O 'segredo' para viver mais anos pode estar no sangue
Fonte: Agência Brasil Foto: © Shutterstock |
Será que irá viver até aos 100 anos? A resposta pode estar
numa simples análise de sangue. O Instituto Karolinska, na Suécia, elaborou um
estudo para tentar entender quais os parâmetros nas análises que eram comuns a
pessoas que tinham vivido até perto dos 100 anos.
A investigação contou com mais de 44 mil amostras de sangue recolhidas em pessoas com mais de 64 anos e num período até 35 anos. Foram comparados 12 fatores entre os que viveram mais de 100 anos e os que não chegaram a viver tanto.
Entre os fatores analisados, três acabaram por mostrar-se mais importantes para viver mais tempo. "Aqueles que completaram 100 anos tendem a ter níveis mais baixos de glicose, creatinina e ácido úrico a partir dos 60 anos", revelou Karin Modig, uma das responsáveis pelo estudo.
"Embora estejamos geneticamente predispostos a ter níveis mais elevados ou mais baixos, a maioria destes marcadores está intimamente ligada ao nosso estilo de vida", continua.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.