Fonte: BMCNEWS Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press |
Começou a circular nas redes sociais no início de outubro uma informação falsa sobre um suposto leilão promovido pelos Correios para a venda de smartphones, incluindo iPhones, com valores a partir de R$ 117. A equipe do UOL Confere e outros meios de comunicação, desmentiu essa informação no dia 7 do mesmo mês, mas os links fraudulentos ainda estão ativos e outros surgiram posteriormente.
Desde a primeira publicação confirmando a falsidade da notícia, mais de 400 denúncias foram recebidas via WhatsApp, a maioria de pessoas que foram vítimas do golpe. Algumas dessas pessoas chegaram a enviar comprovantes de pagamento. Seja por falta de informação ou pelo contágio da ideia de uma oferta tentadora, muitos consumidores caíram no golpe.
Como se proteger de golpes online?
Em meio a essa situação, reunimos algumas dicas úteis que podem ajudar a evitar golpes, seja fiel à elas e evite cair em fraudes como essa. Renata Reis, assessora técnica do Procon de São Paulo, e Marco Antonio Araujo Junior, professor de direito e especialista em direito do consumidor na era digital, sugerem algumas estratégias, como:
Esteja ciente das informações da empresa na qual está comprando, duvide de promoções extremamente vantajosas;
Pesquise sobre a empresa e analise o site para detectar sinais de fraude potencial;
Verifique se a empresa tem endereço, serviço de atendimento ao consumidor e observe reclamações online sobre a mesma;
Consulte a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui e a plataforma Consumidor.gov.br, que é mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
O golpe envolve apenas os Correios?
Não, o golpe não se limitou ao nome dos Correios. Para enganar mais pessoas, os criminosos alteraram informações do primeiro anúncio e criaram novos sites com o mesmo falso leilão. A reportagem contabilizou 19 domínios diferentes. Entre as mudanças feitas, a referência supostamente usada para dar credibilidade ao leilão foi alterada diversas vezes. Além disso, alguns sites começaram a usar indevidamente o CNPJ dos Correios e de outras companhias.
O que fazer se cair no golpe?
Caso tenha sido vítima desse golpe, é importante agir rapidamente. Registre o boletim de ocorrência imediatamente, faça uma reclamação no Procon e entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o reembolso do valor.
Também é possível ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível. Essa pode ser uma opção mais demorada, mas é recomendado consultar um advogado de confiança para obter o melhor conselho jurídico.
Esteja sempre atento às compras online. Desconfie de ofertas muito tentadoras, verifique sempre a idoneidade dos sites e empresas, e não compartilhe informações desnecessariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.