Veja 4 pontos importantes para quem planeja vender carro usado
Fonte: CNNBrasil Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Então você decidiu vender o seu veículo atual para comprar
um novo. Logo de início, há duas possibilidades: incluir o usado na troca pelo
novo ou vendê-lo por contra própria. A primeira opção tem como vantagem ganhar
tempo e evitar golpes. Por outro lado, o vendedor quase sempre leva prejuízo
financeiro. A alternativa seguinte é vender por si só. Caso esse seja seu caso,
confira abaixo uma lista de pontos importantes para um bom negócio.
Para iniciar o processo, é fundamental fazer uma análise
realista do valor de mercado do carro, ter atenção com o estado do veículo e
escolher os melhores canais de vendas. E claro: é preciso ser precavido para
evitar golpes em plataformas de compra e venda.
“Hoje em dia, é possível vender pela internet ou até mesmo terceirizar
esse trabalho de encontrar um comprador e enfrentar toda aquela burocracia,
mas, para que esse processo seja ainda mais fácil, é importante que a
documentação esteja em dia, e o carro, em bom estado”, observa Ycaro Martins,
CEO da Vaapty, plataforma de intermediação de veículos usados. “Isso vai fazer
com que a negociação fique ainda mais vantajosa”.
1. Como descobrir o valor do carro
O primeiro passo é descobrir o valor de mercado do seu
usado. A principal referência é a Tabela Fipe, que é considerada uma referência no mercado.
Ao consultar modelo, versão e ano do carro, é possível saber o preço médio
praticado. Mas não basta conhecer esse número.
O valor da Tabela Fipe diz respeito a um
carro em estado 100%, incluindo pneus em bom estado, lataria, estofamento e
outras peças com conservação compatível com o ano. A partir desse valor, é
necessário fazer acréscimos de pontos positivos, como baixa
quilometragem, IPVA quitado,
etc. ou decréscimos, como avarias que precisam ser
consertadas.
Além disso, há carros que são vendidos acima ou abaixo da
tabela Fipe, de acordo com o mercado. Uma maneira de chegar ao valor ideal é
encontrar anúncios de modelos semelhantes em sua região. Por fim, outra dica:
sempre pense em um valor que permita uma margem de negociação.
2. Faça boas fotos e descrição
Muita gente acaba fazendo mal negócio por não criar um bom
anúncio na internet. É essencial tirar boas fotos do veículo, o que é possível
fazer com o próprio celular. Para isso, posicione o carro em lugar
iluminado, a favor do Sol, e com fundo neutro. Registre as imagens na
horizontal, pois é o formato mais utilizado pelos sites de compra e venda.
Nas imagens, mostre vários ângulos do carro,
ressaltando pontos positivos como pneus e estofamento, por exemplo. Não é
recomendável tirar fotos dentro ou na porta de casa para evitar o risco de ser
alvo de criminosos. Também é bom cobrir a placa para evitar o
risco de clonagem do anúncio.
Escreva uma descrição minuciosa do carro,
com detalhes sobre histórico, manutenções e outros pontos positivos do veículo.
Com mais detalhes, é mais fácil que o interessado certo encontre o seu carro.
3. Onde vender?
Uma vez com tudo pronto, busque as principais plataformas de compra e venda online, como OLX e Mercado Livre. O Facebook possui um marketplace que tem se destacado nos pequenos anúncios. Existem grupos públicos de vendas para cidades e bairros: experimente encontrar um perto da sua localização.
Também existem sites especializados em anúncios de
veículos, como WebMotors, iCarros, Seminovos, Mobiauto e Autoline, entre
outros. Algumas cidades e estados possuem sites regionais que podem ser úteis.
Quase todos os sites possuem planos gratuitos e
pagos; em geral, as opções sem custo vão atender, mas vale a pena
considerar uma verba para potencializar o anúncio.
4. Saiba negociar e evite golpes
Uma vez com os anúncios ativos, vão começar a chegar possíveis
interessados até você. É essencial saber o valor mínimo que você
aceita passar o carro para evitar perda de tempo na negociação, além de ser
honesto sobre pontos fracos do seu carro.
No anúncio, deixe claro se aceita ou não a troca por outros
bens, como veículos ou motos. Já esteja preparado para as perguntas
mais frequentes, como documentação,
histórico de batidas e motivo de venda do carro.
Seja flexível e demonstre disposição para diálogo,
esclarecimento de dúvidas. Utilize disso para filtrar interessados, curiosos e
possíveis golpistas. Descarte propostas mirabolantes ou
ofertas fora do comum.
Após esse filtro, marque a visita em um lugar
público e movimentado, como estacionamento de shoppings e supermercados.
Evite receber interessados em sua residência ou locais isolados. Se possível,
esteja acompanhado ou com algum amigo ou parente ciente da negociação, mesmo
que remoto.
Uma vez “negócio fechado”, não aceite dinheiro em
espécie, cheque ou depósito em caixa eletrônico. Marque data no cartório
para reconhecimento de firma e peça para que o comprador efetue o pagamento via
TED ou Pix.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.