;

Especiais

Governo alerta para risco de perder habilitação por falta de um exame

Fonte: Notiocias ao Minuto Foto: © Fotos Públicas

 

O Governo Federal emitiu um importante alerta para motoristas em todo o país na última semana de abril, referente ao exame toxicológico obrigatório. Cerca de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não realizaram o exame, e estão sujeitos a perder a carteira de habilitação caso não regularizem sua situação.

A não realização do exame dentro dos prazos estabelecidos pode resultar em multa de até R$ 1.467,35, sendo considerada uma infração gravíssima. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) continuará enviando alertas aos motoristas para garantir que estejam cientes da obrigatoriedade.

Para entender como funciona o exame toxicológico para essas categorias, é importante ressaltar que ele é obrigatório para motoristas profissionais que dirigem caminhões, vans ou ônibus. A regra se aplica a habilitações novas ou renovadas a partir de 3 de setembro de 2017.

Os motoristas devem realizar o exame dentro dos seguintes prazos: até 31 de março para aqueles com carteiras de validade entre janeiro e junho, e até 30 de abril para os com carteiras de validade entre julho e dezembro. Além da multa, o condutor flagrado sem o exame também perderá sete pontos na carteira.

As multas já estão sendo aplicadas desde o dia 1º de maio. Para verificar se o último teste ainda está válido, o motorista pode realizar uma consulta diretamente na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após o download da plataforma, basta acessar a área do condutor e clicar no botão “Exame toxicológico”. Na página seguinte, será possível verificar se o prazo para realização está vencido. Em caso afirmativo, o motorista deve procurar um laboratório credenciado e realizar o procedimento.




  



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.