;

Especiais

Produção de trigo no Cerrado mineiro pode cair 30% em 2024

Fonte: Canal Rural  Foto: Embrapa

A produção de trigo no Cerrado mineiro pode cair 30% em 2024 devido ao clima quente e seco. A Safras News participa de visitas à cadeia produtiva em Minas Gerais e conversou com membros do setor, que ventilaram essa perspectiva.

No ano passado, conforme Safras & Mercado, o estado produziu 450 mil toneladas. Para este ano, a Safras Consultoria esperava estabilidade, mas deve divulgar novos números, reajustados para baixo, em breve.

As temperaturas têm sido mais altas do que o normal para a época, inclusive à noite, o que compromete a cultura, que precisa de períodos em torno de 10°C. Apenas ultimamente as temperaturas chegaram perto de 16°C, o que ainda não é suficiente.

Conforme o gerente comercial do Moinho Sete Irmãos, de Uberlândia (MG), Max Mahlow, as preocupações com as perdas impactam no planejamento da empresa, que, normalmente, compra 50% de seu consumo anual no início da safra. Até o momento, a compra para estoques estratégicos ainda não ocorreu, pois ninguém quer vender.

Os produtores estão resistentes em fechar negócios, pois acreditam que os preços ainda devem subir. A postura é respaldada pelo movimento recente de Chicago, que dá margem para novas elevações internas.

Outro motivo para a cautela dos produtores é a incerteza sobre o quanto conseguirão colher e entregar. Para alguns, o custo de colocar as máquinas no campo já não compensa. As perdas podem chegar a 100% em algumas lavouras. “Vemos lavouras completamente degradadas e outras excelentes”, disse o presidente do Moinho Sete Irmãos, José Flávio Mohallem.

Além das compras estratégicas, o moinho também adquire cerca de 6 mil toneladas ao mês, o que corresponde a 80% da sua capacidade instalada mensal, de 7,5 mil toneladas. O gerente comercial do moinho salienta que compra 95% do que consome no Triângulo Mineiro. O restante vem de São Paulo e do Paraná, a custos mais altos. “A logística é nosso forte por estarmos próximos do produtor. Compramos de todos os tamanhos, desde 30 toneladas até 3 mil”, disse. Ele celebra a evolução da tecnologia no campo e a profissionalização dos produtores de trigo na região.

 





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.