Clima e pragas puxam queda no PIB do agro
Fonte: Globo Rural Foto:Getty Images |
O Boletim Macrofiscal, publicado na semana passada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda trouxe as novas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e também apontou que o agronegócio deve ter uma queda de 1,7% no PIB do setor. Apesar de negativo, este indicador melhorou em relação à última projeção, que apontava 1,9% de retração neste ano.
Três culturas influenciaram diretamente o resultado negativo, principalmente devido a problemas de produção, como consequências do clima, além de doença, que também é agravado pelo quadro climático atual. O primeiro produto é a cana-de-açúcar, que sofreu com uma seca prolongada, que limitou a produtividade dos canaviais, além das queimadas recentes, que destruíram uma grande área de produção. Além da cana, as safras de café e laranja também foram afetadas pelos extremos climáticos e, no caso do citro, com o greening, que segue se espalhando por pomares do país.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.