quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Levante-se



Meditação: Seja forte e corajoso. (Josué 1:7)

 

Leitura: Josué 1:1-9.

 

Mensagem:

Levante-se

 

Durante nosso tour por um porta-aviões, um piloto de caça explicou que os aviões precisam de um vento de 56 quilômetros por hora para decolar em uma pista curta. Para alcançar essa brisa constante, o capitão transforma sua nave em vento. “O vento não deveria vir do fundo do avião?” perguntei. O piloto respondeu: “Não. Os jatos devem voar contra o vento. Essa é a única maneira de conseguir levantar”.

Deus chamou Josué para levar seu povo aos “ventos” que os esperavam na Terra Prometida. Josué precisava de duas coisas. Internamente, ele precisava “ser forte e corajoso” (Josué 1:7); exteriormente, ele precisava de desafios. Isso incluía a tarefa diária de liderar milhares de israelitas, enfrentando cidades muradas (Josué 6:1-5), derrotas desmoralizantes (Josué 7:3-5), o roubo de Acã (Josué 16-26) e batalhas contínuas (Josué 1:10-11).

O vento que soprava na face de Josué o encorajaria desde que a sua confiança viesse das instruções de Deus. O Senhor lhe disse que ele deveria ter “o cuidado de cumprir toda a lei […] não se [desviar] dela nem para um lado nem para o outro […meditar] dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que [nela] está escrito” (Josué 1:8). “Assim você será bem-sucedido em tudo que fizer” (Josué 1:7).

Você está pronto para seguir os caminhos de Deus? Busque desafios! Voe contra os ventos e veja o seu espírito voar.

 

FONTE:

Mike Wittmer

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

Seu iPhone molhou? Não o coloque no pote de arroz, diz Apple

Fonte: Notícias ao Minuto  Foto: © Shutterstock

 

Se o seu iPhone ficou molhado e você não sabe como proceder, ao contrário de sugestões populares, como colocá-lo em um recipiente com arroz, a Apple recomenda uma abordagem diferente.

"Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Se fizer isso, pode permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o iPhone", alerta um guia da Apple sobre como lidar com um celular molhado.

A empresa também aconselha a não secar o iPhone usando uma fonte externa de calor ou ar comprimido, além de não introduzir objetos estranhos, como cotonetes ou toalhas de papel, no conector.

Em vez disso, se receber um alerta de "líquido detectado" ao tentar carregar o telefone, deve desconectar o cabo de carregamento em ambas as extremidades e, em seguida, bater suavemente o iPhone na mão com o conector virado para baixo para remover o excesso de líquido.

"Após pelo menos 30 minutos, tente carregar com um cabo Lightning ou USB-C ou conectar um acessório", orienta a Apple, acrescentando que "se o alerta aparecer novamente, é porque ainda há líquido no conector ou sob os pinos do cabo".

Nesse caso, é recomendável deixar o telefone em uma "área seca com algum fluxo de ar por um dia". Se o telefone estiver seco, mas ainda não estiver carregando, desconecte o cabo do adaptador e desconecte o adaptador da tomada (se possível) antes de reconectar.



Seduc torna obrigatório uso do uniforme escolar na rede estadual

Fonte: Seduc-MT Foto: Assessoria/Seduc-MT

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, nesta quinta-feira (29.02), a portaria que estabelece a obrigatoriedade do uso de uniformes escolares por estudantes da rede estadual de ensino. A partir de agora, eles só poderão acessar as dependências da escola e participar de atividades curriculares e extracurriculares se estiverem devidamente uniformizados, com os itens entregues pelo Governo do Estado.  

A medida visa padronizar o vestuário dos estudantes, garantindo igualdade de acesso e contribuindo para um ambiente escolar mais organizado, inclusivo e seguro. 

Do kit entregue pelo Estado aos estudantes, só não será exigido o uso obrigatório do tênis, que pode ser substituído por outro calçado fechado.



No início do ano letivo, a Seduc entregou um kit de uniforme para cada estudante da rede estadual. Aos alunos do ensino fundamental, foram destinadas duas camisetas, duas bermudas, uma jaqueta moletom, uma calça moletom, dois pares de meias e um par de tênis. E, aos estudantes do ensino médio, além desses itens, também foram entregues uma calça jeans e dois pares de meias pretas. Os estudantes do Sistema Prisional receberam duas camisetas brancas.

A portaria reforça a responsabilidade das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e das escolas quanto ao armazenamento e distribuição do kit aos estudantes.

Também compete à DRE a orientação, controle e remanejamento dos itens excedentes do conjunto de uniformes, entre as unidades escolares de sua circunscrição.

Já o gestor da escola é quem deve manter o controle de entrega devidamente assinado pelos pais ou responsáveis e alunos.

A portaria também estabelece regras para a conservação e responsabilidade dos uniformes e ressalta a importância da colaboração dos responsáveis legais dos alunos nesse processo. Eles deverão zelar pela higiene, uso adequado e manutenção dos uniformes escolares, incluindo pequenos reparos.

Além disso, prevê a possibilidade de estudantes, por motivos religiosos, solicitarem autorização para adaptar as peças do uniforme. A iniciativa visa respeitar a diversidade cultural e religiosa dos estudantes e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Governo do Estado investiu R$ 100 milhões na aquisição dos uniformes para o ano letivo de 2024, o que demonstra o compromisso com a educação e o bem-estar dos estudantes.

“O Estado garante uma educação de qualidade e igualdade de condições para todos os estudantes, conforme estabelece o Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual entre as redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032”, concluiu Alan.

A portaria da Seduc está em acordo com o projeto de lei encaminhado, nessa quarta-feira (28.02), pelo governador Mauro Mendes à Assembleia Legislativa, também com o objetivo de padronizar as regras para o uso dos uniformes escolares da rede estadual de ensino.

Acesse abaixo a portaria na íntegra

  Portaria nº 1812024GSSeduc-MT.pdf



Alto Taquari registra aumento de 188% nos casos de dengue em fevereiro

Foto: Pixabay


De acordo com o mais recente Informe Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde de Mato Grosso,  Alto Taquari registrou um aumento de 188% nos casos de dengue comparado com o boletim divulgado em janeiro de 2024.  Os números que antes eram de apenas nove casos,  passou a ser 26 casos.

Já os dados para chikungunya e Zika, que no primeiro boletim estava zerado, apontou um caso para Zika.

Em Mato Grosso os casos aumentaram 296% comparados ao boletim divulgado em janeiro. Os registros saltaram de 1.496 para 5.935 casos de dengue só no primeiro mês do ano. Foram registradas quatro mortes e outras duas estão em investigação.

Prevenção

Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;

Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;

Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;

Retirar água acumulada;

Manter piscinas e calhas sempre limpas;

Limpas caixas de água e tampar cisternas;

Descartar adequadamente objetos que acumulam água.



CNJ reduz nota de corte para deficientes em exame da magistratura

Fonte: Agência Brasil Foto: Valter Campanato


 O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, a redução da nota de corte para pessoas com deficiência no Exame Nacional da Magistratura (Enam), criado no ano passado e que terá a primeira prova em 14 de abril. 

O Enam foi criado em novembro com o objetivo de garantir um conhecimento mínimo e uniforme para ingresso na magistratura brasileira. O exame não tem caráter classificatório, mas somente eliminatório. Para ser considerado aprovado é preciso apenas atingir uma nota de corte. A prova passou a ser obrigatória para quem quiser, em seguida, prestar um concurso para juiz. 


Na concorrência ampla, para ser aprovado é preciso acertar ao menos 70% da prova, que terá 80 questões. No caso de candidatos negros e indígenas, a nota de corte fica em 50% de acertos. O objetivo da medida foi incentivar a diversidade dos juízes e reduzir o déficit de representatividade dessas parcelas da população na magistratura brasileira. 

Após a publicação da regra, candidatos com deficiência indagaram o motivo de não terem sido também contemplados com a nota de corte mais baixa. Os críticos defendem que as pessoas com deficiência (PCD), como minoria social, têm igual direito à ação afirmativa. 

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, considerou a reivindicação justa e levou o tema à votação na primeira sessão de julgamentos do ano.  

Os conselheiros aprovaram também a alteração de outro ponto das regras sobre o Enam, para deixar claro que os candidatos PCD têm direito ainda à prorrogação do tempo de prova em até 60 minutos, assim como já ocorre em outros concursos públicos. 

As inscrições para o Exame Nacional de Magistratura começaram em 7 de fevereiro e seguem até 7 de março. A prova será aplicada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que criou um site para divulgar as informações sobre o certame.

Serão cobrados dos candidatos conhecimentos em direito constitucional, direito administrativo, noções gerais do direito e formação humanística, direitos humanos, direito processual civil, direito civil, direito empresarial e direito penal.

Por ocasião do lançamento do edital, Barroso disse que o objetivo é “uniformizar o nível de conhecimento dos magistrados, aferir melhor as vocações e eliminar quaisquer insinuações de favorecimentos que, justa ou injustamente, apareçam aqui e ali”.



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

O Choro Mais Autêntico

Meditação: Comecei a chorar muito, pois não se encontrou ninguém digno de abrir o livro e lê-lo. (Apocalipse 5:4)

Leitura: Apocalipse 5:1-14.

 

Mensagem:

O Choro Mais Autêntico

 

Normalmente não gostamos de chorar, exceto quando queremos “curtir” aqueles momentos em que “estamos na pior”. No geral, olhamos para o pranto e ele está ligado a uma dor ou desespero, experiências que não gostamos de vivenciar.

Uma das coisas que me impressiona em Apocalipse 5 é a profunda autenticidade do choro do apóstolo João. E eu gostaria de convidá-lo a igualmente chorar por este mundo, pela história, por sabermos de algo que o mundo precisa, mas rejeita, chorar por amor ao próximo. Ao olharmos para o estado das coisas, para certas legislações criadas, em alguns países, que incentivam o mal, abolindo restrições a relações amorosas entre parentes próximos, por exemplo.

Chore, mas não como alguém que não tem esperança. João chorou quando o livro, que representa o registro da história humana, não encontrava alguém digno de o abrir. Porém, Deus continuava no trono, e foi dito ao apóstolo que o Leão da tribo de Judá não apenas tinha o livro em mãos, mas era o único merecedor de romper os selos que o lacravam.

Chore para ser consolado ao saber que existe Alguém digno de abrir o livro e destravar a história. Chore com a esperança de que um dia “todo joelho se dobrará, e toda língua declarará lealdade a Deus” (Romanos 14:11); de que a justiça e a verdade, um dia, serão estabelecidas com fundamentos inabaláveis.

 

FONTE:

Davi Charles Gomes

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

SUS pode gastar R$ 7,84 bi em 2040 com tratamento de câncer, diz Inca

Fonte: Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr.

 

Especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), reforçaram nesta terça-feira (20) a prevenção, detecção precoce e tratamento adequado do câncer. Essa foi a tônica de um encontro virtual realizado por especialistas para marcar o Dia Mundial do Câncer, no último dia 4.

Um dos destaques apresentados foi o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code), que elenca medidas de prevenção que devem ser acompanhadas pelas pessoas e orientações a ser seguidas por autoridades, como políticas de rastreio da doença e aplicação de vacinas, como no caso do HPV (vírus do papiloma humano, causador do câncer de colo de útero).

A diretriz latino-americana é composta por 17 ações, entre elas orientações já massificadas, como evitar fumar, prática de exercícios físicos, controle de peso e alimentação saudável. A relação também é fonte de conhecimento para capacitação de profissionais de saúde.            

“Esse código traduz as evidências científicas mais recentes e as recomendações simples para que a população e os líderes, tomadores de decisão, possam andar na direção para prevenção do câncer”, afirmou a consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da Opas/OMS no Brasil, Larissa Veríssimo.

“Nós acreditamos que podemos garantir um risco menor de as pessoas desenvolverem câncer e morrerem da doença”, completou.


Números

Segundo o Inca, o câncer ocupa o segundo lugar entre as causas mais frequentes de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. São esperados 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025. Entre os fatores de risco, o maior vilão é o tabagismo, responsável por 161 mil mortes por ano, seguindo pelo consumo de alimentos ultraprocessados, com mais de 57 mil óbitos. Em relação ao álcool, 9 mil mortes por câncer são atribuíveis ao consumo desse tipo de bebida.

Ainda segundo estimativas do instituto, se nada for feito, e a tendência de aumento de casos for mantida na mesma velocidade, a União gastará R$ 7,84 bilhões em 2040 com procedimentos hospitalares e ambulatoriais no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes oncológicos.

Investimento em prevenção

O diretor-geral do Inca, Roberto de Almeida Gil, defende que investimento em prevenção é uma forma de evitar gastos com tratamento, que são muito custosos e apresentam tendência cada vez mais crescente.

“Os custos aumentam exageradamente, eu diria, distorcidamente, perversamente. A gente não tem como ter sustentabilidade com a política atual de preços do tratamento da doença avançada”, avalia.

“Os nossos esforços na prevenção e detecção precoce são rentáveis e potencialmente econômicos. É a nossa solução de sustentabilidade”, defende Gil, ao destacar que a doença é um redutor de produtividade da economia. “O impacto que o câncer tem na capacidade produtiva também tem que ser mensurado e é muito grande”, afirma.

Restrição de consumo

O diretor-geral do Inca apresentou estudos sobre impactos econômicos positivos que haveria com a mitigação de alguns fatores de risco. Uma redução de 50 gramas por dia no consumo de carne processada (como presunto, mortadela, salsichas, linguiças ou carnes salgadas) pela população poderia representar, até 2040, uma economia entre R$ 169,70 milhões com o tratamento de câncer no SUS. O consumo médio em 2018 era 74,1 gramas diárias para os homens e 50,4 gramas para s mulheres.

No caso de bebida alcóolica, a média brasileira era consumo de 14,3 gramas de álcool por dia entre os homens e 8,8 gramas para mulheres. Se houvesse uma redução de um drink por semana (equivalente a um corte de 15 gramas de álcool), seria possível uma economia de R$ 161,39 milhões ao SUS.

Gil lembrou que o Brasil teve uma política bem-sucedida de redução do tabagismo, que caiu 64% entre 1989 e 2019, e elogiou resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2009, que proíbe a comercialização, importação e propaganda dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vaper.

O diretor-geral do Inca defendeu uma restrição ao uso de agrotóxicos no país. “A gente tem um consumo exagero”, apontou.

Política nacional

No encontro entre Opas e Inca, recebeu destaque a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). A diretriz, descrita pela Lei 14.758, foi sancionada em dezembro do ano passado e tem como principais objetivos a redução da incidência e da mortalidade dos diferentes tipos de câncer e a promoção do acesso ao cuidado integral.

“A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer são duas iniciativas que se complementam e se reforçam”, disse a coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, Marcia Sarpa.

“Hoje cada vez está mais claro que o câncer pode ser evitado se nós atuarmos em ações de prevenção específica, como a vacina para HPV, e atuamos em promoção de hábitos saudáveis de vida, estimulando a alimentação saudável, a atividade física, o controle do peso, evitando o tabagismo e tantos outros fatores que a gente sabe que estão envolvidos na causalidade do câncer”, ressaltou o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, Fernando Maia.

>> Conheça algumas das 17 ações que do Código Latino-Americano e Caribenho  contra o Câncer:

- Não fume ou use qualquer tipo de tabaco. Se você usa, é possível parar. Se necessário, conte com ajuda profissional. Também não use cigarros eletrônicos, pois levam ao uso de produtos de tabaco.

- Mantenha ou atinja seu peso saudável, ao longo da vida, para ajudar a prevenir vários tipos de câncer.

- Faça atividade física diariamente, ao longo da vida, e limite o tempo que passa sentado. Ser uma pessoa fisicamente ativa ajuda a prevenir vários tipos de câncer.

- Faça uma alimentação saudável, com consumo de verduras, frutas, grãos integrais (pão e arroz integral), evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos prontos com açúcar), beba água, limite consumo de alimentos ultraprocessados (doces, cereais matinais, salgadinhos, bolinhos, biscoitos), evite carne processada e embutidos (presunto, mortadela, salsichas, linguiças), limite consumo de carne vermelha e evite bebidas muito quentes.

- Amamente, quanto mais meses, melhor, para ajudar a prevenir o câncer de mama e o excesso de peso na criança.

- Proteja-se da exposição direta ao sol nos horários de maior intensidade para ajudar a prevenir o câncer de pele.

-  Se você cozinha ou aquece sua casa com carvão mineral ou lenha, evite o acúmulo de fumaça dentro de casa.

- Se houver alta poluição do ar em seu ambiente (externo), limite o tempo em que você passa ao ar livre.

- Vacine-se contra os vírus das hepatites B e C e os adolescentes (meninas e meninos) do papiloma humano (HPV). Faça teste para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e use preservativo ou camisinha, especialmente com parceiros novos ou casuais. 

- Não faça reposição hormonal na menopausa, a menos que seja indicada pelo seu médico. A reposição hormonal pode causar câncer de mama.

- Entre 50 e 74 anos, procure o serviço de saúde e solicite o exame de detecção precoce do câncer de cólon e reto (sangue oculto nas fezes ou colonoscopia). De acordo com os resultados, siga as recomendações do profissional de saúde.

- Entre 40 anos ou mais, vá ao serviço de saúde a cada dois anos para fazer um exame clínico das mamas. A partir dos 50 até os 74 anos, faça uma mamografia a cada dois anos. De acordo com os resultados, siga as recomendações do profissional de  saúde.

- Entre 30 e 64 anos, procure o serviço de saúde e solicite o teste molecular do vírus do papiloma humano (HPV), pelo menos a cada 5 a 10 anos, para detecção precoce do câncer do colo do útero. Pergunte se você mesma pode coletar a amostra. Caso não tenha acesso ao teste de HPV, solicite o teste disponível em seu país. De acordo com os resultados, siga as recomendações do profissional de saúde.

Menina morre após ficar soterrada enquanto escavava buraco na praia

Fonte: Notícias ao Minuto Foto: © Getty Images/ Jeffrey Greenberg

 

Uma criança, aproximadamente com sete anos de idade, perdeu a vida após ficar soterrada em um buraco que ela mesma estava escavando na praia de Lauderdale-by-the-Sea, no sudeste da Flórida, EUA. Um menino da mesma idade encontra-se em estado crítico.

O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira, quando as duas crianças caíram no buraco e ficaram soterradas. De acordo com o NY Post, a força da areia resultou no completo soterramento da menina, enquanto o menino ficou retido até o pescoço.

Os bombeiros precisaram utilizar tábuas para evitar que a areia continuasse desmoronando enquanto realizavam operações de resgate urgentes.

Ambas as crianças foram levadas ao hospital, onde foi confirmado o falecimento da menina. O outro envolvido permanece internado em estado considerado grave. As autoridades classificaram o ocorrido como um "trágico incidente".