Fonte: INSS Foto: Reprodução INSS |
Uma aposentada da cidade de Cruzeiro (SP), que buscou ajuda
de um estabelecimento comercial para acessar o Portal Meu INSS, apresentou
na agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma
“carteirinha” que, supostamente, traria facilidades no acesso aos serviços
previdenciários. A mulher disse que pagou R$ 150 à empresa para que a ajudasse
a trocar a senha provisória usada no Meu INSS por uma senha definitiva.
Diante desse tipo de situação, o INSS reitera que todos os
seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão, sem
o uso de intermediários. O aplicativo e site Meu INSS estão disponíveis nas
lojas de aplicativos para celulares com sistema Android e iOS. Também é
possível acessá-lo pelo site gov.br/meuinss.
Riscos
O INSS faz um alerta: o uso de intermediários traz riscos à
segurança de dados e documentos da pessoa que busca esse tipo de serviço. As
informações podem ser usadas para abrir contas e obter empréstimos, entre
outras ações que podem prejudicar o segurado ou beneficiário.
Importante destacar que a senha usada no Meu INSS é a mesma
da conta gov.br, que dá acesso a serviços de órgãos
públicos federais, estaduais e municipais, como Receita Federal, Detran, Procon
e Justiça Eleitoral, por exemplo. Ou seja, com essa senha, golpistas podem
prejudicar o cidadão em vários aspectos de sua relação com o poder público.
“É uma senha tão relevante quanto a senha bancária, que você
não entrega a qualquer um”, compara Laert Mendonça, gerente da agência do INSS
em Cruzeiro. “Usar a imagem do INSS vende a falsa ideia de que é legalizado, de
que é um escritório que representa o instituto”, alerta.
Canais oficiais de atendimento
Os segurados e beneficiários têm quatro opções oficiais para
acessar gratuitamente e com segurança os serviços do INSS:
- Meu INSS:
principal canal de atendimento, disponível pela internet como aplicativo
para celulares e na web.
- Central
135: oferece atendimento por telefone, com a possibilidade de esclarecer
dúvidas com atendentes capacitados, de segunda-feira a sábado, das 7h às
22h.
- Parceiros por ACT: são entidades, governamentais ou não,
que têm parceria firmada com o INSS por Acordo de Cooperação Técnica
(ACT), com autorização para atender aos cidadãos que buscam os serviços
previdenciários. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis
no site do INSS.
- Agências
da Previdência Social: oferecem atendimento presencial, em geral
mediante agendamento prévio pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. É possível
consultar o endereço e o horário de atendimento de cada unidade pelo Meu
INSS, clicando em “Encontre uma Agência”, sem precisar fazer login no
sistema.
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