Golpes contra idosos: conheça 15 fraudes financeiras famosas e veja como se proteger
Fonte: G1 Foto: Reprodução/TV TEM |
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) lançou uma cartilha com detalhes sobre como identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira contra idosos.
Esse tipo de violência ocorre quando uma pessoa ou
instituição se apropria indevidamente do dinheiro ou dos bens de um idoso. São
ações que podem causar danos, perdas, situações humilhantes ou vergonhosas,
além de violar direitos humanos e de cidadania.
Na maioria dos casos, essa prática ocorre sem a autorização
do idoso. Segundo o MDH, no entanto, há muitas situações em que permissão é
concedida por meio de ameaças, violência psicológica ou desinformação. Isso
pode levar, por exemplo, o idoso a assinar algo sem entender do que se trata.
Veja quais são os 15 principais golpes eletrônicos contra idosos, e como se proteger.
1. Bilhete premiado
Nesse caso, um golpista diz que ganhou na loteria — na
Mega-Sena, por exemplo —, que possui um bilhete premiado e que não conseguirá
receber o prêmio no banco. Em seguida, ele oferece ao idoso direito ao
prêmio, desde que a vítima pague um valor menor pelo bilhete.
▶️ Como se proteger: Se
alguém oferecer um bilhete premiado por um valor menor do que o prêmio
anunciado, provavelmente é uma tentativa de golpe. Prêmios da
loteria são concedidos diretamente aos portadores dos bilhetes premiados. Não
há intermediários envolvidos.
2. Bilhete falso
Com base nas suas pesquisas feitas na internet, o golpista
consegue saber quais são seus interesses e preferências. Ele emite, então, um
boleto falso de viagens, consórcios, operadoras de telefonia, multas ou até
mesmo de igrejas, e envia por e-mail.
Ao receber este boleto, a vítima não percebe se
tratar de um golpe e acaba efetuando o pagamento.
▶️
Como se proteger: Ao se deparar com um boleto que você não tem
conhecimento, leve-o até a agência bancária e peça orientação ao gerente. Antes
de fazer qualquer pagamento, confira o valor, a data de vencimento e
quem será beneficiado.
3. Cartão retido no caixa eletrônico
Instalação de uma armadilha nos caixas eletrônicos com o
objetivo de prender seu cartão magnético na máquina, para ter acesso aos dados
do cartão.
▶️ Como se proteger: Antes de
inserir o seu cartão na máquina, verifique se o caixa eletrônico está violado ou
se o local de inserir o cartão está com aspecto diferente do normal.
4. Consignado, empréstimo e cartão de crédito
Ocorre quando bancos ou instituições financeiras
ligam insistentemente oferecendo empréstimos e cartões de crédito consignados —
quando o pagamento de empréstimo é feito de forma automática e a partir da
conta bancária da pessoa que solicitou o empréstimo ou foi vítima do golpe.
Segundo o MDH, o golpe pode ocorrer de duas formas
diferentes:
- telessaque
ou saque pelo telefone sem autorização; e
- telessaque
ou saque pelo telefone sem que a pessoa que contrata tenha compreensão das
regras da operação ou seja induzido ao erro.
▶️ Como se proteger: Assim
que perceber o depósito em sua conta bancária, não movimente os fundos. Isso
inclui não transferir o dinheiro para outras contas ou retirá-lo em espécie,
diz o MDH. Entre imediatamente em contato com sua instituição bancária para
relatar o incidente.
Outra dica é manter um registro de todas as
comunicações e transações relacionadas ao incidente. Isso pode incluir
datas, horários, números de telefone, nomes de pessoas com quem você falou.
Além disso, quando a contratação é realizada por meio de
ligação telefônica, é garantida a desistência do negócio no prazo de 7 dias.
5. Falso namorado pela internet
O golpista utiliza sites de namoro para procurar vítimas —
geralmente idosos ou pessoas que moram sozinhas. Logo, se aproximam, demonstram
interesse e iniciam contato por aplicativos de conversa. Após
envolvimento emocional, o golpista diz precisar de dinheiro para, por
exemplo, tratamento de saúde.
Também é comum que golpistas peçam dinheiro emprestado — que
nunca será devolvido — ou que se passem por estrangeiros, alegando envio de
presentes. Nesse caso, é comum que um comparsa se passe por funcionário
dos Correios ou da alfândega e ligue à vítima dizendo que os presentes estão
retidos e precisam de pagamento para serem liberados.
▶️ Como se proteger: Se você
suspeitar que está sendo alvo de um golpe, não hesite em falar com amigos,
familiares, autoridades e pedir orientação para resolver a situação de forma
segura, orienta o Ministério.
6. Falso sequestro
Os golpistas ligam aleatoriamente para o celular ou telefone
e, quando a vítima atende, ela escuta pedidos de ajuda, gritos desesperados e
choro, e essa pessoa se passa por alguém de sua família que foi
sequestrada.
Logo, outro comparsa fala exigindo pagamento em troca da
vida e segurança do suposto familiar, alerta o MDH.
▶️ Como se proteger: Nesse
caso, a orientação é não se apavorar, não pronunciar o nome de ninguém da sua
família, desligar o telefone e ligar imediatamente para a pessoa que foi supostamente
sequestrada ou para pessoas próximas a ela.
7. Falsa central de atendimento
Por ligação telefônica ou mensagens de WhatsApp, os
golpistas se passam por funcionário de alguma instituição financeira e
comunicam à vítima que uma compra foi realizada em seu cartão de crédito.
Geralmente, uma compra com valor elevado.
Durante a conversa, o golpista pedirá para confirmar
seus dados, como número do cartão, endereço, nome completo, CPF, e assim
irá coletar suas informações pessoais para benefício dele.
▶️ Como se proteger: Antes de
fornecer qualquer informação pessoal ou financeira, verifique se a comunicação
é legítima. Solicite detalhes sobre a compra em questão, como a data, o valor e
o estabelecimento onde a compra foi supostamente realizada.
Se possível, entre em contato diretamente com o
banco ou instituição financeira utilizando os números de telefone
oficiais listados em seu cartão de crédito ou no site oficial da instituição.
8. Maquininha
Esse tipo de golpe pode ocorrer de várias formas.
As mais recorrentes são:
- Visor
da maquininha quebrado: o golpista diz que a tela da maquininha
está com defeito, efetua o pagamento na máquina e pede para a vítima
conferir o valor da compra pelo aplicativo do celular dele. Mas o
valor que é cobrado é muito maior do que o valor que aparece no app.
- Visor
da maquininha com película: o golpista cola um adesivo no visor
da maquininha para cobrir parte da tela onde aparece o valor que será
cobrado. Assim, a vítima efetua o pagamento acreditando ser o valor que
ela visualiza, mas o real valor cobrado é muito maior.
- Visor
da maquininha adulterado: o golpista adultera o visor da
maquininha fazendo aparecer, na tela, o valor combinado. Na prática, no
entanto, é cobrado um valor muito maior da vítima.
- Compra
duplicada: a vítima digita sua senha para confirmar a compra e, logo
em seguida, o golpista diz que houve algum erro. Ele diz, então, que vai
tentar concluir o pagamento em outra maquininha. Assim, o pagamento é
cobrado duas vezes.
▶️ Como se proteger: Para
evitar os golpes, é fundamental adotar medidas como não entregar seu
cartão na hora do pagamento e sempre pedir o comprovante.
9. Motoboy
O golpista liga para a vítima, diz que o cartão dela foi
clonado e que precisa ser cancelado com urgência. Ele confirma os dados
pessoais da pessoa e solicita que alguns dados sejam inseridos
no próprio telefone.
O criminoso pede, então, que a vítima faça uma ligação para
o número que está no verso do cartão, que é o número da sua agência bancária.
Mas, por meio de escutas telefônicas, eles conseguem
interceptar a ligação e informam que vão enviar um motoboy, suposto
funcionário do banco, ou até mesmo um policial, e que seu cartão deverá ser
entregue a ele.
Com os dados da vítima e o cartão, os golpistas
realizam saques bancários e fazem compras online ou em lojas físicas.
▶️ Como se proteger: Nunca
compartilhe informações confidenciais, como números de cartão de crédito,
senhas ou códigos de segurança, por telefone.
10. Parente com o carro quebrado
O golpista faz uma ligação para a vítima, se identifica como
um parente e pergunta se a pessoa "se esqueceu" dele. Durante a
chamada, ele diz que precisa de dinheiro para consertar o carro e seguir viagem
— e pede uma transferência bancária ou depósito.
▶️ Como se proteger: É
preciso manter a calma e tentar descobrir mais informações desse
suposto parente: pergunte o nome, de quem é filho, onde está, entre outras
características que o ajudem a confirmar se é realmente o seu parente que está
te ligando. Se as suspeitas de golpe aumentarem, desligue o telefone e ligue
diretamente para a pessoa em questão.
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