quinta-feira, 31 de outubro de 2024

A História de Uma Baleia

 

Meditação: Então o Senhor ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia. (Jonas 2:10)

 

Leitura: Jonas 2:1-10.

 

Mensagem:

 

A História de Uma Baleia

 

Miguel mergulhara à procura de lagostas quando uma baleia jubarte o agarrou com a boca. Ficou na escuridão enquanto os músculos da baleia se apertavam contra ele e pensou que estava acabado. Mas elas não apreciam os humanos, e depois de 30 segundos Miguel foi cuspido no ar. Ele não tinha nenhum osso quebrado, apenas ferimentos e uma bela história de baleia.

Ele não foi o primeiro; Jonas foi engolido por “um grande peixe” (Jonas 1:17) e ficou em sua barriga três dias antes de ser vomitado em terra (Jonas 1:17;2:10). Miguel foi pego por acidente, mas Jonas foi engolido por odiar os inimigos de Israel e não querer que eles se arrependessem. Quando Deus disse a Jonas para pregar em Nínive, ele foi de barco para o lado oposto que devia seguir. Então Deus enviou um grande peixe como uma baleia para chamar a atenção de Jonas.

Eu compreendo por que Jonas odiava os assírios. Eles tinham atacado Israel no passado, e em 50 anos tinham levado as tribos do Norte para o cativeiro, onde desapareceriam para sempre. Jonas ficou compreensivelmente ofendido pelo fato de a Assíria poder ser perdoada.

Jonas era mais leal ao povo de Deus do que ao Deus de todos os povos. O Senhor amava os inimigos de Israel e queria salvá-los. Ele ama os nossos inimigos e os quer salvar. Com o vento do Espírito nos guiando, sigamos em direção a eles com a boa-nova de Jesus.

 

FONTE:

Mike Wittmer

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

Inscrições para processo seletivo em Alto Taquari terminam dia 10 de novembro

Foto: Reprodução G1

Terminam no próxima dia 10 de novembro, as as inscrições para o  Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Professor, Auxiliar de Desenvolvimento, Monitor de Educação Infantil, Inspetor de Alunos, Merendeira, Agentes de Serviço Público e Motorista para suprir as necessidades da Prefeitura Municipal de Alto Taquari.

Segundo o edital; 

O período de aplicação da PROVA ESCRITA para os cargos de PROFESSOR, AGENTE DE SERVIÇO PÚBLICO, MERENDEIRA e MOTORISTA: dia 24/11/2024, das 7horas às 10horas (horário MT), nas dependências das Escolas Públicas Municipais de Alto Taquari/MT

Período de aplicação DA PROVA ESCRITA para os cargos de AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO; INSPETOR DE ALUNOS e MONITOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: dia 01/12/2024, das 7horas às 10horas (horário MT), nas dependências das Escolas Públicas Municipais de Alto Taquari/MT.

Período de aplicação da prova PRÁTICA para os cargos de MERENDEIRA e MOTORISTA será no dia 01/12/24, das 7horas as 13horas (horário MT), nas dependências da Escola Municipal Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes e nas dependências do Almoxarifado da Prefeitura.

PREVISÃO de Publicação da HOMOLOGAÇÃO do Processo Seletivo Simplificado: dia 20/12/2024, às 16horas (horário MT), fixado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e no site www.altotaquari.mt.gov.br, no Jornal da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e no sítio eletrônico ou no diário oficial da IOMAT.

Já sobre as inscrições, as informações são:

Inscrições serão realizadas através do site da Prefeitura M. de Alto Taquari - site www.altotaquari.mt.gov.br, com isenção de taxas e divulgado na imprensa oficial conforme determina o Art. 6.º da Lei Municipal n.º 542/2009.

Para inscrever-se no Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição on line e apresentar a documentação exigida, de acordo com a data definida neste edital, conforme especificado abaixo:

I – Documentos exigidos no Processo Seletivo:

a) Cópia do documento comprobatório de escolaridade;

b) Cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor) e comprovante de endereço;

c) Para o cargos de MOTORISTA - Cópia dos documentos pessoais, CNH, comprovante de cursos: Transporte Coletivo, Condutores de Transporte Escolar e Condutores de Veículos de emergência) e endereço atualizado;

d) Cópia do registro no CREF–Conselho Regional de Educação Física (para profissionais de Educação Física);

e) Cópia dos certificados de cursos na área de atuação para contagem de pontos para o cargo de PROFESSOR referente aos 03(três) últimos anos;

f) DECLARAÇÃO de experiência comprovada e autenticada em cartório para o cargo de AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO, MERENDEIRA e MOTORISTA; g) Protocolo da ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato.

Depois do encerramento das inscrições, somente poderão ser alterados os dados pessoais do candidato em caso de incorreção, mediante protocolo de requerimento endereçado à Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado, ou no dia de realização da prova escrita, mediante a apresentação do documento original.

Ao inscrever-se o candidato se responsabilizará pela veracidade e exatidão das informações prestadas, aceitando de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

Obs.: Somente será aceito UMA ÚNICA INSCRIÇÃO para o Processo Seletivo.

Leia aqui o edital completo aqui para outras informações.






Brasil é o 16º país com mais bullying no mundo, diz pesquisa

Fonte: TV Cultura Foto: TV Cultura 

 

De acordo com dados do Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da OCDE, de cada cinco alunos no Brasil, um já sofreu bullying na escola.

Segundo o estudo, que avalia a faixa etária dos 15 anos de idade, o Brasil é o 16º país com mais bullying no mundo, próximo do Peru (17º) e do Chile (18º), e um pouco abaixo da Colômbia (11º). No topo da lista está a Costa Rica (1º).

Cerca de 44% dos costa-riquenhos já sofreram com algum tipo de intimidação na escola. Um percentual que chama a atenção, já que o país da América Central tem bons indicadores educacionais e de desenvolvimento. Para educadores da Costa Rica, o maior número de casos é devido à maior conscientização e disposição para denunciar, e o esforço das pessoas no ambiente escolar para combater a violência.

Na média geral, o Pisa revelou que houve pequena diminuição, de 2% a 3%, nos relatos de bullying nos países pertencentes à OCDE entre 2018 e 2022.

De acordo com o estudo, a prática do bullying impacta diretamente o desempenho dos alunos na escola. Aqueles que repetem mais de ano relatam terem sido vítimas de algum tipo de intimidação com mais frequência. Por outro lado, o desempenho dos estudantes em matemática melhora em sistemas educacionais onde há menos casos.

Outra conclusão do Pisa é que os alunos que se sentem mais pertencentes à comunidade escolar tendem a se sentir mais seguros e menos expostos ao bullying.





Lei garante desconto de 50% em taxa de cartório na compra do 1º imóvel

Fonte: Agência Brasil Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay

A concretização do sonho da casa própria tem se tornado cada vez mais cara. Segundo o Índice FipeZap, só nos nove primeiros meses deste ano, os preços dos imóveis, no Brasil, aumentaram, em média, 5,88%, superando os 3,31% de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulados no período.

Além do valor do imóvel e das elevadas taxas de juros cobradas nos financiamentos, os compradores se deparam com taxas, impostos e despesas diversas que podem comprometer o orçamento e, no limite, inviabilizar o negócio.

O que poucos sabem é que, desde 1973, uma lei federal concede a quem adquire seu primeiro imóvel um desconto de 50% nas taxas que tabeliães e registradores cobram para elaborar documentos como escrituras e registros - os chamados emolumentos.

A Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015), de 1973, estabelece que o abatimento se aplica à aquisição de imóveis financiados por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) – ou seja, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) ou da caderneta de poupança e que, pelas regras atuais, não ultrapassem R$ 1,5 milhão.

É o próprio comprador ou seu representante legal quem deve exigir o desconto, informando ao cartorário que está adquirindo seu primeiro imóvel residencial, financiado. Muitos, contudo, desconhecem o benefício – embora algumas imobiliárias, corretores e instituições financeiras informem seus clientes, chegando mesmo a, em alguns casos, incluir a informação no contrato de compra e venda.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro Silva, embora a Lei de Registros Públicos já esteja em vigor há cinco décadas, muitas pessoas, incluindo alguns profissionais que atuam no setor imobiliário, desconhecem a existência do benefício.

Silva também lembrou que a mesma lei estabelece limites para a cobrança de custas cartorárias na compra de habitações de interesse social. “Nestes casos, há um escalonamento que leva em conta o tamanho do imóvel ou se ele foi adquirido por cooperativa habitacional”, acrescentou o presidente do Cofeci.

“O que acontece é que, geralmente, as pessoas desconhecem este direito e, portanto, não o cobram. Na medida do possível, temos procurado informar a quem adquire um imóvel que este dispositivo legal existe. Até porque, ele facilita a realização de negócios, sendo importante para o mercado em geral e para os corretores imobiliários em particular, já que tende a facilitar a aquisição de um imóvel”, finalizou Silva.




quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Razões Para Alegrar-se

 

Meditação: Os justos se alegrarão no Senhor e nele encontrarão refúgio… (Salmo 64:10)

 

Leitura: Salmo 64.

 

Mensagem:

Razões Para Alegrar-se

 

Quando dona Brenda entrou no salão da igreja, sua alegria contagiante encheu o ambiente. Ela havia acabado de se recuperar de um procedimento médico difícil. Quando veio me cumprimentar após o culto, agradeci a Deus pelas tantas vezes em que ela havia chorado comigo e me exortado e encorajado em amor. Chegou a pedir perdão por achar que estava me magoando com suas palavras sábias. Qualquer que fosse a situação, ela sempre me convidava a dividir minhas lutas com sinceridade e lembrava-me das nossas muitas razões para louvar a Deus.

Tia Brenda, como ela me deixava chamá-la, me deu um abraço carinhoso e disse: “Oi, menina!”. Conversamos um pouco, oramos juntas, e então ela saiu, cantarolando como sempre, procurando outra pessoa para abençoar.

No Salmo 64, Davi apresenta ousadamente suas queixas e reclamações a Deus (Salmo 64:1). Ele fala sobre a perversidade ao seu redor (Salmo 64:2-6), mas sem perder a confiança no poder de Deus e nem na firmeza de Suas promessas (Salmo 64:7-9). Davi sabia que um dia “Os justos se alegrarão no Senhor e nele encontrarão refúgio, e os que têm coração íntegro o louvarão” (Salmo 64:10). Até a volta de Jesus, passaremos por tempos difíceis. Mas sempre teremos razões para nos alegrarmos nos dias que o Senhor nos concede.

 

FONTE:

Xochitl Dixon

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

Mulheres de baixa renda terão exames gratuitos de câncer de mama

Fonte: Agência Brasil  Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

 

Como parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lançou na semana passada, a campanha Radiologia Solidária. A proposta é ofertar exames gratuitos para mulheres de baixa renda em todo o país.

De acordo com o CBR, a previsão é que mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde ofereçam esse tipo de atendimento até dezembro. Cada clínica aderiu a uma das três modalidades disponíveis na campanha: ouro, prata e bronze, conforme o tipo e o volume de exames a serem disponibilizados:

- 21 na categoria ouro, onde serão disponibilizadas mais de 50 mamografias e/ou tomossínteses (equipamento semelhante ao mamógrafo) e mais de 20 ultrassonografias e/ou biópsias de mama);

- sete na categoria prata, onde serão disponibilizadas de 20 a 50 mamografias e/ou de 10 a 20 ultrassonografias;

- 22 na categoria bronze, onde serão disponibilizadas até 20 mamografias e/ou tomossínteses e 10 ultrassonografias.

A maior parte das clínicas fica na Região Sudeste (28 instituições participantes), seguida pelo Sul, com sete clínicas participantes; pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, ambas com seis clínicas participantes; e pelo Norte, com três instituições participantes. Minas Gerais e São Paulo se destacam entre os estados, com 14 e nove clínicas, respectivamente.

A coordenação da realização dos exames, de acordo com o CBR, ficará a cargo de instituições não governamentais (ONGs), fundações sem fins lucrativos e instituições de saúde pública, que devem direcionar os atendimentos para mulheres de baixa renda e dentro da faixa etária recomendada para o rastreamento (a partir dos 40 anos).

Fake news

Em meio à disseminação das chamadas fake news (informações falsas) na área da saúde, o CBR informou que a campanha também contará com ações para conscientizar a população sobre a importância da detecção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, “valorizando a promoção de informações confiáveis e baseada em evidências científicas”.

Em nota técnica publicada anteriormente, a entidade já havia reforçado a importância da mamografia como método essencial para identificar o câncer de mama em estágios iniciais. O documento também desmente mitos como o de que o exame causa câncer ou poderia ser substituído por outros métodos de imagem.

Números

O CBR alerta que a incidência de câncer de mama tem aumentado em todo o mundo – a cada ano, mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com a doença. Somente no Brasil, ao longo de 2024, a estimativa é que quase 74 mil novos casos sejam registrados, com maior prevalência entre mulheres jovens, com menos de 50 anos.

“Apesar de todos os esforços, o câncer de mama ainda é o tumor que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. No entanto, quando detectado precocemente, é uma doença tratável, com altas chances de cura (chegando a 95% se o diagnóstico ocorrer antes que o tumor atinja 10 milímetros)”.

“A Comissão Nacional de Mamografia reforça a recomendação de rastreamento mamográfico anual para mulheres a partir dos 40 anos e repudia todas as formas de fake news e disseminação de informações falsas, que podem levar algumas mulheres a não realizarem a mamografia, com desfecho em diagnósticos tardios e tumores avançados.”






Reconhecimento facial de apostadores entra em fase de testes

Fonte: Agência Brasil Foto: JOÉDSON ALVES/ AGÊNCIA BRASIL

 

Obrigatório a partir de janeiro de 2025, o reconhecimento facial nas apostas online já está na fase de testes. Responsável por concentrar 75% do mercado nacional de apostas, o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) informou que a tecnologia está em fase de integração nas plataformas associadas.

O Brasil será o primeiro país a adotar o reconhecimento facial nas apostas online para prevenir fraudes e impedir apostas de menores de idade. Segundo o IBJR, a solução será similar à adotada pelas instituições bancárias. Em alguns momentos do processo de aposta, será verificada a autenticidade do usuário e também das informações cadastradas. Se houver alguma inconsistência nas informações, automaticamente o usuário será bloqueado.

A Lei 14.790/2023, que regula as apostas online no Brasil, proíbe explicitamente as apostas por menores de 18 anos de idade. Reforçada nas portarias de regulamentação pelo Ministério da Fazenda, a restrição atende ao Estatuto da Criança e do Adolescente.


Inteligência artificial

A IBJR também adotará nos sites associados ferramentas de inteligência artificial para bloquear tentativas de acesso por crianças e adolescentes. Durante a autenticação do usuário, a biometria será cruzada com outras tecnologias usadas pelas bets, mapeando possíveis condutas irregulares.

Esse processo, informa o IBJR, usará informações armazenadas em sistemas do governo e do mercado financeiro. O reconhecimento facial impedirá não apenas apostas por menores de idade como operações por fraudadores que roubam ou hackeiam celulares para fazer apostas em nome de terceiros.