;

Especiais

Mulher volta a falar após transplante de laringe, na França

Fonte: Band Foto: Reprodução 
 

Na França, 20 anos depois de perder a voz uma paciente fez uma cirurgia rara - o transplante de laringe. E voltou a falar.

O procedimento foi realizado na cidade de Lyon, região central da França. A paciente, identificada como Karine, de 49 anos, não conseguia falar por causa de uma traqueostomia - quando um tubo é ligado direto na garganta, para permitir a respiração. Foram 20 anos assim depois de complicações por uma parada cardíaca.

A laringe faz parte do sistema respiratório - fica entre a traqueia e a base da língua e é fundamental para a fala. Quando o ar passa, as cordas vocais vibram e fica possível a emissão dos sons. O transplante é muito complexo. Os médicos não costumam considerar essa opção porque os casos envolvendo a laringe geralmente não representam risco de morte para os pacientes.

Mas Karine viu no transplante a melhor saída para voltar a ter uma vida normal, e se ofereceu como voluntária há dez anos. Com o sucesso da operação, agora ela vai enfrentar uma rotina de medicamentos para evitar a rejeição do órgão e sessões de reabilitação para as cordas vocais.

Há 12 anos, nos Estados Unidos, a americana Brenda Jensen foi a primeira mulher a receber o transplante de laringe. A primeira cirurgia desse tipo aconteceu em 1998, também nos Estados Unidos.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.