Google tem formulário para você tirar seus dados da busca; veja como usar
Fonte: G1 Foto: Reuters/Mike Blake |
Em uma busca pelo seu nome ou pelo seu e-mail no Google, é possível encontrar
rapidamente várias informações sobre você. Isso porque alguns sites reúnem
dados de pessoas ou de empresas, muitas vezes sem autorização dos titulares.
Pensando nisso, o Google oferece desde 2022 um formulário em
que usuários podem pedir para o buscador deixar de mostrar os seus dados
pessoais (veja abaixo como usá-lo). Ele pode ser usado
para remover informações como CPF, telefone, e-mail e endereço.
O mesmo formulário também serve para usuários prejudicados por itens na pesquisa que envolvam fotos e vídeos íntimos, imagens pornográficas falsas, pornografia relacionada ao seu nome, abuso infantil, imagens de pessoas com menos de 18 anos, entre outros.
Depois que você envia a solicitação, o Google analisa o
pedido e decide se o conteúdo será removido ou não. A empresa diz que pode
negar solicitações que limitem o acesso de terceiros a informações úteis ou que
envolvam links de sites de governo ou de fontes oficiais, por exemplo.
"A remoção de conteúdo da Pesquisa Google não o
removerá da Internet, e é por isso que você pode entrar em contato diretamente
com o site de hospedagem, se estiver à vontade para fazê-lo", explica a
companhia.
Como pedir a exclusão de seus dados da busca
- Acesse
o formulário criado pelo Google neste link;
- Escolha
a opção "O conteúdo contém suas informações pessoais" e
indique seu país de residência;
- Informe
mais detalhes sobre o que está sendo exibido na busca;
- Insira
seus dados de contato e mais informações sobre o conteúdo (links,
termos de pesquisa, capturas de tela, entre outros);
- Clique
em "Enviar".
O que precisa ser incluído no pedido
Depois de indicar que pretende remover dados pessoais da
busca, é preciso especificar que tipo de informação você quer tirar das
buscas. O Google exibe estas opções:
- Endereço,
número de telefone e/ou e-mail
- Números
confidenciais de documentos de identidade oficiais, como CPF ou CNPJ,
registro de residente ou número do RG
- Conta
bancária ou número do cartão de crédito
- Imagens
de uma assinatura manuscrita ou de um documento de identificação
- Registros
altamente pessoais, restritos e oficiais, como históricos médicos
- Credenciais
de login confidenciais
De acordo com a escolha, o Google apresenta uma nova etapa
em que usuários devem informar seus dados de contato, incluindo nome, país e
e-mail.
O Google também pede para usuários enviarem links de
sites e de resultados de busca que exibem os dados pessoais – nos dois
casos, é possível enviar até 1.000 URLs. Para facilitar o processamento do
pedido, o buscador também solicita capturas de tela das páginas citadas nas
listas.
A empresa pode perguntar ainda se a publicação dos dados tem
relação com doxxing, o ato que se refere ao compartilhamento de informações
pessoais com intenções maliciosas, de ameaça ou de assédio.
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