quarta-feira, 26 de junho de 2024

Vinte cidades de MT estão entre as piores em informação fiscal

Fonte: RosarioNews Foto: Reprodução

 

Segundo o portal de notícias Rosario News vinte municípios de Mato Grosso receberam nota E – a pior possível – no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, organizado pelo Tesouro Nacional. Nesta lista aparece Alto Taquari e Alto Araguaia com a nota "B", àqueles com conformidade abaixo de 65% nos dados avaliados. (veja relação completa abaixo).

Em contrapartida, quatro municípios têm nota A: Santa Carmem, Sapezal, Sinop e Diamantino. Santa Carmem é primeira no estado e a 22ª colocada em todo o país.

  Cuiabá é a oitava no Estado com nota B, enquanto Várzea Grande amarga a 106ª posição entre os 141 municípios mato-grossenses, com C. O pior município é Santo Antônio de Leverger, que no ranking nacional é 5540º. O Brasil tem 5568 cidades.

Na semana passada, o Tesouro Nacional realizou a solenidade premiando os melhores entes federados.

A avaliação para a concessão do prêmio se baseou na pontuação obtida no ranking, que avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados.

Nessa análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.

Apesar de receber o prêmio de maior evolução entre as capitais,  Cuiabá é apenas a 16ª colocada neste quesito. A grande evolução se deu porque, no ano anterior, a Capital mato-grossense estava na última posição.

O ranking é publicado desde 2020 com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação por meio do Siconfi, uma plataforma de gestão e controle das finanças públicas no Brasil que tem a principal função de receber, processar e disponibilizar dados contábeis e fiscais enviados pelos entes federativos, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Quando surgiu, o ranking contava com cerca de 30 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados por Estados e municípios. Atualmente, existem mais de 160 verificações que são levadas em conta nessa análise.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.