;

Especiais

Testes de Pix por aproximação começam em novembro, anuncia Banco Central

Fonte: TV Cultura Foto: Reprodução 

Banco Central informou no início do mês que o período de testes do PIX por aproximação começa em novembro deste ano. A novidade deve estar disponível a partir de fevereiro de 2025.

"O Banco Central publicará ato normativo específico para dispor sobre as condições e limites para a realização da etapa de testes em produção prevista para novembro deste ano, com lançamento amplo da funcionalidade em fevereiro de 2025", explicou a instituição.

nova modalidade vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade do cliente abrir o aplicativo da instituição financeira.

Para usar a ferramenta, os clientes precisarão se cadastrar no “open finance” (sistema financeiro aberto). O sistema permite o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas.

Segundo a instituição, haverá obrigatoriedade para 99% das instituições de transações de "iniciação de pagamentos", inseridas no "open finance", de participação nos testes a partir de novembro.

Além do PIX por aproximação, as novas ferramentas também visam permitir que os clientes não precisem mais sair do ambiente de compras online, em e-commerces, para realizar o pagamento pelo sistema.




 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.