terça-feira, 30 de janeiro de 2024

O Cristão pode participar do Carnaval?

 

Saiba mais sobre a festa que vem disfarçada de alegria desde meados dos anos 600 a 520 a.C.

A festa mais popular do Brasil é o Carnaval. Com a sua proximidade, muitas pessoas aproveitam para viajar, relaxar, outras, porém, ensaiam para “pular’’ e sair na escola de samba preferida.

O fato é que o Carnaval divide opiniões em todo país. Existem pessoas que gostam, outras que não gostam. Até aí, tudo bem... Mas, o que tem a ver o Carnaval com o cristão?

Acreditem, alguns cristãos ainda entram em crise nesse período festivo.

“Por que eu não posso festejar o carnaval?”, “Carnaval é de Deus?”, “É tradição, eu sempre pulo no Bloco das Piranhas”, “Danço na minha Escola de Samba, depois eu volto para a Igreja!”, “Eu só vou lá para acompanhar meus amigos e família”. Se você já ouviu algumas dessas afirmações e questionamentos e não soube como responder a eles; ou se você está com vontade de “pular o Carnaval”, continue lendo o texto.

Como surgiu o Carnaval

Existem muitos mitos sobre o início do carnaval, mas a festa surgiu, na realidade, nas civilizações antigas, como a Grécia e Roma, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Eram grandes comemorações com comida, bebida e a busca incessante dos prazeres...

Enfim, são muitas informações sobre o surgimento do Carnaval, e se você for pesquisar no Google, ele te dará milhares de resultados. E, pasmem, na maioria dos textos, você encontrará historiadores ressaltando que é uma festa para saciar o prazer do povo, adorar deuses...

No Brasil, por exemplo, a festa começou no Período Colonial, com os escravos, mas se popularizou a partir de 1960, período em que as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, passaram a se tornar uma importante atividade comercial. Isso sem falar na Bahia, com o axé, e em outros estados do país.

Hoje, o carnaval é um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao nosso país e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo desta “mercadoria cultural”.

O que a Bíblia diz sobre o Carnaval?

É importante que você saiba que a Bíblia não fala em específico sobre Carnaval, mas a Palavra de Deus fala sobre as ações cometidas no Carnaval. Vamos entender melhor quando meditarmos na passagem de Efésios 5, versículos 3 e 11. “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual, nem de qualquer espécie de impureza, nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. [...]Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.”

Se você é cristão, e não vê  nenhum problema no Carnaval, está na hora de rever seus conceitos. Não se engane! O Carnaval é uma festa para celebrar as obras do mal, ou seja, as obras da carne, descritas em Gálatas 5.19-21.

O que você fará numa festa onde tem “pegação”, bebidas, drogas, prostituição, sexo, orgias, mulheres e homens pelados? E mais, por que participar de uma festa que tem um dos maiores índices de violência, assassinatos, assaltos... Pra quê colocar sua vida em risco?

Se este não é o seu caso e você apenas gosta de assistir aos desfiles na TV e de ouvir as músicas, aconselhamos que medite em I Coríntios 6:12, que diz: “Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine.”

Evite tudo aquilo que não agrada a Deus (você sabe o que é), é um bem que você faz a si mesmo e ao seu relacionamento com o Espírito Santo. Para finalizar, medite também em Tito 1:15, que diz: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”

O Carnaval não agrada a Deus! Essa festa vem disfarçada de alegria, e como você viu, e pode estudar mais profundamente, “pular Carnaval” ou ainda participar indiretamente desta celebração, tem consequências.  Além de a festa promover prostituição, violência, consumo de drogas, ainda destrói os valores da família. 

Seja firme! Neste feriado prolongado, aproxime-se mais do Senhor, aproveite a família, divirta-se saudavelmente e não se esqueça de refletir diariamente na Palavra de Deus.

Procure se fortalecer junto com seus irmãos em Cristo. Muitas Igrejas e Células promovem evangelismos, seminários, e retiros que você pode participar.

Fonte: Mir12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.