;

Especiais

Eleições 2024: TSE amplia medidas contra fake news

Fonte: Agência Brasil  Foto:© WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO


A doze dias das eleições para prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem aumentando as medidas para combater notícias falsas durante a campanha e no dia do pleito, que terá primeiro turno em 6 de outubro.

O número 1491, pelo qual o cidadão poderá denunciar à Justiça Eleitoral tentativas de propagação de notícias falsas. A ligação é gratuita.

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da denúncia e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral, que deverão adotar as providências cabíveis.

Ao anunciar as medidas, a presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, explicou ainda que a Polícia Federal terá um painel aberto à população para acompanhamento das denúncias.

De acordo com a ministra Carmen Lúcia, já estão em vigor os acordos assinados com as plataformas de internet também para combater as fake news.

Ela explicou que as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras.

O TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.