Fonte: BMCNEWS Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press |
Começou a circular nas redes sociais no início de outubro
uma informação falsa sobre um suposto leilão promovido pelos Correios para a
venda de smartphones, incluindo iPhones, com valores a partir de R$ 117. A
equipe do UOL Confere e outros meios de comunicação, desmentiu essa informação
no dia 7 do mesmo mês, mas os links fraudulentos ainda estão ativos e outros
surgiram posteriormente.
Desde a primeira publicação confirmando a falsidade da
notícia, mais de 400 denúncias foram recebidas via WhatsApp, a maioria de
pessoas que foram vítimas do golpe. Algumas dessas pessoas chegaram a enviar
comprovantes de pagamento. Seja por falta de informação ou pelo contágio da
ideia de uma oferta tentadora, muitos consumidores caíram no golpe.
Como se proteger de golpes online?
Em meio a essa situação, reunimos algumas dicas úteis que
podem ajudar a evitar golpes, seja fiel à elas e evite cair em fraudes como
essa. Renata Reis, assessora técnica do Procon de São Paulo, e Marco Antonio
Araujo Junior, professor de direito e especialista em direito do consumidor na
era digital, sugerem algumas estratégias, como:
Esteja ciente das informações da empresa na qual está comprando, duvide de promoções extremamente vantajosas;
Pesquise sobre a empresa e analise o site para detectar
sinais de fraude potencial;
Verifique se a empresa tem endereço, serviço de atendimento
ao consumidor e observe reclamações online sobre a mesma;
Consulte a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui
e a plataforma Consumidor.gov.br, que é mantida pela Secretaria Nacional do
Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
O golpe envolve apenas os Correios?
Não, o golpe não se limitou ao nome dos Correios. Para enganar mais pessoas, os criminosos alteraram informações do primeiro anúncio e criaram novos sites com o mesmo falso leilão. A reportagem contabilizou 19 domínios diferentes. Entre as mudanças feitas, a referência supostamente usada para dar credibilidade ao leilão foi alterada diversas vezes. Além disso, alguns sites começaram a usar indevidamente o CNPJ dos Correios e de outras companhias.
O que fazer se cair no golpe?
Caso tenha sido vítima desse golpe, é importante agir
rapidamente. Registre o boletim de ocorrência imediatamente, faça uma
reclamação no Procon e entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão
de crédito para denunciar a fraude e tentar o reembolso do valor.
Também é possível ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível. Essa pode ser uma opção mais demorada, mas é recomendado consultar um advogado de confiança para obter o melhor conselho jurídico.
Esteja sempre atento às compras online. Desconfie de ofertas muito tentadoras, verifique sempre a idoneidade dos sites e empresas, e não compartilhe informações desnecessariamente.
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