Anatel diz que número de ligações curtas feitas por robôs caiu 41%
Fonte: G1 Foto:Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock |
A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) informou que reduziu em 41% o
número de ligações curtas, feitas por robôs. A medida faz parte de uma série de
regras criadas para inibir chamadas abusivas no telemarketing.
A Anatel considera o período de
junho de 2022 a julho de 2023. Nesse intervalo, 88,4 bilhões de chamadas de até
3 segundos deixaram de ser realizadas. Isso equivale a 415 chamadas a menos
para cada brasileiro.
A medida determinava o bloqueio
de usuários que fizessem mais 100 mil chamadas por dia com duração inferior a 3
segundos. Aquelas ligações que não são completadas ou que são desligadas.
Depois, a Anatel estabeleceu a
possibilidade de cobrança dessas chamadas pelas operadoras. Até então, por
causa da curta duração, essas ligações eram isentas de taxas.
Outras duas medidas cautelares
estabeleceram critérios de eficiência, criaram um ranking das empresas que mais
praticam esse tipo de chamada abusiva e estenderam o prazo das regras, até
abril de 2024.
Consumidor poderá identificar
empresas
Até janeiro de 2024, a Anatel
deve permitir que o consumidor identifique a empresa que está fazendo a ligação
antes de atender.
Isso será possível com a
implementação de uma tecnologia chamada “Stir/Shaken”, que permite a
autenticação e identificação das chamadas. Assim, além do número que está
ligando, o consumidor terá acesso a:
Nome e logomarca da empresa;
Motivo da ligação;
Selo que comprove a origem da
ligação.
“Com essas informações, será
possível para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em
atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem
comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas”,
explicou a agência em nota.
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