;

Especiais

Família de criança com Duchenne em Alto Taquari cria vaquinha online para comprar medicamento de R$ 17 milhões

Foto: Arquivo pessoal 

Familiares e amigos de uma criança, de 10 anos morador de Alto Taquari, criaram uma vaquinha online para arrecadar cerca de R$ 17 milhões para comprar o medicamento Elevidys direcionado ao tratamento da Distrofia Muscular Duchenne. Esse remédio é considerado o mais caro do mundo e tem o objetivo de corrigir o gene defeituoso da doença, que compromete os músculos e os movimentos.

Segundo a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), o medicamento é usado no tratamento da distrofia muscular de Duchenne e obteve registro provisório nos EUA.

Já no Brasil, o registro foi concedido em caráter excepcional, conforme o artigo 30 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 505/2021, devido à gravidade da DMD, uma doença rara e debilitante, e à ausência de alternativas terapêuticas para os pacientes, porém, será disponibilizada apenas para criança de 04 a 07 anos de idade. 

A esperança da família é conseguir a dose do medicamento por meio da Vakinha, uma vez que mesmo tendo recorrido a justiça, pode levar anos para uma resposta. 

Se não conseguir tomar o medicamento, logo perderá os movimentos e terá que se locomover por meio de cadeira de rodas. Sem  os tratamentos adequados, o tempo de vida de portadoras desta doença vive em torno de 20 anos.

A Doença

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética degenerativa e irreversível que afeta os músculos, principalmente os esqueléticos, mas também o coração e o sistema nervoso. Afeta principalmente meninos, com uma incidência de 1 em cada 3.500 a 5.000 nascidos.

Faça sua doação aqui.  A meta da Vakinha inclui os gastos para aquisição do medicamento, uma vez que vem de fora do Brasil. 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.