sexta-feira, 31 de maio de 2024

FBI diz que terroristas do Estado Islâmico podem atacar comunidade LGBTQIA+ dos EUA em junho

Fonte: G1  Foto: LazarCatt

O FBI, serviço federal de investigação, e o Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmaram que eventos do público LGBTQIA+ durante o mês de junho podem ser alvos de organizações terroristas. O aviso foi publicado no dia 10 de maio.

O mês do orgulho LGBTQIA+ é tradicionalmente comemorado em junho.

 “Organizações terroristas estrangeiras podem tentar cometer ou incitar violência contra a comunidade LGBTQIA+”, diz o alerta do FBI. Os alvos podem ser tanto eventos como locais abertos ao público.

A nota cita alguns motivos que indicam alguma atividade terrorista:

  • Em junho de 2023, três simpatizantes do Estado Islâmico foram presos por tentar atacar a Parada do Orgulho de Viena, na Áustria, com facas e um veículo.
  • Em fevereiro de 2023, o Estado Islâmico divulgou um artigo contra a comunidade LGBTQIA+. O texto não citava textualmente para que as pessoas atacassem locais LGBTQIA+, mas dizia para que os seguidores atacassem ou que identificassem alvos.
  • No dia 12 de junho de 2016 aconteceu o massacre na boate Pulse, em Orlando, na qual 49 pessoas foram assassinadas, e outras 53, feridas. Na ocasião, as mensagens do Estado Islâmico que as forças de inteligência dos EUA captaram mostrava que os terroristas elogiaram o ataque.

Segundo o anúncio, o risco precisa ser levada a sério porque o nível geral de ameaça nos EUA já está alto.

No ano passado, especialistas chegaram a pedir para que eventos do mês do orgulho fossem cancelados --o que não aconteceu.

A rede ABC, dos EUA, ouviu Javed Ali, ex-diretor do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, que afirmou que os membros da comunidade LGBTQIA+ são alvos de grupos terroristas já há algum tempo. Ele também disse que o não é possível entender por que o anúncio de ameaça foi feito especificamente para as pessoas LGBTQIA+, e não um aviso para todos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.