;

Especiais

Proprietária de gato deve ressarcir danos após ataque a cachorro

Fonte: Migalhas Foto: Freepik

A 1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a condenação de uma mulher ao pagamento de indenização por danos materiais e morais, em razão do ataque de seu gato a um cachorro de pequeno porte em via pública.

A proprietária do gato recorreu da decisão, alegando que não havia adotado o animal e que o fato de sua filha tê-lo levado para casa por algumas horas não configurava adoção ou consentimento para criá-lo.



Argumentou ainda que não havia provas de que a dona do cachorro tivesse sofrido lesão grave ou sofrimento que justificasse a indenização por danos morais. Subsidiariamente, solicitou a redução do valor da indenização.

O colegiado, ao analisar o caso, verificou que as provas, em especial um vídeo, demonstravam que a filha da ré passeava na calçada com o gato no colo e, em determinado momento, colocou o animal no chão.

Na sequência, a tutora do cachorro se aproximou com seu animal de estimação, momento em que o gato a atacou, causando-lhe lesões. A vítima, ao tentar proteger seu cão, também sofreu ferimentos.

"Assim, restando comprovada a negligência da filha da autora em passear com o gato sem a coleira e o prejuízo material causado pelo ataque do animal, cabe à recorrente indenizar a vítima pelos prejuízos sofridos (art. 936, C.C.)", afirmou o relator.

A turma ressaltou ainda que a situação vivenciada pela autora extrapolou o mero aborrecimento, afetando diretamente sua esfera pessoal. Diante disso, manteve a sentença que condenou a ré ao pagamento de indenização por danos materiais, no valor de R$ 118, e por danos morais, em R$ 2 mil. 




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.