;

Especiais

Dia Nacional da Criança com Deficiência: promovendo inclusão, conscientização, respeito e acolhimento

Fonte: Da Assessoria Foto: Reprodução Ninhosdobrasil/Monique Gonçalves

 

O Dia Nacional da Criança com Deficiência, comemorado em 09 de dezembro, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para os direitos e necessidades das crianças com deficiência. A relevância deste dia é lembrada pelo Defensor Público Federal André Naves.

“Este dia busca aumentar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas por crianças com deficiência e suas famílias, quebrando estigmas e preconceitos. Ao educar a sociedade sobre as diversas deficiências e a necessidade de inclusão e acessibilidade, é possível criar um ambiente mais acolhedor. A data celebra também a diversidade e a individualidade de cada criança, reforçando que todas têm o direito de serem tratadas com dignidade, independentemente de suas limitações”, enfatiza Naves.

A data serve também para incentivar o empoderamento das crianças com deficiência e de suas famílias. Todas essas crianças têm potencialidades a serem desenvolvidas, apesar das dificuldades. E essas potencialidades podem ser ampliadas se houver um ambiente inclusivo, que ofereça acessibilidade e suporte adequado, como programas educacionais especializados, terapias e a participação em atividades comunitárias.

“As crianças com deficiência possuem um vasto leque de potencialidades, assim como qualquer outra criança. A deficiência, por si só, não define as capacidades cognitivas, sociais, emocionais ou criativas de uma criança. Cada indivíduo é único, e suas habilidades e talentos podem se manifestar de maneiras diferentes, dependendo de fatores como ambiente e oportunidades de aprendizado”, afirma o Defensor Público, que complementa: “Se nós dermos à essas crianças condições de acesso pleno à educação, estaremos aumentando, cada vez mais, a produtividade agregada de todo o mercado de trabalho. Nós estaremos incluindo socialmente todas essas crianças, futuros cidadãos, seja no trabalho ou em outras frentes. E nossa democracia só cresce com a inclusão de todos”, ressalta Naves.

Deste modo, é primordial promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares e em atividades sociais. Precisamos também do cumprimento das legislações e da criação de novas políticas públicas que garantam seus direitos: maior acesso à educação, saúde, lazer, transporte e outros serviços essenciais.

O Dia Nacional da Criança com Deficiência chama atenção também para a necessidade urgente de investimentos na capacitação de profissionais de diferentes áreas, para que eles possam atender as necessidades específicas dessas crianças, com mais empatia e eficiência.

“Nesta data, precisamos ressaltar a importância do debate sobre inclusão social e educacional; respeito às diferenças; e fortalecimento de políticas públicas que promovam um ambiente mais justo e igualitário para todos, independentemente de suas condições”, conclui o Defensor Público André Naves.

Defensor Público Federal André Naves / foto: arquivo pessoal



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.