;

Especiais

Quase 13 milhões de hectares de soja e produção recorde são previstos para Mato Grosso

Fonte: Canal Rural Foto: Rafael Silvério

O novo levantamento de safra feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) junto aos agentes de mercado para a temporada 2024/25 de Mato Grosso trouxe uma revisão na estimativa de área de soja.

Com o preço futuro do grão valorizando no segundo trimestre de 2024, puxado sobretudo pelo dólar, o produtor do estado poderá destinar uma maior área para o cultivo da oleaginosa.

Além disso, segundo os informantes do Instituto, algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura, principalmente nas regiões ao norte de Mato Grosso.

Área de soja

A projeção de área de soja para a safra 2024/25 ficou estimada em 12,66 milhões de hectares, alta de 0,82% em comparação com o relatório anterior e 1,47% em relação à safra passada.

O Imea ressalta que, embora o preço futuro da soja tenha apresentado alta, em alguns cenários ainda não cobre todos os custos para a temporada, o que tem limitado um maior investimento dos produtores na expansão das áreas.

Em relação à produtividade média, as estimativas ainda são restritas, visto que alguns fatores que podem impactar a safra, como condições climáticas, ocorrência de pragas e doenças, permanecem indefinidos.

Diante disso, a metodologia do Imea utiliza a média dos últimos três anos para gerar o indicador, que ficou estimado em 57,97 sacas por hectare, incremento de 11,14% em relação à safra passada.

Por fim, com o aumento da área de soja e a manutenção da produtividade, a produção da safra 2024/25 ficou prevista em 44,04 milhões de toneladas, alta de 0,82% em relação à estimativa anterior e 12,78% ante a safra passada.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.