“Leão Amigo da Criança e do Adolescente” em Alto Araguaia permite destinar parte do IR à projetos sociais
Fonte: Ascom Foto: Reprodução CNJ
A Prefeitura de Alto Araguaia lançou no início de março, a
campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”. A iniciativa tem como
objetivo incentivar os araguaienses sobre a destinação de parte do Imposto de
Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente para projetos sociais locais que
atendam crianças e adolescentes.
A iniciativa envolve também o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM). O lançamento foi realizado no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e reuniu OAB local, conselheiros tutelares, secretários municipais e contadores, que terão papel determinante na iniciativa.
A declaração do imposto de renda 2024, ano-base 2023, deverá ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal, e não há custos. Podem contribuir com o Fundo pessoas físicas, destinando até 3% do tributo, e pessoas jurídicas, que podem destinar até 1%. O Programa Leão Amigo da Criança e do Adolescente quer conscientizar os declarantes que as doações para o Fundo da Criança e do Adolescente serão abatidas nas declarações de ajustes do Imposto de Renda devido, diminuindo o valor a ser pago ou aumentando a restituição.
“O Imposto de Renda declarado aqui, os recursos tem que ficar aqui. Esse é um momento muito importante de conscientização, onde pedimos que, os empresários e as pessoas que forem declarar, se conscientizem e participem dessa proposta. Esse pequeno gesto ajuda na mudança e melhoria de vida das crianças e adolescentes araguaienses”, disse a primeira dama Priscila Dourado, durante o lançamento do Projeto.
O promotor de Justiça, Frederico César Batista Ribeiro, fez um chamamento para que as pessoas possam destinar recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente de Alto Araguaia. "A campanha vale para pessoas físicas e jurídicas e tem o objetivo de sensibilizar a população de que as quantias doadas podem ser abatidas no imposto de renda além de ajudar nossas crianças e adolescentes. Fica o nosso pedido para que a população participe diretamente desse processo, então, participe, colabore, seja um doador”, destacou.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.