quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Quais órgãos do corpo humano sofrem mais com onda de calor? Cardiologista responde

Fonte: CNNBrasil Foto: Reprodução Internet


Vários estados do Brasil estão sob alerta para uma onda de calor sufocante, conforme declarou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das altas temperaturas, os índices baixos de umidade relativa do ar também devem predominar no país. O Centro-Oeste é a região que deve ser mais afetada.

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20), Stéphanie Rizk, cardiologista da Rede D’Or e do Sírio-Libanês, contou quais são os órgãos do corpo humano mais prejudicados pelas condições impostas pela onda de calor. Veja abaixo:


Rins

Segundo Rizk, os rins são os órgãos mais afetados, sobretudo por conta da desidratação provocada pela água consumida pelo mecanismo de regulação térmica — que faz o corpo suar para diminuir a temperatura do corpo.

“[O mais prejudicado é] o rim, em primeiro lugar. A princípio ele, diminui a filtração, concentra a urina, e pode aumentar a formação de pedras no rim”, explicou a cardiologista.

Coração

Conforme apontou a médica, o coração pode ser atingido porque, no processo de regulação da temperatura corporal, ocorre a vasodilatação, isto é, aumento do fluxo sanguíneo. Isso aumenta o ritmo do coração, o que, por sua vez, pode ser perigoso caso a pessoa tenha alguma comorbidade prévia.

“O coração [é afetado], principalmente se alguém tem alguma insuficiência cardíaca. Com a vasodilatação, que ocorre para a gente dissipar esse calor), o coração acelera e isso pode culminar com alguma descompensação de alguma doença”, afirmou.

Outros órgãos

Rizk também alertou para os efeitos que o calor e a desidratação consequente podem provocar no cérebro, como tontura e visão turva. A cardiologista afirmou também que, com o maior consumo de água, o sangue fica mais grosso e isso pode gerar outros problemas.

Por fim, a médica citou os efeitos do calor intenso com baixa umidade para o pulmão. “Nessa época aumentam muito os poluentes. Quem já tem algum problema pulmonar obstrutivo e os asmáticos que podem desencadear crises são grupos que a gente tem que tomar muito cuidado”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.