;

Especiais

Vai viajar e precisa se vacinar? Saiba como agendar médico do viajante

Fonte: IG   Foto: Tiago Stille

Vai viajar e precisa saber quais vacinas tomar? A medicina do viajante, uma subespecialidade que busca reduzir e prevenir a circulação ou reintrodução de doenças entre os países, pode te ajudar. No Brasil, o atendimento especializado acontece desde 1977.

Ao iG, o infectologista Marco Iazzetti esclarece que, independentemente de se viajar ou não, manter as vacinas em dia significa reduzir a circulação de vírus e bactérias na população, protegendo a saúde da sociedade. O Brasil tem um Programa Nacional de Imunização extremamente completo, o que significa que se a pessoa mantiver a sua carteira atualizada ela terá poucas vacinas a realizar antes da viagem.

A avaliação é feita durante consultas pré-viagem, em trânsito e após o retorno. Recomendam-se vacinas que, em sua maioria, são aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Outras medidas de prevenção, tais como quimioprofilaxia para malária, e demais informações também são discutidas.

"A primeira coisa que precisamos saber é o destino da viagem. Para viagens no território brasileiro, basta manter a carteira atualizada. Geralmente, as crianças possuem as vacinas em dia. Os adultos que precisam ficar atentos para a atualização, principalmente com relação às vacinas de vírus respiratórios como Sarampo e Covid-19", diz o o infectologista Marco Iazzetti.

É importante ressaltar que a vacina deve ser aplicada com no mínimo 10 dias de antecedência da data da viagem.

Quais vacinas são as mais comuns de serem requisitadas para viagens?

"Adultos que não receberam vacina contra Hepatite A e B também deverão atualizar. Caso não tenha tido Varicela (catapora), também pode receber. Febre Amarela é uma vacina que é obrigatória em vários países, o viajante precisa consultar a embaixada do destino para saber da necessidade, ou não, dela. Países da América Latina e África quase sempre exigem", diz o especialista.

"Alguns países da África não exigem, mas há recomendação da Organização Mundial da Saúde da vacinação contra Febre Tifóide. Caso for fazer, a vacina deve ser aplicada no mínimo 2 semanas antes da data da viajem. É interessante que o viajante acesse a página da OMS sobre vacinas nos países", acrescenta Iazzetti.

Febre-amarela

A vacina da febre-amarela é indicada para residentes e/ou viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV).

No Brasil, não há obrigatoriedade de comprovação vacinal para entrada no país. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que os turistas internacionais atualizem a sua situação vacinal previamente à chegada ao Brasil, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência, em especial, as vacinas contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano.

O Ministério da Saúde orienta, ainda, que o viajante inclua o cartão de vacinação entre os documentos da viagem, pois, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações, este é o documento que comprova, em território nacional, a vacinação. No entanto, para viagens internacionais, é importante dispor também do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido, para entrada no país de destino ou no qual ocorra escala de voos.

Em Alto Taquari você encontra estas vacinas na DrogaLíder.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.