.

🛜 Escolha um roteador com o padrão WI-Fi 6, que suporta velocidades de internet mais altas e menores taxas de latência – o celular ou o computador também precisam ser compatíveis com o padrão.

🚀 Escolha roteadores com portas Gigabit, que alcançam velocidades de 1 gigabit por segundo. Modelos mais simples têm portas Fast, que têm limites de 100 megabits por segundo (10% da capacidade dos modelos avançados).

Velocidade abaixo do esperado, e agora?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz que os consumidores têm direito a receber a velocidade acordada em contrato.

Se ela não estiver sendo entregue, é possível registrar uma reclamação junto à operadora e anotar o protocolo de atendimento. Também é possível procurar a ouvidoria da empresa.

Se o problema não for resolvido, é possível fazer uma reclamação pelo site da Anatel





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