;

Especiais

Governo Lula prepara projeto de lei para proibir uso de celulares em escolas brasileiras

Fonte: TV Cultura  Foto: Freepik

 

O Ministério da Educação (MEC) prepara para divulgar, no próximo mês, um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Ainda que a data de anúncio não tenha sido confirmada, a ideia é que o pacote de medidas colabore para reduzir os prejuízos das telas no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

"Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total", disse o ministro da Educação, Camilo Santana, à Folha.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou um relatório, em julho do ano passado, que recomenda o banimento do aparelho no ambiente escolar.

De acordo com o documento, há uma significativa relação entre o uso da ferramenta e as dificuldades de aprendizado. Além disso, também foram citados riscos como distração, redução da interação humana e problemas vinculados à saúde mental.

França, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Canadá, Suíça e México estão entre as nações que adotam restrições para o celular.

Inúmeros estados e municípios do Brasil já possuem normas que impedem a utilização de celulares nas escolas. Entretanto, até o momento, não há leis federais que proíbam o uso.

Nas escolas municipais do Rio de Janeiro, por exemplo, os aparelhos foram banidos por decreto publicado em fevereiro deste ano.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.