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Cidadãos devem evitar intermediários para acessar serviços do INSS

Fonte: INSS Foto: Reprodução INSS


Uma aposentada da cidade de Cruzeiro (SP), que buscou ajuda de um estabelecimento comercial para acessar o Portal Meu INSS, apresentou na agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma “carteirinha” que, supostamente, traria facilidades no acesso aos serviços previdenciários. A mulher disse que pagou R$ 150 à empresa para que a ajudasse a trocar a senha provisória usada no Meu INSS por uma senha definitiva.

Diante desse tipo de situação, o INSS reitera que todos os seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão, sem o uso de intermediários. O aplicativo e site Meu INSS estão disponíveis nas lojas de aplicativos para celulares com sistema Android e iOS. Também é possível acessá-lo pelo site gov.br/meuinss.


Riscos

O INSS faz um alerta: o uso de intermediários traz riscos à segurança de dados e documentos da pessoa que busca esse tipo de serviço. As informações podem ser usadas para abrir contas e obter empréstimos, entre outras ações que podem prejudicar o segurado ou beneficiário.

Importante destacar que a senha usada no Meu INSS é a mesma da conta gov.br, que dá acesso a serviços de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, como Receita Federal, Detran, Procon e Justiça Eleitoral, por exemplo. Ou seja, com essa senha, golpistas podem prejudicar o cidadão em vários aspectos de sua relação com o poder público.

“É uma senha tão relevante quanto a senha bancária, que você não entrega a qualquer um”, compara Laert Mendonça, gerente da agência do INSS em Cruzeiro. “Usar a imagem do INSS vende a falsa ideia de que é legalizado, de que é um escritório que representa o instituto”, alerta.


Canais oficiais de atendimento

Os segurados e beneficiários têm quatro opções oficiais para acessar gratuitamente e com segurança os serviços do INSS:

  • Meu INSS: principal canal de atendimento, disponível pela internet como aplicativo para celulares e na web.
  • Central 135: oferece atendimento por telefone, com a possibilidade de esclarecer dúvidas com atendentes capacitados, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
  • Parceiros por ACT: são entidades, governamentais ou não, que têm parceria firmada com o INSS por Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com autorização para atender aos cidadãos que buscam os serviços previdenciários. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site do INSS.
  • Agências da Previdência Social: oferecem atendimento presencial, em geral mediante agendamento prévio pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. É possível consultar o endereço e o horário de atendimento de cada unidade pelo Meu INSS, clicando em “Encontre uma Agência”, sem precisar fazer login no sistema.

 




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