;

Especiais

Festival de Parintins 2024 será transmitido pela TV; saiba como assistir

Fonte: CNN Brasil  Foto: Crédito: Alex Pazuello/Secom AM

O governo do Amazonas anunciou no início deste mês  que o Festival de Parintins será transmitido pela TV Globo. A informação foi confirmada pelo governador Wilson Lima após reunião com diretores da Rede Amazônica, afiliada da Globo no Amazonas, Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, e Fred Goes, presidente do Boi Garantido.

O interesse da emissora carioca no Festival aconteceu após a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no Big Brother Brasil 24. Finalista do reality show, Isabelle sempre fez questão de mostrar sua cultura e contar a história do festival e dos bois-bumbás durante sua participação.

Segundo os presidentes do bois, a transmissão em TV será feita por duas emissoras: Rede Globo e TV A Crítica, emissora amazonense que transmite o festival há mais de 30 anos.

Como é o festival

O Festival de Parintins é um dos maiores eventos folclóricos do país. O festival ocorre anualmente em junho na ilha de Parintins, no Amazonas, que pode ser acessada apenas por meios fluviais (barco). A cidade está a 369 km de Manaus e o caminho do porto pelo rio Amazonas chega a 18 horas, segundo informações divulgadas pelo Governo do Amazonas.

O evento folclórico teve sua primeira edição em 1965, ainda segundo o governo estadual. Foi criado por um grupo de amigos da Juventude Alegre Católica para arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, hoje um dos pontos mais conhecidos de Parintins. A festa foi criada para contar a história do boi-bumbá.

A festa mostra a batalha entre os bois Caprichoso e Garantido. A disputa entre os bois-bumbás fala sobre o casal de trabalhadores de uma fazenda, conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco. Catirina, que está grávida, tem o desejo de comer língua do boi mais bonito do lugar — então Francisco sacrifica o boi mais bonito do patrão para realizar o desejo da esposa grávida. O patrão manda os empregados procurarem o animal e, quando ele é encontrado morto, chamam um pajé. O curandeiro indígena então faz um milagre resultando na ressurreição do boi. Feliz com a volta do animal, o patrão perdoa o casal e realiza uma festa para comemorar.




 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.