sábado, 30 de novembro de 2024

O significado e a importância do perdão na Bíblia

 

Perdão na Bíblia significa absolver e não condenar alguém pelo erro que cometeu. Isso quer dizer que, quem perdoa não considera a ofensa, dívida ou culpa do outro. Na Bíblia aparecem dois tipos de perdão: o perdão de Deus pelos nossos pecados e o perdão humano (como condição para ser perdoado).

O perdão de Deus

O perdão divino é uma benção concedida por Deus, de não atribuir a culpa pelas ofensas daqueles que se arrependem e creem n'Ele. O perdão de Deus é uma dádiva de graça, é um favor que não merecemos, mas Ele concede por amor.

O Senhor Deus dá provas da sua infinita bondade e misericórdia, quando não imputa o castigo pelos pecados daqueles que creem em Jesus Cristo. Seja qual for o mal que você cometeu, no presente ou no passado, Deus é misericordioso para lhe perdoar.

Contudo, para obter o perdão de Deus você precisa de:

  • arrependimento sincero (Atos 3:19)
  • fé que Jesus Cristo sofreu e morreu por causa dos nossos pecados (Marcos 1:15)
  • confissão de todas as suas falhas (1 João 1:9)

Além de crer, arrepender e confessar, também precisamos perdoar-nos uns aos outros. Jesus ensinou sobre essa importante condição estabelecida para recebermos o perdão de Deus. Nós mesmos devemos perdoar os outros.

O perdão humano

O perdão tem na sua essência amor e bondade, sendo também uma expressão de humildade. Perdoar é um ato de misericórdia pessoal, mas também uma característica de confiança e obediência a Deus. Quando amamos a Deus acima de tudo, lhe obedecemos, e também amamos e perdoamos ao próximo.

A Bíblia nos encoraja e adverte a perdoar, assim como Deus nos tem perdoado. Naturalmente ofendemos e somos ofendidos. Contudo, devido à dureza do nosso coração, gostamos de receber, mas resistimos em dar o perdão aos outros. Por isso Jesus nos alerta:

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".

- Mateus 6:14-15

Perdoar alguém demonstra que recebemos e compreendemos o perdão de Deus. Apesar do quanto te feriram ou decepcionaram, você precisa de perdoar, retirando o ressentimento e a vingança do coração.

O perdão humano reflete o milagre e bondade do perdão recebido por Deus. Quando perdoamos reconhecemos que nós também somos falhos, e que Deus nos ama e perdoou os nossos erros, por isso, nós também podemos fazê-lo.

Lembre-se: perdoar é uma decisão que envolve libertação, isto é, livrar a nós e ao outro, das algemas da culpa, vitimização, rancor, amargura e condenação. Não se prenda às dores do passado, perdoe com a ajuda de Deus e siga em frente.

Reflexão sobre o perdão na Bíblia

O perdão divino é reconhecido com um ato de misericórdia de Deus, ao não atribuir a culpa pelos pecados dos ofensores que O buscam:

Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

- Salmos 86:5

Todos precisam de perdão

Todos os seres humanos possuem uma natureza pecaminosa. Sim, você e eu somos pecadores. Trata-se de uma inclinação natural para fazer coisas ruins e erradas. Isso significa que, nos rebelamos contra Deus, não aceitando o Seu justo padrão. Seguimos a nossa vontade e não a de Deus.

Então, para se cumprir a justiça divina, todo pecado terá que ser punido. A Bíblia ensina que a consequência real e direta do pecado é a morte. Todos estávamos condenados a receber essa justa punição:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

- Romanos 6:23

Deus, na sua graça, providenciou uma maneira de sermos perdoados, por meio de Jesus Cristo. Nesse plano perfeito, Deus enviou seu Filho Jesus, como sacrifício pelos nossos pecados.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus...

- Efésios 1:7

Jesus Cristo, era perfeitamente justo, mas ao dar a sua vida em nosso lugar, pagou o preço pela dívida que tínhamos que enfrentar: uma eternidade longe de Deus. Todos que acreditam nele, recebem o perdão do Senhor.

Condições para o Perdão

O perdão divino requer arrependimento e fé em Jesus Cristo. Além disso, também precisamos perdoar quem nos ofende. Tal como as maldades que nos fazem nos machucam, os nossos pecados ofendem duramente a Deus.

Por isso, não há outra solução viável para o problema do pecado da humanidade. Temos que pagar o preço da condenação pelo mal que fazemos, ou podemos nos arrepender, nos voltando para Deus, confessando e crendo que Ele pode nos perdoar.

O Senhor não nos culpabiliza pelas ofensas que cometemos contra Ele, porque Jesus assumiu a nossa culpa, cumprindo a pena (de morte na cruz) em nosso lugar. Mas isso acontece somente com aqueles que acreditam em Jesus:

Todo aquele que nele crê [em Jesus] recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome".

- Atos 10:43b

A importância de perdoar ao próximo

O perdão humano significa absolver da culpa, a ofensa, dívida, ou pecado que outra pessoa cometeu. Não que a pessoa mereça isso, é também um ato de graça. Mas precisamos perdoar mesmo que nos ofendam profundamente:

"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete."

- Mateus 18:21b-22

Se por um lado o perdão envolve o milagre da graça e altruísmo, apagando o mal causado, noutro sentido também concede liberdade dupla. Isto é, libertamos o outro da culpa, e a nós mesmos da prisão da amargura, vingança e do ressentimento.

"Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.

- Lucas 6:37

Reter o perdão ou perdoar é uma decisão pessoal, mas, como vemos na Bíblia, terá implicações eternas. Jesus ensinou, inclusive na oração do "Pai Nosso", que nós só receberemos o perdão do Pai, se nós mesmos perdoarmos uns aos outros.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

- Mateus 6:12

A Bíblia diz também que devemos perdoar uns aos outros como Deus, em Cristo, nos perdoou (Efésios 4:32)O perdão de Jesus, como lemos, é a libertação, redenção, reconciliação com Deus.

A Bíblia também nos diz que a mensagem de arrependimento para perdão dos pecados deve ser anunciada para todos (Lucas 24:47). Isto significa que o perdão de Deus é inclusivo, é para pessoas boas e ruins, estando acessível a todos os povos, pois o Senhor é um Deus de perdão:

Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Contigo, porém, está o perdão para que te temam.

- Salmos 130:3-4

Pratique o Perdão de Deus:

Perdoar não é fácil. Mas tal como qualquer bom hábito, deve ser praticado pela fé. Na vida e nos nossos relacionamentos, sabemos que nem sempre receberemos flores. Por vezes, nas crises que enfrentamos somos machucados, ofendidos e nos decepcionamos até com quem mais amamos. Mas, há muitos benefícios e boas consequências no perdão.

No início pode ser difícil, mas perdoar é a melhor saída. Não espere muito tempo para perdoar, pois os seus efeitos refletem-se logo em nossa vida espiritual, emocional e até fisicamente. O perdão liberta-nos!

Dívidas apagadas

Lembre-se que você mesmo foi perdoado por Deus. Por isso, todos nós também podemos (e devemos) oferecer um pouco da graça que recebemos de Jesus. Não é nada fácil, mas é o melhor caminho a percorrer.

Entenda que perdoar não é esquecer! Não vamos nos esquecer do mal recebido, como se sofrêssemos de uma amnésia. Mas, ao perdoar, deixamos a amargura e estaremos destruindo as grades que nos aprisionam ao rancor e maldade. Dando espaço para a misericórdia, graça e nova vida. Perdoar é se livrar da dor.

Por isso, o perdão é algo tão fundamental na vida dos cristãos. Para que a harmonia e a paz voltem a reinar em nossos corações precisamos de perdoar.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

- Efésios 4:31-32

Perdoe a quem te ofende e deixe para trás as dores do passado. Deus cura as suas feridas e concede novas perspectivas para sua vida. Perdoe e siga em frente!


Vêm aí grandes reflexões para quatros signos; saiba quais

Fonte: Notícias ao Minuto Foto: Shutterstock

Se o seu signo está nesta lista, divulgada pelo portal Social1, é hora de levantar a cabeça e alinhar suas atitudes com seus comportamentos. Confira abaixo:

Touro (21 de abril a 20 de maio)

Liberte-se dos medos que estão impedindo suas mudanças. Confie na sua capacidade de adaptação e permita-se evoluir.

Leão (22 de julho a 22 de agosto)

Lembre-se de que o sucesso também depende da sua habilidade de ser humilde e aprender com os outros. Esteja aberto a novas ideias.

Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

Mantenha o foco nos seus sonhos e metas. Escolha cuidadosamente onde e em quem investir suas energias.

Peixes (20 de fevereiro a 20 de março)

Chegou o momento de sair das nuvens e sonhar, mas com os pés no chão. Não tenha medo de avançar, mesmo que os passos pareçam pequenos. 





Quem deixou de votar no 1º turno tem até 5 de dezembro para justificar ausência

Fonte: TSE Arte: Reprodução TSE

 

A eleitora ou o eleitor que deixou de votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 tem até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência à urna eletrônica.  

De acordo com a legislação eleitoral (Lei nº 6.091, de 1974) e a Resolução TSE nº 23.659, de 2021, a justificativa fundamentada deve ser apresentada por meio de ferramenta eletrônica disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (aplicativo e-Título ou pela página Justifica) ou perante o juízo de qualquer zona eleitoral em que se encontre a eleitora ou o eleitor. 

As normas definem os seguintes prazos máximos para a apresentação de justificativa fundamentada: 

  • 60 dias, contados do dia da eleição; 
  • 30 dias, contados do retorno ao país, no caso de a eleitora ou o eleitor se encontrar no exterior na data do pleito, salvo se for mais benéfico para eles o prazo de 60 dias, contados do dia da eleição. 

Multa 

No caso de a eleitora ou o eleitor não justificar a ausência da votação em cada um dos turnos em que deixou de votar, a juíza ou o juiz eleitoral poderá arbitrar a cobrança de multa, nas formas previstas na legislação eleitoral e nas normas do TSE.

Além disso, a multa poderá ser aplicada se o pedido de justificativa for rejeitado pelo sistema devido ao preenchimento com dados insuficientes ou inexatos, que impossibilitem a identificação da eleitora ou do eleitor no cadastro eleitoral, ou se o pedido de justificativa for indeferido pela juíza ou pelo juiz da zona a que pertence a inscrição eleitoral.  

Os valores da multa serão fixados entre o mínimo de 3% até o máximo de 10% do salário mínimo da região, o que pode ser decuplicado (aumentado em até dez vezes) em razão da situação econômica da eleitora ou do eleitor. Para a fixação da multa, cada turno do pleito será considerado uma eleição, ou seja, a justificativa deverá ser feita para a ausência em cada um dos turnos.  

A eleitora ou o eleitor que quiser obter a certidão de quitação eleitoral ou requerer a operação por meio eletrônico do TSE, antes de a multa ser arbitrada pelo juízo competente, poderá quitá-la pagando o valor máximo, que corresponde a 10% do valor utilizado como base de cálculo.  

Se a eleitora ou o eleitor declarar seu estado de pobreza, sob as penas da lei e perante qualquer juízo eleitoral, ficará isenta ou isento do pagamento da multa por ausência à urna. 




Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

Fonte: Notícias ao Minuto Foto: Reprodução


O norte-americano John Pendleton, de 36 anos, sobreviveu a um acidente impressionante e transformador. Enquanto trabalhava em uma mina na Flórida, nos Estados Unidos, John sofreu uma descarga elétrica de 4.160 volts que atingiu sua cabeça, causando queimaduras de terceiro e quarto graus em 30% da parte superior de seu corpo. O impacto resultou em hemorragia cerebral, fratura no crânio e traumatismo cranioencefálico, deixando-o em coma.

Contra todas as probabilidades e previsões médicas, John despertou do coma, surpreendendo até os próprios médicos, que haviam alertado sua esposa, Tiffany Pendleton, sobre as mínimas chances de sobrevivência. Ele enfrentou cirurgias complexas, incluindo a remoção de pele queimada, enxertos e sete transfusões de sangue, em um procedimento que durou 12 horas. Após dois meses internado, recebeu alta, para alívio de sua esposa e dos dois filhos.

Apesar da recuperação física, o desafio emocional tornou-se uma nova batalha para John. As cicatrizes deixadas pelo acidente afetaram profundamente sua autoestima. Foi então que Tiffany o encorajou a transformar sua dor em uma forma de superação, sugerindo que ele compartilhasse sua história com outras pessoas.

A ideia deu frutos. Em uma entrevista ao jornal The Sun, John revelou que encontrou nas redes sociais um espaço de conexão e cura. “Fiz um vídeo no TikTok onde mostrei todas as minhas marcas. Em pouco tempo, começaram a chegar comentários de pessoas que também compartilharam suas histórias. Isso me ajudou muito”, contou ele.

Agora, entre as constantes cirurgias de reconstrução, John e Tiffany dedicam-se a criar conteúdos inspiradores para seus seguidores. Ele usa suas redes sociais para divulgar relatos de superação, ajudando outras pessoas a lidarem com traumas de diferentes naturezas.






sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O meu povo perece por falta de conhecimento

 

A expressão "o meu povo perece por falta de conhecimento" encontra-se na passagem no livro de Oséias 4:6 no Antigo Testamento. Nesta passagem, Deus repreende o povo de Israel através da boca do profeta Oséias. Veja o versículo completo:

Oséias 4:6

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Oséias 4:6 NVI

Neste versículo de Oséias, a "falta de conhecimento" está ligada ao desprezo do povo de Israel às coisas de Deus. O povo deixou de buscar a Deus e introduziu práticas da idolatria a deuses pagãos.

Como indica a passagem de Oséias 4, este não era um problema só do povo. O próprio rei rejeitou ao Senhor e até os sacerdotes, que deviam guiar a nação ao conhecimento de Deus, se corromperam.

A falta de conhecimento era consequência da rejeição do povo aos caminhos do Senhor. Naquela época, Deus estava acessível através dos seus líderes e sacerdotes, mas até eles se afastaram de Deus.

A falta de entendimento nos leva à ignorância. O endurecimento do nosso coração - quando rejeitamos o conhecimento de Deus - nos traz ainda mais sofrimento. Assim como profetizado em Oséias 4:6, quanto mais nos afastamos de Deus, mais estamos sujeitos à destruição.

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
Efésios 4:18

Uma das consequências da falta de conhecimento é o engano. Isso também pode ser observado no Novo Testamento, em Mateus capítulo 22, quando os fariseus e saduceus discutiam com Jesus a respeito das Escrituras.

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Mateus 22:29

Os questionamentos dos religiosos eram reflexo do engano, pois não reconheciam a Cristo e nem a sua Palavra. A dureza dos seus corações os impediam de reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

Conhecendo a Deus

Buscar a Deus nos permite conhecê-lo um pouco mais. Ele já se revelou na Sua Palavra. Cabe a nós como verdadeiros adoradores, buscá-lo em espírito e em verdade (João 4:23). Deus é a fonte de toda a sabedoria, peça-lhe e será concedido:

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5

Conhecer a Deus é crescer no amor de Cristo. Quanto mais o conhecemos, mais o amamos, pois, passamos a entender o que Ele já fez por nós. O amor em nós é sinal de que estamos no caminho do Senhor:

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

1 João 4:16

 

Mato Grosso não registra casos de sarampo desde 2020, segundo Vigilância Epidemiológica da SES

Fonte: Secom-MT  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Estado de Mato Grosso não registra nenhum caso de sarampo desde o ano de 2020, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O último registro da doença no Estado foi no município de Lucas do Rio Verde, e o anterior foi registrado em 2008, na cidade de Sorriso.

O sarampo voltou a ficar em evidência na semana passada, após o Brasil receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as Américas passam a ser novamente a única região do mundo livre da infecção viral, que se caracteriza pela irritação na pele com manchas vermelhas. O sarampo havia sido eliminado do Brasil em 2015.

No entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o país voltou a registrar a circulação do vírus entre 2018 e 2022. Foram 39.779 casos confirmados e 40 mortes de crianças, neste mesmo período, em decorrência da doença. 

Para cumprir os critérios de reverificação, o Brasil precisou demonstrar que não houve transmissão do vírus do sarampo durante pelo menos um ano, além de ter fortalecido o seu programa de vacinação de rotina, da vigilância epidemiológica e da resposta rápida a casos importados.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, celebrou a erradicação da doença no país e também reforçou a importância da vacinação para a erradicação de outras doenças. 

“A vacinação é o que permite que tenhamos uma sociedade mais segura das doenças imunopreveníveis. Se vacinar é contribuir para eliminar doenças que atingem a população e, em sua grande parte, levam a complicações e até mesmo à morte. O Brasil voltar a ficar livre do sarampo e da rubéola é sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou.

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Juliano Melo, relembra que Mato Grosso lançou, em 2021, o programa Imuniza Mais MT, que premia com dinheiro as gestões municipais com melhores desempenhos nas coberturas vacinais.

“O Estado está na terceira edição do programa Imuniza Mais MT e, recentemente, divulgamos que 31 municípios de Mato Grosso serão premiados pelo programa em 2024. Esse tipo de incentivo aos municípios coopera para uma maior cobertura vacinal e, claro, para uma comunidade mais segura das doenças imunopreveníveis”, destacou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas vacinas que protegem contra o sarampo. São elas: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Mato Grosso recebeu 409.660 mil doses da vacina tríplice viral em 2024. Todas as doses já foram distribuídas aos municípios.




Forca Tática captura suspeito de tráfico em Alto Taquari

Fonte: Agência Primeira Hora  Foto: Reprodução Agência Primeira Página/Força Tática

 

Na tarde desta quinta-feira (28), a equipe de Força Tática/Raio prendeu um homem em Alto Taquari pelo crime de tráfico de drogas. O patrulhamento faz parte da operação “Mancha Criminal: Tolerância Zero”, que vem acontecendo em todo região.

Segundo informações da agência de Notícias Primeira Hora, o suspeito estava trafegando por uma rua da cidade, o suspeito foi avistado e em função do uso da tornozeleira eletrônica os policiais o abordaram e na revista pessoal, constatou que o equipamento estava desligado, além de encontrar diversas diversas porções de uma substancia análoga a maconha, pasta base de cocaína, duas balanças de precisão e uma quantia de R$33 reais.

O suspeito e os produtos apreendidos foram encaminhados para Delegacia para as devidas providências.







Mato Grosso fecha outubro com maior custo de construção do Centro-Oeste

Fonte: MT Econômico Foto: Agência IBGE
 

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado pelo IBGE, mostra Mato Grosso sustentando trajetória de alta em relação aos custos do segmento. Em outubro, o custo médio de construção do metro quadrado (m²) chegou a R$ 1.841,50, sendo o maior do Centro-Oeste. Em 12 meses, a inflação acumulada no estado também se destaca pela variação, atingindo 4,26%, portanto acima das médias regional e nacional para o mesmo período.

No Centro-Oeste, o maior custo era ‘tradicionalmente’ registrado no Distrito Federal. Porém, no decorrer de 2024, Mato Grosso passou a líder os custos de construção. Em outubro, o DF atingiu R$ 1.825,53, Goiás, R$ 1.750,10 e Mato Grosso do Sul, R$ 1.741,30.

Dos mais de R$ 1,8 mil necessários à construção de um metro², em Mato Grosso, R$ 1.116,09 se referem à aquisição de materiais de construção, sendo a parcela mais variável no decorrer do ano. O restante, R$ 725,41, se referem à mão-de-obra, parcela em estabilidade desde maio.

Ainda em relação à evolução inflacionária no estado, de janeiro a outubro, o percentual estadual é de 2,21%, sendo o segundo maior da região, atrás apenas dos 2,40% aferidos em Goiás.

A região Norte, com alta na parcela dos materiais em todos os estados e acordos coletivos observados em Roraima e no Pará, ficou com a maior variação regional em outubro, 1,58%. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: 0,40% (Nordeste), 0,50% (Sudeste), 0,42% (Sul) e 0,17% (Centro-Oeste).

Com alta nas categorias profissionais e no segmento dos materiais, Roraima foi o estado com a maior taxa em outubro, 3,08%, seguido pelo Pará (2,98%), sob as mesmas condições.

PANORAMA – No país, o Sinapi variou 0,53% em outubro, alta de 0,18 ponto percentual (p.p.) em relação ao índice de setembro (0,35%). O acumulado nos últimos doze meses foi de 3,86%, acima dos 3,46% registrados nos doze meses imediatamente anteriores. O índice de outubro de 2023 foi de 0,14%.

O custo nacional da construção, por metro quadrado, que em setembro fechou em R$ 1.773,20, passou em outubro para R$ 1.782,41, sendo R$ 1.027,32 relativos aos materiais e R$ 755,19 à mão de obra.

“Com taxa de 0,79% em outubro, a parcela dos materiais apresentou alta significativa e é a maior taxa desde agosto de 2022, ficando bem acima das taxas registradas em setembro deste ano e em outubro de 2023. Já o segmento da mão-de-obra, apesar de dois acordos coletivos firmados, manteve o índice de setembro, de 0,16%, registrando queda em relação a outubro do ano anterior”, explicou Augusto Oliveira, gerente da pesquisa.

De janeiro a outubro, os acumulados foram: 2,56% (materiais) e 4,82% (mão de obra). Já os acumulados em doze meses ficaram em 2,91% (materiais) e 5,16% (mão de obra), respectivamente.




MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Fonte: Agência Brasil Foto: Lyon Santos/MDS


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fez um alerta aos beneficiários do Bolsa Família sobre mentiras envolvendo o programa.

Em nota, o MDS avisa que circula na internet o conteúdo falso que informa errado que em dezembro haveria dois pagamentos do benefício, sendo um deles a antecipação da parcela de janeiro.

As informações são falsas, afirma o ministério. O pagamento oficial mensal do benefício segue o calendário divulgado no início deste ano e disponível no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O ministério orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal do ministério e nas redes sociais da pasta.

O Bolsa Família também não tem pagamento de uma 13ª parcela de benefício.

Brasília (DF) 19/11/2024 - Arte calendário Bolsa Família 2024
Arte Agência Brasil
Arte Agência Brasil