Economize tempo, confira os passos emitir Carteira de Identidade/RG 1ª via
Fonte: Portal MT Foto: Reprodução |
O que é este serviço
Emissão da 1ª via da Carteira de Identidade (RG)
disponível nos modelos cédula em papel moeda e cartão de policarbonato. A
Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) é um documento de identificação
civil emitido pelos órgãos de segurança dos Estados da Federação e pelo
Distrito Federal.
Etapas para a realização deste serviço
Presencial - Unidades do governo
1 - Atendimento Presencial
Etapas para obter o serviço
Passo 1 - a) Nas cidades que possuem unidades do
Ganha Tempo, realizar o agendamento do serviço. Link
para agendamento aqui
b) Caso não haja unidade do Ganha Tempo,
comparecer ao posto de Identificação mais próximo. lista
dos postos de atendimento aqui
- Comparecer
acompanhado pelos pais ou tutor legal os menores de 16 anos ou com
termo de autorização junto o documento de identificação do genitor ou
responsável legal.
Passo 2 - Iniciar o processo de atendimento com
a coleta de dados e informações do requerente (o servidor conduzirá todo o
atendimento).
Passo 3 - Iniciar o processo de atendimento com
a coleta de dados e informações do requerente (o servidor conduzirá todo o
atendimento).
Passo 4 - Receber o número de protocolo do
atendimento.
Passo 5 - Consultar o andamento do processo
através do número de protocolo de atendimento no site de consulta aqui, no item Documentos de Identidade –
Consultar Pedido de RG.6
Passo 6 - Retirar o RG no mesmo posto de
atendimento, munido do protocolo de atendimento, e na hipótese de retirada por
terceiro, apresentar protocolo de atendimento e documento oficial com foto.
Para menores de 16 anos a entrega do documento será apenas para o genitor
ou responsável legal.
Exigências para realizar o serviço
Quais documentos preciso ter para realizar o serviço?
Os documentos obrigatórios para
todos os modelos da carteira de identidade:
1) Número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de
Nascimento ou Casamento (original ou cópia autenticada).
- Solteiro
- apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia
autenticada por tabelionato;
- Casados
- apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia
autenticada por tabelionato;
- Viúvos
- apresentar Certidão de Casamento original e legível com a
respectiva averbação ou cópia autenticada por tabelionato;
- Separados
judicialmente/divorciados - apresentar Certidão de Casamento
original e legível com a respectiva averbação ou cópia autenticada por
tabelionato;
- Naturalizados - apresentar
Certificado de Naturalização Brasileira original e legível ou cópia
autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original); ou Ato de
Naturalização publicado no Diário Oficial da União;
- Português
- apresentar Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres original
e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser
original); ou Ato de Outorga de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis e
de Gozo dos Direitos Políticos no Brasil publicado no Diário Oficial da
União.
Os documentos/dados opcionais para
todos os modelos de Carteira de Identidade:
- Nome
Social;
- Grupo
Sanguíneo e Fator RH;
- DNI
(Documento Nacional de Identificação);
- CID
( Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à
Saúde);
- NIS
/ NIT;
- Certidão
Militar;
- CNH
(Carteira Nacional de Habilitação);
- Título
de Eleitor;
- Identidade
Profissional;
- Símbolos
Internacionais de Acessibilidade.
2) Menores de 16 anos deverão estar
acompanhados pelos pais ou de seu representante legal para a solicitação de
entrada no processo de identificação civil, sendo o acompanhante responsável
por todas as informações prestadas ao identificador ou em caso de
impossibilidade de comparecimento do(a) genitor(a)/ou Responsável Legal, na
data do atendimento, deverá enviar documento de identificação original, bem
como Formulário de Autorização (Anexo I) assinado no respectivo campo, de forma
semelhante ao documento de identificação que será apresentado. (Instrução
Normativa n.º 001/2022/DMIT/DG/POLITEC de 25/07/2022).
3) Nome Social mediante simples
preenchimento do Requerimento de Nome Social, que é fornecido nos postos de
identificação do Estado.
4) Grupo sanguíneo e Fator RH serão aceitos
como documentos comprobatórios para a anotação: atestado de exame firmado por
laboratórios de análises clínicas ou por médicos legalmente habilitados e/ou
atestado de exame fornecido por serviços médicos oficiais.
Para acessar aos links dos requerimentos:
1) Requerimento Autorização para emissão de carteira de identidade
– requerente menor de 16 anos
2) Requerimento Carteira de Identidade com Nome Social –
autorização pelo responsável legal
3) Requerimento Carteira de Identidade com Nome Social
5) Requerimento Carteira de Identidade com condição específica de
saúde
6) Modelo Relatório Médico – Carteira de Identidade – condição
específica de saúde
7) Requerimento Carteira de Identidade com simbologia de PCD -
autorização pelo responsável legal
8) Requerimento Carteira de Identidade com simbologia de PCD
9) Modelo Relatório Médico – Carteira de Identidade com simbologia
de pessoa com deficiência
Obs.:
- Os
dados poderão ser inseridos mediante apresentação dos documentos originais
no ato da solicitação;
- Para
solicitar a inclusão de um dos símbolos no RG é necessária a apresentação
do laudo médico emitido por um profissional especialista.
Quanto custa o serviço?
O serviço de emissão de Carteira de Identidade (RG) 1a via
é gratuita apenas na versão cédula. Na versão cartão, é cobrado o valor de taxa
correspondente a segunda via do documento, cujo valor pode ser verificado
através do link: http://www.politec.mt.gov.br/taxa-de-emissao-e-isencoes
O boleto da taxa pode ser retirado pelo Portal da Segurança
– Taxas de Segurança Pública ou diretamente no link: https://portal.sesp.mt.gov.br/portaldaseguranca/pages/civil/emiteDarRg.seam
Quem pode utilizar este serviço?
Todo cidadão:
1) Brasileiro nato;
2) Naturalizado ou;
3) Português (Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres
original ou Ato de Outorga de Igualdade de Direitos e Obrigações Civis e de
Gozo dos Direitos Políticos no Brasil publicado no Diário Oficial da União).
Quanto tempo leva?
20 dias úteis
Outras Informações
Canais de Acesso
Postos de Identificação da POLITEC (próprios ou
credenciados).
Os endereços dos locais de atendimento podem ser verificados
no site da POLITEC: http://www.politec.mt.gov.br/postos-de-identificacao
Prioridades de Atendimento:
- Estabelecida pela Lei n.º 10.048, de 08 de novembro de
2000;
- Estabelecida pela Lei n.º 10.741, de 01 de outubro de
2003.
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