Heineken, Só Heineken: os diferenciais da cerveja preferida dos brasileiros
Fonte: CNN Brasil Foto: Reprodução |
Por que o sabor de Heineken, só a Heineken tem? Para
responder a essa pergunta fomos convidados a conhecer o Inside the Star, uma
visita por sua cervejaria de Jacareí (SP), para uma imersão nos seus 150 anos
de história e diferenciais.
Durante o tour aprendemos sobre os ingredientes e os
processos de produção, e conhecemos os projetos de sustentabilidade
desenvolvidos pela marca. Vem com a gente nessa descoberta?
A tradição e sabor icônico da Heineken vêm de sua
simplicidade, qualidade e dedicação ao processo produtivo, que é
supercontrolado e passa por uma série de etapas tanto dentro como fora do
Brasil.
“São alguns segredos que fazem a Heineken ser o que é. A começar
por seu processo de produção, que é único e de altíssima qualidade. Além disso,
o uso de ingredientes naturais, como água, puro malte, lúpulo e a icônica
levedura A, exclusividade da marca, contribui para o aroma inconfundível de
Heineken, além de ser produzida com energia verde”, conta Maurício Giamellaro,
CEO do Grupo Heineken no Brasil.
Na temperatura certa, a singular levedura A é adicionada,
iniciando assim o processo natural de fermentação que converte o açúcar em
álcool e CO2. “Essa levedura se propaga de maneira mais positiva quando ela
está em nosso exclusivo tanque de fermentação horizontal, que permite uma
fermentação sem pressão e com mais qualidade para a levedura relaxar,
resultando no sabor único”, destaca Giamellaro. A produção, criteriosa e
controlada do início ao fim, garante uma cerveja exclusiva e premium.
A energia verde* também é um ingrediente fundamental para a
cerveja Heineken. Por isso, desde 2020, a sua produção passou a ser feita com
energia renovável. “Estamos trabalhando para que até 2030, 50% dos pontos de
venda de Heineken em 19 capitais tenham energia renovável também”, ressalta
Beatrice Jordão, Gerente de Marketing Sênior da Heineken no Brasil.
Compromissos com a sustentabilidade
Atenta ao tema, a companhia conta com a plataforma Green
Your City, que une cultura e sustentabilidade, e traz uma série de iniciativas
para a vida noturna, cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. Por
meio de diversas iniciativas, a Heineken pretende trazer um novo olhar para formas
de discutir o impacto ambiental, com experiências de marca e um convite à
reflexão. Cada vez mais alinhada aos princípios da sustentabilidade, além da
energia verde*, a companhia possui grandes metas e vem trabalhando arduamente
para atingi-las até 2030:
- Circularidade:
80% das embalagens de vidro da Heineken® serão circulares. A marca
pretende implementar um sistema para as embalagens, inclusive para as
garrafas long necks;
- Microflorestas:
em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar
microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. A primeira foi
entregue no Rio de Janeiro, no parque Olímpico e a segunda está sendo
entregue em São Paulo, na Marginal Tietê;
- Consumo
Responsável: multiplicar esforços para uma transformação efetiva, a fim de
acabar com a relação do consumo de bebidas alcoólicas e direção.
Energia Verde* = energia limpa.
Panorama do mercado cervejeiro no Brasil
O país ocupa a terceira posição no ranking dos maiores
consumidores de cerveja do mundo, segundo o relatório da Kirin Holdings
Company. Ainda de acordo com o estudo, em 2022 os brasileiros consumiram cerca
de 14.550 quilolitros da bebida, o que corresponde a 69,7 litros por pessoa.
Uma outra pesquisa, dessa vez realizada pela Kantar, empresa
líder mundial em dados, insights e consultoria, aponta, pelo segundo ano
consecutivo, que a Heineken é a cerveja mais amada do Brasil. “A explicação
para essa preferência está na qualidade e no frescor, que são muito presentes.
E tudo isso é resultado dos ingredientes naturais e do processo de produção
exclusivo”, diz o CEO.
Desde o primeiro trimestre de 2021, quando ultrapassou todas
as outras na categoria, a marca holandesa se mantém nesta posição. A
preferência se traduz em vendas: o Brasil representa o maior volume da Heineken
no mundo.
Vale destacar, ainda, que o Brasil é considerado um modelo
para a sede, que constantemente reconhece a operação brasileira com prêmios
anuais de qualidade.
Outro legado importantíssimo da marca Heineken para o
mercado brasileiro é Heineken 0.0, a versão zero álcool da cerveja premium mais
vendida do país.
Por dentro da cervejaria
Se você também quer conhecer um pouco mais sobre os
diferenciais da marca, curtir experiências sensoriais e entender por que o
sabor de Heineken, só a Heineken tem, em um espaço lúdico e istagramável, o
Inside the Star é aberto para visitantes maiores de 18 anos. Basta acessar
o site
e garantir seu ingresso para essa incrível experiência.
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