Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o 5° mais depressivo
Fonte: Notícia ao Minuto Foto: © iStock |
Desde a pandemia, observa-se um grande aumento nos casos de ansiedade. Esse distúrbio, que atinge desde as crianças até os mais velhos, vem sendo tratado com mais seriedade por ter o poder de desencadear outros transtornos mentais como, por exemplo, a depressão.
O alto número de casos de ansiedade no Brasil levou a uma demanda por profissionais da saúde, que desempenham um papel fundamental para a população do país, já que os profissionais contribuem para uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Existem alguns fatores que contribuem para uma alta nesses quadros, tais como:
- Traumas;
- Exaustão mental;
- Doenças físicas;
- Preocupação excessiva;
- Instabilidade financeira.
"Felizmente, existem outras formas de tratamento para promover o bem-estar dos pacientes. Um exemplo são os fitoterápicos, medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais e capazes de promover cura ou melhora no quadro dos pacientes. Além dos benefícios de cada ativo, esse tipo de remédio é vantajoso devido à pureza dos insumos naturais, que minimiza efeitos colaterais”, afirma Regiele Viana, Head de Qualidade do laboratório da Manipulaê.
No Brasil, cerca de 82% da população brasileira utiliza produtos à base de plantas medicinais nos seus cuidados com a saúde. Essa forma de terapia, já é bem utilizada por anos, têm ativos muito conhecidos como:
1.Camomila: Com compostos antioxidantes e efeitos ansiolíticos, é um dos ativos relaxantes e calmantes mais procurados e comercializados, utilizado principalmente como chá. Atua promovendo indução do sono, ação anti-inflamatória, e redução do estresse.
2.Valeriana: Atua no sistema nervoso central e possui ação ansiolítica e de relaxamento muscular. Por conta do seu efeito tranquilizante, é bastante utilizada para pacientes que sofrem com a insônia e estresse. Pode ser comercializada como óleo e em forma de remédios manipulados.
3.Passiflora: Considerada um ansiolítico natural, esse tipo de ativo é extraído da flor do maracujá, e funciona como um calmante. É recomendada para casos de ansiedade leve e moderada por atuar no sistema nervoso central, promovendo um relaxamento para a mente e corpo, refletindo na melhora da qualidade de sono. É encontrada na própria fruta, chás e medicamentos em forma de cápsulas.
Antes de usar qualquer um desses medicamentos fitoterápicos, é recomendado visitar um psiquiatra para fazer uma avaliação do seu quadro e acompanhamento, indica Regiele Viana, da Manipulaê.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.