terça-feira, 30 de abril de 2024

Purifique o Ambiente



Meditação: Não saía da vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for boa para edificação… (Efésios 4:29)

 

Pensamento: Ajude a acabar com a poluição verbal – purifique o seu discurso!

 

Leitura: Efésios 4:17-32.

 

Mensagem:

Purifique o Ambiente

 

Que frustrante é o problema da poluição! Todos sofrem com ela, no entanto, todos contribuem para que ela aumente. A poluição apresenta-se de diversas formas, mas uma dessas é ignorada com frequência. Charles Swindoll a chama de poluição verbal espalhada pelos murmuradores, reclamadores e críticos. Swindoll escreve que, “O veneno do pessimismo cria uma atmosfera de completo negativismo onde se enfatiza somente o lado ruim”.

Um grupo de amigos cristãos preocupou-se com esta forma de poluição e com o seu envolvimento pessoal nesse problema. Fizeram então, um pacto para evitar palavras de crítica por uma semana inteira. E surpreenderam-se por terem falado tão pouco! Conforme continuavam com a experiência, tiveram que reaprender as habilidades de comunicação.

Paulo conclamou os cristãos a esse tipo de atitude decisiva. E disse que devemos nos despojar do velho homem com sua conduta que entristece o Espírito Santo (Efésios 4:22,30) e nos revestirmos do novo homem que encoraja os outros (Efésios 4:24). A dependermos da ajuda do Espírito (Gálatas 5:16), podemos fazer essas mudanças em nossa conduta, nosso pensamento e nossas palavras.

Se quisermos nos livrar da poluição verbal, devemos decidir pela mudança e pedir pela ajuda de Deus. É uma boa forma de começarmos a purificar o nosso ambiente espiritual.

QUE AS PALAVRAS DE MINHA BOCA SEJAM SEMPRE EM LOUVOR E GRATIDÃO A TI, SENHOR.

 

FONTE:

Joanie E. Yoder

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

No aniversário de 38 anos de Alto Taquari, terá apresentação da dupla Rick e Renner e da Banda Melado do Forró

Da redação com ASCOM  Foto: Divulgação

O município de Alto Taquari comemora no dia 13 de maio seus 38 anos de emancipação política-administrativa. Em meio às festividades, a dupla sertaneja consagrada Rick & Renner está confirmada para um show que vai movimentar o comercio local. A apresentação será no dia 11 de maio, no Lago Municipal de Alto Taquari. 

Já na véspera do aniversário, no domingo dia 12,  é a vez do Melado do Forró fazer a festa, o melhor do forró até o dia amanhecer. 


Rick & Renner, conhecidos por sucessos como "Ela é demais", "Muleca" e "Nos Bares da Cidade", são figuras icônicas da música sertaneja brasileira. A dupla traz em sua bagagem uma história de sucesso e uma legião de fãs por todo o país. Atualmente, os músicos continuam em alta com canções como "Não perca tua fé", "Nosso Lance" e "Família", que conquistam o público com letras marcantes e arranjos envolventes.

Com uma carreira de 25 anos, Rick & Renner acumulam números impressionantes. Estima-se que já se apresentaram para um público total de 225 milhões de pessoas, com uma média de 15 mil espectadores por show. Essa marca consolida-os como uma das maiores e mais influentes duplas da história da música sertaneja.




Confira o calendário e condições para pagamento do IPVA 2024 em Mato Grosso

 

Fonte: Sefaz-MT  Foto: Secom-GO

Excepcionalmente para o exercício de 2024, o vencimento do IPVA será em 29/05/2024, para pagamento à vista ou parcelado, independentemente do final da placa que identifica o veículo, conforme Decreto n° 630/2023.

O recolhimento do IPVA pode ser efetuado em 

 

DESCONTO IPVA - NOTA MT

O Desconto IPVA é destinado ao usuário cadastrado no Programa Nota MT que pode acumular pontos a partir do CPF na nota. O valor de crédito concedido para abatimento do IPVA é de R$ 100,00 ou de 10%, limitado a R$ 700, restrito a um veículo por proprietário (Decreto nº 1.217/2021).


Os pontos devem ser resgtados em
 até 2 dias antes do pagamento do IPVA, no site www.nota.mt.gov.br e no aplicativo de celular com sistema operacional Android, na opção “Desconto IPVA”. A funcionalidade ainda não foi implementada em celulares com sistema operacional IOS.

Se você já resgatou o seu desconto IPVA no Nota MT é só clicar no ícone acima "Pague Aqui Seu IPVA".
 

BANCOS CREDENCIADOS: 

Os pagamentos relativos os IPVA, qualquer que seja a sua modalidade ou exercício de referência, poderão ser efetuados mediante apresentação do Documento de Arrecadação (guia de pagamento) junto às seguintes instituições financeiras:

Para mais informações sobre IPVA, acesse o Portal do Conhecimento.




PM apreende adolescente que dirigia carro com 120 quilos de maconha na MT100

Fonte: PMMT  Foto:PMMT

Policiais militares de Ponte Branca apreenderam 120 quilos de uma substância semelhante à maconha, na noite deste sábado (27.04), em Ponte Branca.

A descoberta ocorreu durante uma barreira policial na MT-100, onde um veículo Palio branco foi parado para uma abordagem de rotina.


Após uma busca no porta-malas, foram encontradas três caixas contendo tabletes de maconha, além de uma caixa no banco traseiro do veículo.

O motorista, um adolescente de 17 anos, admitiu que estava transportando as drogas de Mato Grosso do Sul para Aragarças, em Goiás, onde as entregaria para outro suspeito continuar o transporte.

O adolescente foi detido e levado para a Delegacia de Alto Araguaia para registro da ocorrência. Os entorpecentes também foram apreendidos.




Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online; veja passo a passo

 

Fonte: Detran-MT  Foto: Detran-MT

Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Com a adesão do Detran-MT aos serviços digitais presentes no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), agora é possível indicar o real condutor do veículo no momento de uma infração, de forma totalmente online,  e transferir, de forma fácil e rápida, a pontuação da infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do real infrator.



“Esse é mais um serviço online oferecido pelo Detran-MT, sem a necessidade de atendimento presencial ou custo com Correios, e que traz maior comodidade e agilidade para os motoristas de Mato Grosso", destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O novo serviço pode ser usado para transferência de infrações que sejam tanto de competência do Detran quanto de prefeituras de Mato Grosso, com exceção do município de Sinop. 

A funcionalidade está disponível apenas para indicação de pessoa física para pessoa física, devendo ambos os condutores possuírem a CNH Digital. Além disso, os condutores devem possuir cadastro no portal GOV.BR, conta prata ou ouro, para acessar a Carteira Digital de Trânsito.

Para que a transferência seja finalizada, o condutor indicado deve realizar a assinatura eletrônica pelo portal GOV.BR.

A indicação de condutor só poderá ser realizada para infrações de responsabilidade de condutor e sem abordagem de um agente de fiscalização de trânsito. 


 
Confira abaixo o passo a passo

Para realizar a indicação do real infrator:

  1. O proprietário do veículo deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT e selecionar a opção “Por Veículo”. Se possuir mais de um veículo, deve-se selecionar o veículo desejado;
  2. Após selecionar o veículo, clique na infração desejada;
  3. Serão apresentadas várias opções. Clique na que diz "Real Infrator";
  4. Clique então na opção "Indicar" e digite o CPF do infrator. Após, aparecerá a mensagem “indicação realizada com sucesso.”

O próximo passo é do Real Infrator, que também precisa baixar o aplicativo CDT.
 

  1. No aplicativo, selecionar a opção "Central de Mensagem";
  2. Selecionar o aviso de indicação de Real Infrator;
  3. Clique em Ver Infração;
  4. Confira as informações e clique em "aceitar";
  5. Por fim, realize a assinatura.


segunda-feira, 29 de abril de 2024

Prova de Recessão


Meditação: …porque teu é tudo quanto já nos céus e na terra… (1 Crônicas 29:11)

 

Pensamento: Tendo Deus em sua vida, você tem tudo o que precisa.

 

Leitura: 1 Crônicas 29:10-13.

 

Mensagem:

Prova de Recessão

 

O pastor John Piper, em seu sermão intitulado “Para que serve a recessão?”, sugere que quando a economia despenca, Deus tem Seus propósitos pessoais, e alguns deles podem ser:

Ÿ Expor pecados escondidos e assim nos trazer ao arrependimento e purificação.

Ÿ Acordar-nos à condição desesperadora do mundo em desenvolvimento, onde existe contínua recessão da pior espécie.

Ÿ Transferir as raízes da nossa alegria à Sua graça, ao invés de em nossos bens, à Sua misericórdia, à Sua dignidade ao invés de nossa riqueza.

Ÿ Promover a Sua missão salvadora no mundo, o avanço do evangelho e o crescimento de Sua igreja, precisamente em uma hora em que os recursos humanos são menos capazes de sustentá-la.

Ÿ Conduzir a Sua igreja no cuidado aos seus membros feridos e a crescer no dom do amor.

O que mais Deus deseja ensinar-nos em tempos difíceis? Que nada é impossível para Ele (Lucas 1:37). Que Ele, a quem pertencem “…as alimárias aos milhares sobre as montanhas” (Salmo 50:10), não está limitado por uma queda na economia. Que Deus não colocou uma moratória na Grande Comissão nem tampouco nos abandonou (Mateus 28:20). Não coloquemos nossas esperanças em prosperidade terrena, mas naquele que possui todas as coisas!

QUANDO SURGEM AS DIFICULDADES, DEUS AS USA, PARA QUE COLOQUEMOS A NOSSA CONFIANÇA SOMENTE NELE.

 

FONTE:

Cindy Hess Kasper

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

Regras definem tratamento de pessoas LGBTQIA+ em privação de liberdade

Fonte: Agência Brasil Foto:  Merlin Lightpainting por Pixabay


O Brasil agora tem parâmetros estabelecidos para todo o processo penal que envolva pessoas LGBTQIA+ [lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais]. Uma resolução conjunta dos Conselhos Nacionais dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e outras e de Política Criminal e Penitenciária reúne as regras de acolhimento nos casos de reclusão de pessoas dessa população.

A medida está publicada no Diário Oficial da União .

Segundo o relator da resolução e delegado de Polícia Civil, Anderson Cavichioli, as normas foram baseadas em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), na legislação brasileira, inclusive na própria Constituição Federal, e também em leis internacionais e são consideradas uma conquista do movimento LGBTQIA+.

Entre os avanços, ele destacou artigo que determina que somente a autodeclaração poderá identificar uma pessoa como parte da população LGBTQIA+ e que isso deve ser feito por magistrados em qualquer momento do processo penal.

O texto define dois desdobramentos possíveis a partir daí, que devem ser orientados por magistrados em linguagem acessível ao condenado. Uma das possibilidades trata do encaminhamento da pessoa transgênero, que poderá escolher em que tipo de unidade cumprirá a pena, se masculina, feminina, ou específica, quando houver. Já as demais pessoas que se autodeclararem serão obrigatoriamente encaminhadas para o sistema correspondente ao gênero ao qual se identificam, restando apenas a escolha da ala ou cela em que cumprirão a pena.

Garantias de direito

Cavichioli diz que a regulamentação também levou em consideração um levantamento realizado em 2020 pelo extinto Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atual Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que apontou na época que, no sistema penal brasileiro, 10.161 pessoas se autodeclaravam parte dessa população, sendo 2.284 homens gays, 1.164 homens bissexuais, 1.027 travestis, 611 mulheres trans, 2.425 mulheres lésbicas, 2.297 mulheres bissexuais e 353 homens trans.

Além de reforçar garantias de direitos previstos em lei, como o uso do nome social por exemplo, a resolução também traz claramente regras como a proibição de tratamento desumano em razão da condição de pessoa declarada LGBTQIA+.

Para Cavichioli, embora todos os pontos abordados pela resolução tenham grande importância, é necessário ir além, com a efetivação de políticas públicas que garantam, por exemplo, a capacitação de agentes que atuam no sistema penal.

“Sem a capacitação a resolução perde efetividade. É preciso que haja um empenho político para que os estados também a cumpram e conheçam as especificidades da norma”, conclui.




‘Dinheiro esquecido': quase R$ 7,8 bilhões ainda podem ser resgatados

Fonte: Notícias ao Minuto  Foto: © Shutterstock


O Banco Central (BC) divulgou que R$ 7,78 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). O valor corresponde a recursos esquecidos em instituições financeiras e que podem ser de qualquer pessoa física ou jurídica.

Para verificar se você tem valores a receber, acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br . A consulta é gratuita e pode ser feita por CPF, CNPJ ou e-mail.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi lançado em fevereiro de 2022 com o objetivo de devolver à população valores esquecidos em instituições financeiras. Desde então, mais de R$ 6,23 bilhões já foram resgatados por mais de 12 milhões de pessoas.

Você pode consultar o SVR para:

Você mesmo: Verifique se você tem dinheiro esquecido em bancos, consórcios, corretoras de valores, cooperativas de crédito e outras instituições.

Sua empresa: Consulte se sua empresa possui valores a receber de instituições financeiras.

Familiar falecido: Se você é herdeiro, inventariante ou representante legal de um familiar falecido, pode consultar se há valores a receber em nome dele.

A consulta é gratuita e pode ser feita de forma simples e rápida:

Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Informe seu CPF, CNPJ ou e-mail.
Clique em "Consultar".
Se você encontrar valores a receber, siga as instruções para solicitar o resgate.
O dinheiro será devolvido via Pix, em até 12 dias úteis.

Não perca tempo! Acesse o SVR e veja se você tem valores a receber.

 




Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Fonte: Agência Brasil Foto: Divulgação/ MEC

 

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.




Ejacular com frequência ajuda a evitar câncer de próstata?

Fonte: BBCNews Foto: GETTY IMAGES

Quando o assunto é saúde masculina, o câncer de próstata ocupa um lugar de destaque. É o segundo tipo de câncer mais diagnosticado entre os homens a nível mundial — seguido de perto pelo câncer de pulmão. No Brasil, a cada hora, oito homens recebem o diagnóstico da doença.

Como a próstata é um órgão reprodutivo cuja principal função é ajudar a produzir o sêmen — o fluido que transporta os espermatozoides na ejaculação —, os pesquisadores se perguntam há muito tempo sobre o efeito de fatores sexuais no risco de câncer de próstata.

Mais especificamente, será que a ejaculação protege contra o risco de câncer de próstata?

Curiosamente, existem algumas evidências que respaldam esta ideia. Uma revisão recente que analisou todas as pesquisas médicas relevantes realizadas nos últimos 33 anos mostrou que sete dos 11 estudos revelaram algum efeito benéfico da frequência da ejaculação no risco de câncer de próstata.

Embora os mecanismos por trás não sejam completamente compreendidos, estes estudos se encaixam na ideia de que a ejaculação pode reduzir o risco de câncer de próstata, ao diminuir a concentração de toxinas e estruturas semelhantes a cristais que podem se acumular na próstata e potencialmente causar tumores.





Conheça atrações turísticas desenvolvidas em territórios de 19 povos indígenas em MT

Fonte: G1MT  Foto:  Marcos Vergueiro | Secom-MT

 

Cerca de 19 povos indígenas de Mato Grosso desenvolvem atividades turísticas em seus respectivos territórios, segundo o mapeamento do etnoturismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O mapeamento mostrou que as principais atividades turísticas nas aldeias incluem pesca esportiva, ecoturismo, turismo cultural, etnoturismo e birdwatching – observação de pássaros.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, agora o desafio é obter o Plano de Visitação junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A aprovação é necessária para regularizar a visitação com objetivos turísticos em terras indígenas.

Segundo a Sedec, sete aldeias localizadas nos municípios de Alta Floresta, Gaúcha do Norte, Querência, Matupá e Peixoto de Azevedo possuem o plano de visitação aprovado e estão regularizadas.

Além disso, outras oito aldeias possuem o plano de visitação, mas ainda não passaram pelo processo de renovação, e mais seis aldeias já solicitaram o plano de visitação e aguardam a aprovação dos projetos pela Funai.

Os povos envolvidos nas atividades turísticas no estado incluem: Apiaka, Aweti, Bakairi, Cinta-larga, Enawene Nawe, Haliti, Ikpeng, Kalapalo, Kamayurá, Karajá, Kawaiwete, Kuikuro, Mebengokre, Nafukua, Paresi, Wuajá (Wauará), Xavante, Kayabi e Yawalapiti.

Confira abaixo as principais características de cada etnia e em qual município são locados:

Apiaka

  • Local: Apiaka do Pontal e Isolados, em Juara, a 690 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: pesca esportiva

Aweti, Kalapalo e Nafukua

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Canarana, a 838 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: etnoturismo e ecoturismo

Haliti e Paresi

  • Local: Utiariti, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: Etnoturismo, turismo cultural indígena de vivência.

Ikpeng

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Canarana.
  • Atividade turística: etnoturismo e ecoturismo

Kamayurá

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá
  • Atividade turística: etnoturismo associado às atividades de caminhadas, trilha, escalada e culinária, assim como turismo de pesca esportiva.

Kawaiwete

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Alta Floresta
  • Atividade turística: etnoturismo associado às atividades de caminhadas, trilha, escalada e culinária, assim como turismo de pesca esportiva.

Kuikuro

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Querência, a 912 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: ecoturismo, etnoturismo, vivência indígena e pesca esportiva sustentável.

Mebengokre

  • Local: Menkragnoti, em Matupá e Peixoto de Azevedo, a 696 e 692 km de Cuiabá, respectivamente.
  • Atividade turística: etnoturismo e pesca esportiva

Kayabi

  • Local: Aldeia Mayrowi, em Apiacás, 1.005 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: vivência e observação da natureza e sítios arqueológicos

Yawalapiti

  • Local: Parque Indígena do Xingu, em Gaúcha do Norte, a 595 km de Cuiabá.
  • Atividade turística: ecoturismo, pesca esportiva

 


domingo, 28 de abril de 2024

Desistindo?



Meditação: … eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. (1 Reis 19:10)

 

Pensamento: Se você estiver trabalhando para Jesus, sempre será cedo demais para desistir.

 

Leitura: 1 Reis 19:11-18.

 

Mensagem:

Desistindo?

 

Você já sentiu vontade de desistir? Elias sentiu. O Senhor tinha acabado de usá-lo para demonstrar à nação de Israel que o Senhor é Deus (1 Reis 18). No entanto, as ameaças da rainha Jezabel assustaram-no de tal forma que ele correu para Berseba, a 160 quilômetros ao sul (1 Reis 19:3), e andou mais 240 quilômetros ainda em direção sul, para o monte de Deus, chamado Horebe.

Deus perguntou duas vezes a Elias o que ele estava fazendo ali (1 Reis 19:9,13). Elias respondeu-lhe duas vezes, com palavras idênticas – “…eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida” (1 Reis 19:10,14). Ele preocupara-se tanto com seus próprios temores que esquecera do que Deus fizera através dele, no monte Carmelo. Apesar de sua grande vitória, Elias mergulhou nas profundezas do desânimo. Como é fácil fazermos o mesmo!

Deus não aceitou o aviso da desistência de Elias. Em vez disso, o Senhor enviou este servo cansado para cuidar de três tarefas ainda maiores (1 Reis 19:15-17). E por falar nisso, Elias estava errado quando disse que era o único fiel que sobrara. Deus tinha outros sete mil que não haviam dobrado seus joelhos a Baal (1 Reis 19:18).

Talvez, como Elias, você esteja desesperado com as circunstâncias em sua vida. Permita que Deus lhe fale (1 Reis 19:12). Em vez de permitir que você desista, Ele lhe mostrará o que você pode fazer por meio de sua força.

NOSSA FORÇA E ESPERANÇA ESTÃO EM TI, SENHOR. DESCANSAMOS EM TUA PALAVRA. E SE NOS DESESPERAMOS, RECONHECEMOS QUE ESTAMOS SOB OS TEUS CUIDADOS.

 

FONTE:

Hia Chek Phang

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

Confira os horários das linhas de ônibus em Alto Taquari e os seus destinos

 

Foto: Reprodução Migalhas

Desde o início do ano, a linha de ônibus que faz Alto Taquari à Cuiabá passou a atender em novo horário, as 07h00 (Brasília).  A rota passa pelas seguintes cidades:  Alto Araguaia, Alto Garças, Vila Garça Branca, Pedra Preta, Rondonópolis, Jaciara Cuiabá.

Além de Cuiabá, a rodoviária oferece os seguintes trechos: 

Saindo de Alto Taquari as 06h45 para: 

Rio Grande do Sul; segunda-feira, quarta-feira e na sexta-feira.

Com conexão em Paranaiba-MS para São Paulo, Barra Funda ;terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo.

Já para a cidade de São Jose do Rio Preto há dois horários de vigem, sendo todos os dias as 22h00 ou as quartas as 18h00. 






Conclua os estudos de forma gratuita e provas on-line; saiba como

Da Redação com SEDUC- MT   Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) abriu inscrições para a realização das Provas do Exame Online da Educação Básica - Ensino Fundamental e Ensino Médio e da certificação do aluno. Os interessados devem se cadastrar no site da Seduc. O processo é gratuito. 

O dia e o local para fazer o exame online serão escolhidos pelo aluno, atendendo as necessidades do candidato. A avaliação é presencial e ocorrerá em todas as Unidades dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de Mato Grosso.
Esta é uma oportunidade para que jovens e adultos que não concluíram seus estudos consigam a certificação. Podem se inscrever para o exame de Ensino Fundamental o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 (quinze) anos; para o Ensino Médio, o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 (dezoito) anos, independentemente de comprovação da escolaridade anterior.
O candidato retido no último ano do Ensino Médio poderá se inscrever na(s) área(s) em que não obteve êxito.


Cadastro
Ao acessar o portal, o interessado deve preencher um cadastro, contendo nome, filiação, município de nascimento (naturalidade), número do documento de identidade (RG e outro similar), com a sigla do órgão expedidor e UF emitente, número do CPF (exceto para indígenas), etapa na qual está se inscrevendo, data, local e período da(s) prova(s).
Antes de realizar o agendamento das provas, o candidato precisa, obrigatoriamente, preencher um questionário socioeconômico. Também é no momento da inscrição que o candidato faz a escolha do Centro de Educação de Jovens e Adultos de sua cidade ou de uma cidade mais próxima da sua residência, ou ainda outro de sua preferência, para realização das provas.
No ato do pré-cadastro o Sistema gera para o candidato, um comprovante de inscrição com número de protocolo, o qual deve ser apresentado no momento da confirmação deste no EJA.
As provas 

A partir deste ano  as provas poderão ser realizadas em Alto Taquari , na Escola Estadual Carlos Irigaray Filho.
 As provas serão realizadas apenas por Áreas do Conhecimento, haja vista o alinhamento entre o Exame Online e os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para a EJA em Mato Grosso. Sendo, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.
Ao todo são 20 (vinte) questões objetivas e o peso equivalente para cada questão corresponde a 0,5 (meio ponto), totalizando 10,0 (dez) pontos.
O Exame
O Exame Certificador de EJA é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, visando conceder a todo cidadão e cidadã mato-grossense, que não finalizou seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio e obter a certificação da Educação Básica. A SEDUC/MT deseja que todos possam fazer isso de maneira integrada e acessível. São 37 unidades de aplicação do Exame Certificador de EJA distribuídas pelo estado, de acordo com sua localização geográfica.