;

Especiais

Justiça do Trabalho anula salário-maternidade a mulher que não provou baixa renda

Fonte: Migalhas Foto: Imagem: Freepik

A 2ª turma do TRF da 1ª região decidiu, por unanimidade, anular a sentença que havia concedido o salário-maternidade a uma mulher na condição de contribuinte facultativa de baixa renda.

O INSS argumentou que a autora não apresentou provas de sua condição de segurada de baixa renda, pois não possuía inscrição no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Diante disso, a autarquia solicitou a reforma da sentença para que o pedido inicial fosse julgado improcedente.

O processo revela que a apelada realizou contribuições como contribuinte individual entre agosto de 2021 e janeiro de 2023. Sua filha nasceu em janeiro de 2023. Contudo, a autora contribuiu com a alíquota de 5%, destinada a segurados facultativos de baixa renda, mas não comprovou sua inscrição no CadÚnico antes do nascimento da criança.

O desembargador Federal Rui Gonçalves, relator do caso, destacou em seu voto que, para o reconhecimento da qualidade de segurada de baixa renda, a inscrição no CadÚnico deveria ter sido realizada antes do nascimento da filha.

A inscrição posterior, portanto, torna a condição inválida. O magistrado concluiu sua decisão citando a tese firmada pela TNU - Turma Nacional de Uniformização, destacando que "a prévia inscrição no CadÚnico é requisito essencial para validação das contribuições previdenciárias".

Processo: 1009433-16.2023.4.01.9999

Confira aqui o acórdão.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.