;

Especiais

TSE decide que aposta sobre resultados das eleições é crime eleitoral

Fonte: Migalhas Foto: Rubens Carvallari/FolhaPress

De acordo com a decisão do TSE, esse tipo de aposta passa a ser considerado um ilícito eleitoral, podendo ser classificado como "abuso de poder econômico" e "captação ilícita de votos" pela Justiça Eleitoral. 

A proposta de alteração das normas foi feita pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que enfatizou que a legislação já considera ilegal a prática de apostas com prognósticos eleitorais e a oferta de vantagens financeiras para aliciar eleitores.

"Eu estou propondo, tendo em vista as modificações que nós estamos vendo em práticas ilícitas, nas quais os juízes eleitorais, a Justiça Eleitoral, precisa de responder juridicamente".

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro, e o segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato à prefeitura alcançar a maioria dos votos válidos no primeiro turno.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.