sábado, 30 de setembro de 2023

Trata-se Dele


Meditação:
 Convém que Ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)

Pensamento: Se quisermos que Cristo cresça, nós precisamos diminuir.

 

Leitura: João 3:22-36.

 

Mensagem:

Trata-se Dele

 

            Quando Sheila ficou noiva, sua amiga solteira Amanda celebrou com ela. Ela planejou um chá-de-cozinha, ajudou-a na escolha do vestido de noiva, foi madrinha e permaneceu ao seu lado durante a cerimônia. Quando Sheila e seu marido tiveram filhos, Amanda promoveu os chás dos bebês e regozijou-se pelas bênçãos recebidas por sua amiga.

            Mais tarde, Sheila disse a Amanda: “Você me confortou em tempos difíceis, mas, a maneira pela qual sei especialmente que você me ama é por me encher de alegria em meus tempos bons. Você não permitiu que qualquer ciúme a impedisse de celebrar comigo”.

            Quando os discípulos de João ouviram dizer que um novo rabi, chamado Jesus, estava ganhando seguidores, pensaram que João poderia ficar enciumado (João 3:26). Foram até ele e disseram: “[Ele] está batizando, e todos lhe saem ao encontro”. Mas, João celebrou o ministério de Jesus. Disse ele: “… fui enviado como seu precursor […] o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim” (João 3:28-29).

            Uma atitude de humildade também deve caracterizar-nos. Ao invés de desejar atenção para nós mesmos, tudo que fazemos deve glorificar o nosso Salvador. “Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

 

FONTE:

Anne M. Cetas

Nosso Andar Diário – Ministério RBC

MENSAGENS Q EDIFICAM

Idoso de 92 anos sofre queimaduras após ficar esquecido em terraço de lar

Fonte: Notícia ao Minuto  Foto: © iStock


Um idoso de 92 anos sofreu queimaduras solares após ter sido deixado sozinho no terraço da casa de repouso onde estava internado em Valência, Espanha. O incidente ocorreu em meados de agosto, e seu filho denunciou a instituição por sua "falta de humanidade e cuidado".

José María Gómez afirmou no fim de semana que os funcionários do centro tentaram distorcer os eventos desde o início. Primeiro, alegaram que o nonagenário havia saído sozinho e, mais tarde, mudaram a história, dizendo que um estagiário o havia levado para fora, de acordo com o jornal El Mundo.

"É uma piada", disse José, enfatizando que seu pai sofre de Alzheimer e é totalmente dependente. O idoso provavelmente passou muitas horas sob o sol escaldante. Atualmente, ele está hospitalizado com queimaduras de segundo grau no Hospital La Fe, em Valência, onde passou por uma cirurgia.

"Meu pai não deveria estar passando por isso em sua idade. Isso é completa negligência", acrescentou o filho, pedindo ao governo da Catalunha que audite as casas de repouso da região.

O Departamento de Serviços Sociais, Igualdade e Moradia iniciou uma investigação para esclarecer os fatos.




Como fazer áudio do WhatsApp virar texto?

Fonte: G1  Foto: Foto: Reprodução/WhatsApp


O WhatsApp não tem um recurso próprio para converter mensagens de áudio em texto. Mas quem não quer ouvir as gravações pode transformá-las em um conteúdo escrito com ajuda de robôs que funcionam dentro do aplicativo, sem precisar baixar nada.

É possível converter áudios no WhatsApp para textos com ao menos dois chatbots, que funcionam como assistentes virtuais que respondem às suas mensagens: o ViraTexto e a LuzIA.

Ambos são gratuitos e podem ser ativados ao enviar uma mensagem para seus respectivos números. Confira abaixo as duas alternativas para transformar áudios em texto no WhatsApp.



ViraTexto

Adicione o número (31) 97228-0540 como contato;

Inicie uma conversa no WhatsApp, leia os termos de uso e toque em "Concordo";

Escolha o contato do ViraTexto para encaminhar a gravação;

Aguarde alguns segundos até a assistente transcrever a mensagem.

O ViraTexto consegue transcrever áudios em português com até 4 minutos de duração.

A plataforma de chatbots Blip, que desenvolveu o ViraTexto, afirma que os dados recebidos pela plataforma são tratados de forma sigilosa e armazenados temporariamente.

LuzIA

Adicione o número (11) 97255-3036 como contato;

Em outra conversa, toque e segure sobre um áudio e clique na seta para a direita;

Escolha o contato da LuzIA para encaminhar a gravação;

Aguarde alguns segundos até a assistente transcrever a mensagem.

A LuzIA usa o modelo de inteligência artificial Whisper, da Open AI (a criadora do ChatGPT), para transformar áudios de até 10 minutos em texto.

A ferramenta usa o ChatGPT para criar mensagens e o modelo Kandinsky para gerar até 5 imagens por dia a partir de descrições em texto. Ela também pode interagir por meio de suas personalidades alternativas, incluindo personagens como Hermione, de Harry Potter, e Mestre Yoda, de Star Wars.

 


Diabetes aumenta risco de infecções e requer vacinação específica

 

 Fonte: Agência Brasil  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 16 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, e esse número pode chegar a 21 milhões em 2030, segundo projeções do Ministério da Saúde. O que nem sempre está claro sobre essa doença é que ela pode ser agravada ou piorar infecções e isso requer uma atenção especial à vacinação.

Coordenadora dos centros de referência em imunobiológicos especiais (CRIEs) de Vitória desde 2004 e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Ana Paula Burian explica que o diabetes é uma das situações que dão direito a pacientes das redes pública e privada de acessar a imunização especial.

A alta concentração de açúcar no sangue, comum em quem vive com diabetes, pode afetar mecanismos do sistema imunológico e aumentar a chance de contrair infecções e ter quadros mais graves. Entre os principais riscos, está o da hepatite B.

vbacina cntra a Hepatite B. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.
Pacientes com diabetes têm direito a receber vacina contra a hepatite B, se ainda não tiverem imunizados - Dênio Simões/Agência Brasília

"O sangue mais doce facilita a proliferação de bactérias, vírus e outros micro-organismo", resume. "A hepatite B tem com o diabetes o que a gente chama de risco duplo. Se eu tenho uma pessoa com diabetes e ela pega hepatite B, ela evolui mais rápido para câncer de fígado e cirrose hepática, e ela descompensa mais rápido o diabetes dela, causando complicações, como amputações, descompensação renal, cegueira. A união de hepatite B e diabetes complica para os dois lados."

A Sociedade Brasileira de Imunizações também ressalta que pessoas que vivem com diabetes têm risco 50% maior para pneumonia pneumocócica e até 4,5 vezes maior para as doenças pneumocócicas mais graves, como meningite e infecção generalizada.

A gripe é outra doença que pode ser agravada pelo diabetes. Pessoas que vivem com diabetes estão entre os indivíduos com maior chance de desenvolver formas graves da doença, necessitar de hospitalização e até morrer. Entre as vítimas da gripe no Brasil, sete em cada dez tinham alguma comorbidade. E, entre essas sete, entre 20% e 30% sofriam de diabetes mellitus.

Nos CRIEs, os pacientes com diabetes têm direito a receber a vacina da gripe todo ano e também são imunizados com a vacina pneumocócica 23-valente, disponível no PNI apenas para situações de risco específicas. Esses pacientes também tem sua situação vacinal para hepatite b conferida e atualizada, se necessário. A imunização contra esse vírus já faz parte do calendário vacinal, junto com a vacina pentavalente, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses.

Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024

Fonte: Agência Brasil  Foto: Arquivo Agência Brasil


As mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024, de acordo com levantamento feito pelo Melhor Escola, site buscador de escolas no Brasil. Ao todo, 979 escolas de praticamente todos os estados, com exceção de Roraima e Tocantins, responderam ao questionário. Há instituições que manterão o mesmo valor praticado este ano e há também reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.

Não existe, por lei, um limite máximo para o aumento do custo das escolas particulares, de acordo com a Lei 9.870/1999, mas as escolas devem justificar os aumentos aos pais e responsáveis em planilha de custo, mesmo quando essa variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico.

“Apesar de causar estranheza o reajuste ser maior que a inflação, isso é natural, por conta da lógica do reajuste, que prevê tanto o reajuste inflacionário quanto o nível de investimento que escola fez ao longo do ano”, explica o sócio-fundador do Melhor Escola, Sergio Andrade.

Segundo Andrade, o país entra agora em uma fase de maior normalidade, após o período de pandemia, que refletiu nos custos. “Estamos saindo de um evento disruptivo, que foi a pandemia. É natural que o nível de investimento varie mais do que em um contexto mais estável de mercado”, disse.

No reajuste das mensalidades escolares são levados em consideração índices inflacionários como o Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Além disso, considera-se os acordos salariais firmados com os sindicatos e os reajustes salariais tanto para os professores quanto para os demais funcionários, além dos investimentos feitos nas instituições de ensino.

Com base nesses e em outros dados, como a expectativa de estudantes matriculados, estabelece-se o valor da anuidade, que não pode ser alterado ao longo de todo o ano letivo.

Diferentes custos

De acordo com o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Antônio Eugênio Cunha, os reajustes são diferentes e variam de escola para escola porque os contextos são diferentes. “Importante esclarecer ao público que não tem nenhum número mágico. Cada escola tem identidade própria, cada uma tem estrutura funcionando de maneira diferente da outra. Algumas ocupam espaços físicos alugados, outras, próprios. Espaços maiores ou menores. O número de salas de aula e de alunos são diferentes, os equipamentos são diferentes, portanto, os custos operacionais são diferentes”, explica.

Cunha lembra que as escolas devem estar prontas para explicar às famílias os custos que serão entregues e que há flexibilidade e diferentes formas de cobrança. “Cada escola tem um plano, porque a gente sempre trabalha olhando a sustentabilidade do negócio e o atendimento às famílias. As escolas oferecem planos diferentes, tem escola que divide em 13 parcelas, tem escola que se tem mais de um familiar matriculado, dá desconto, tem a que dá desconto para grupo de famílias, cada uma tem estratégia. É natural que o pai do aluno vá à escola, converse com os diretores para que possam entender o processo e como podem alcançar algum benefício”.

Defesa do consumidor

Segundo orientações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o fato de não existir um valor máximo para o reajuste da mensalidade não impede de se contestar o aumento. A orientação é para que os consumidores contestem caso considerem os reajustes abusivos.

“As escolas particulares e as faculdades têm que justificar o reajuste, têm que apresentar publicamente para o aluno e para a comunidade escolar uma planilha com o aumento da despesa. Não pode reajustar para ter mais lucro, tem que mostrar que teve aumento proporcional a despesa”, alerta o diretor de Relações Institucionais do Idec, Igor Britto.

O Idec aconselha que os responsáveis tentem uma resolução amigável. Podem também procurar entidades de defesa do consumidor, como o Procon, autarquia de proteção e defesa do consumidor. “Caso sejam lesados, podem procurar o Procon. Já há no Brasil todo uma rotina de notificar a escola ou faculdade a apresentar sua planilha que, por lei, são obrigadas a apresentar”.



sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Publicado no DOU decreto que institui o Concurso Nacional Unificado

 

Fonte: Agência Gov  Foto: Agência Brasil 

Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (29/9), o Decreto nº 11.722/2023, que institui o Concurso Público Nacional Unificado . Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o documento regulamenta o novo modelo de seleção de servidores públicos desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Concurso Nacional consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

De acordo com o decreto, são objetivos do Concurso Público Nacional Unificado: promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

O Concurso Nacional observará as políticas de ações afirmativas aplicáveis aos concursos públicos federais.

Adesão

A adesão ao Concurso Público Nacional Unificado será realizada mediante assinatura de termo entre o órgão ou a entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O termo de adesão estabelecerá o plano de trabalho a ser seguido pelas partes; e as obrigações comuns e específicas.

A adesão poderá abranger todos os concursos autorizados para o órgão ou a entidade aderente.

Os custos de realização do Concurso Nacional serão rateados entre os órgãos e as entidades da Administração pública federal direta, autárquica e fundacional aderentes. Os critérios para o rateio serão estabelecidos em ato da ministra Esther Dweck, autoridade titular do MGI.

Órgãos de Governança

Segundo o decreto, o Concurso Público Nacional Unificado terá dois órgãos de governança: a Comissão de Governança e o Comitê Consultivo e Deliberativo.

Caberá à Comissão de Governança, entre outras competências, estabelecer diretrizes e regras gerais para a realização do Concurso. A Comissão será composta por um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que a coordenará; Advocacia-Geral da União; Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Já o Comitê Consultivo e Deliberativo terá entre as suas competências: exercer a função de comissão organizadora do Concurso Público Nacional Unificado; e validar e aprovar os agrupamentos de cargos e os editais. O Comitê será composto por um representante de cada um dos órgãos e das entidades que compõem a Comissão de Governança e dos órgãos e das entidades aderentes ao Concurso Nacional.



Confira o Decreto nº 11.722 na íntegra.

Seja Específico

 


Meditação: … Que queres que eu te faça?… (Marcos 10:51)

 

Pensamento: A essência da oração é a oração do coração.

 

Leitura: Marcos 10:46-52.

 

Mensagem:

Seja Específico

 

            No dia anterior a uma grande cirurgia, compartilhei com minha amiga que eu estava realmente apavorada quanto ao procedimento. “Qual parte a apavora”?, perguntou ela. “Tenho muito medo de não acordar da anestesia”, respondi. Imediatamente, Anne orou: “Pai, o Senhor conhece o medo da Cindy. Por favor, acalme seu coração e encha-a com Sua paz. E, Senhor, por favor, acorde-a após a cirurgia”.

            Penso que Deus gosta desse tipo de especificidade quando conversamos com Ele. Quando o cego mendigo Bartimeu clamou a Jesus por ajuda, Jesus perguntou: “… Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou…” (Marcos 10:51-52).

            Não precisamos fazer rodeios com Deus. Embora possa haver um momento para orar poeticamente, Davi o fez, também há momentos em que devemos dizer simplesmente “Jesus, eu te amo, pois…”. Ser específico com Deus pode até ser um sinal de fé, porque reconhecemos que não estamos falando com um Ser diferente, mas com uma Pessoa verdadeira que nos ama intimamente.

            Deus não se impressiona com uma torrente de palavras elaboradas. Ele escuta o que o nosso coração está dizendo.

 

FONTE:

Cindy Hess Kasper

Nosso Andar Diário – Ministério RBC

MENSAGENS Q EDIFICAM

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

 

Fonte: Agência Brasil Foto: Divulgação TV Brasil 

Trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e, muitas vezes gratuita, de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros. 

“Essa opção de turismo oferece aos visitantes oportunidades únicas de explorar a diversidade natural e cultural do país de maneira sustentável. Além de vivenciar a biodiversidade, as trilhas ainda contribuem com a economia local, promovem a conservação ambiental e fomentam o respeito pelas comunidades locais”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, na última sexta-feira (22), ao participar do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói (RJ).

Um boletim com a atualização mais recente da rede foi lançado durante o evento.

Algumas das trilhas no país são tão longas que, para percorrê-las, um dia não basta. Em 2018, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente se uniram para criar a Rede Trilhas - Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - com o objetivo de promover os caminhos como instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens e de geração de emprego e renda no entorno das trilhas 

Desde então, vários percursos foram incorporados à rede, que inclui trilhas regionais, ou seja, aquelas que precisam de pelo menos um pernoite para ser completada, e nacionais, aquelas que precisam de 28 dias de caminhada para serem percorridas. 

Atualmente, existem mais de 30 trilhas cadastradas na rede, somando cerca de 10 mil quilômetros de trajetos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios.  

Algumas trilhas são específicas para caminhadas, outras para bicicletas, enquanto a maioria pode ser feita a pé, a cavalo ou de bicicleta. Uma delas é exclusiva para barcos: a Rota dos Pinheiros, no Paraná. 

Há trilhas para todos os gostos, variando desde a pequena Caminhos de Rio das Ostras, de 30 km, que pode ser feita em apenas dois dias de caminhada, no Rio de Janeiro, até a gigantesca Transmantiqueira, que se estende por 1.200 km, passando por São Paulo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser concluída. 

A Rota da Fé é outro exemplo de trilha muito longa. Ela passa por 2.500 km dos estados de São Paulo e Minas e, de tão longa, a Rede de Trilhas sequer estima a duração total, preferindo separá-la em trechos menores, de 300 km, que levam 12 dias para serem percorridos. 

A rede permite que as trilhas sejam mapeadas, divulgadas para o público e recebam sinalização padronizada, com símbolos que indicam, por exemplo, a direção da trilha, pontos de interesse e saídas. 

“Entendemos que as trilhas de longo curso são uma das mais importantes ferramentas para a implantação do ecoturismo em nível nacional. A gente tem que aproveitar a oportunidade de que o país se destaca em nível mundial, enquanto país do ecoturismo e desenvolver produtos que atendam à demanda internacional”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências, Fabiana Oliveira. 

Parte das trilhas, com mapas e informações sobre elas, podem ser consultadas no site Etrilhas



Em Rondonópolis-MT, PRF apreende 884 frascos de medicamentos sem registro na ANVISA

 

Fonte: PRF  Foto: PRF

Na quarta (27), na BR 163, em Rondonópolis-MT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 884 frascos de de medicação analgésica sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O registro na ANVISA é um passo essencial para a comercialização de medicamentos no Brasil. Ele assegura que os medicamentos sejam seguros, eficazes e de qualidade, protegendo a saúde dos pacientes. Além disso, a ANVISA realiza monitoramento contínuo para garantir a segurança após a aprovação. Isso é fundamental para garantir tratamentos confiáveis e prevenir riscos à saúde pública.

Os medicamentos estavam no veículo de um homem que iria de São Paulo para o Pará. Na abordagem, durante consulta aos sistemas informatizados da ANVISA, a equipe não obteve retorno quanto a registro do medicamento junto ao órgão de vigilância sanitária, assim com a medicação não possuía nenhum documento fiscal.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, o crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

O envolvido e os objetos apreendidos foram encaminhados à polícia judiciária para as providências que o caso requer.




Libertadores: Palmeiras e Boca Juniors não saem do 0 a 0 na Argentina

 

Fonte: Agência Brasil  Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados


O primeiro capítulo do confronto entre Palmeiras e Boca Juniors (Argentina) em busca de uma vaga na final da Copa Libertadores terminou em empate sem gols, na noite desta quinta-feira (28) no estádio da Bombonera, em Buenos Aires. A Rádio Nacional transmitiu a partida ao vivo.

Agora as equipes voltam a se encontrar na próxima quinta-feira (5), no Allianz Parque, em São Paulo, para definir quem enfrenta Fluminense ou Internacional na grande decisão da principal competição de clubes da América do Sul. O Tricolor e o Colorado ficaram no 2 a 2 na última quarta-feira (27) no estádio do Maracanã.

Diante de um Boca que era empurrado por sua apaixonada torcida, o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira pouco fez no primeiro tempo e viu a equipe argentina chegar com perigo em algumas oportunidades, com destaque para duas finalizações de cabeça do uruguaio Cavani, aos 15 e aos 46 minutos.

A etapa final teve um roteiro muito parecido, e o Boca Juniors chegou a colocar uma bola no fundo do gol defendido por Weverton aos 13 minutos com Merentiel, mas o lance acabou anulado por causa de falta em Marcos Rocha. A partir daí o goleiro palmeirense teve trabalho, mas conseguiu manter o placar inalterado até o apito final.



Classificação preliminar do Processo Seletivo de Estagiários é divulgado pela Prefeitura de Alto Taquari

 

Imagem de Magnet.me por Pixabay



Os alunos que se inscreveram para participar do Processo Seletivo para contratação de Estagiários para trabalharem na  Prefeitura Municipal de Alto Taquari podem conferir aqui a lista de classificação preliminar. Divulgada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (28).





Eleição para o Conselho Tutelar acontece neste domingo (1) em Alto Taquari

Foto: TSE

As eleições para os conselheiros tutelares de Alto Taquari ocorrem neste domingo (1). Qualquer pessoa que possua título de eleitor pode participar da votação. Cada conselheiro eleito deve ter um mandato de quatro anos. Estão concorrendo 9 candidatos.

A votação acontece das 8h às 17h na Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes, serão utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. 

Levar Título de Eleito e Documento com foto.

Os candidatos 



O que faz um conselheiro

O conselheiro tutelar age para garantir o direito da criança e do adolescente com a aplicação de medida de proteção e a garantia de seus direitos.

Além disso, deve ouvir queixas e reclamações sobre situações que ameacem ou violem esses direitos. Acompanhar a situação do atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação e identificar possíveis ameaças ou violações de direitos.



Crianças desacompanhadas são vistas se refrescando no Lago Municipal de Alto Taquari

 

Da redação com Bem Estar  Foto: Higor Santos

O destaque nos telejornais é a onda de calor que vem tomando conta de todo mundo. Logo, a atenção se volta aos rios, cachoeiras, piscinas e praias. Basta uma volta as margens do  Lago Municipal em Alto Taquari para flagrar crianças tomando banho sem o acompanhamento de um adulto, responsável ou até mesmo um salva-vidas no local. 

A principal causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos é o afogamento, de acordo com números revelados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Também de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada três dias uma criança morre afogada no Brasil.

No mundo, os números assustam ainda mais. Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), se mais investimento fosse feito para prevenir mortes por afogamento, mais de 774 mil óbitos de crianças seriam evitados até 2050.

Duas ações são recomendadas para evitar afogamentos de crianças: a conscientização antes do mergulho nas águas do mar, rios e piscinas, e as aulas de natação. O cuidado com as boias também é importante.

Prevenir é melhor que remediar ou enterrar uma criança por imprudência. 





quinta-feira, 28 de setembro de 2023

O Dia "D"

 


Meditação: … escolhei, hoje, a quem sirvais […]. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24:15)

 

Pensamento: Conhecer Jesus pessoalmente é uma das maiores decisões da vida.

 

Leitura: Josué 24:2,13-18.

 

Mensagem:

O Dia “D”

 

            Perguntei recentemente à minha irmã mais velha, Mariana, se ela se lembrava de quando nossa família se mudou para a casa em que moramos por muitos anos. Ela respondeu, “Você tinha em torno de nove meses e eu me lembro que mamãe e papai ficaram acordados a noite toda encaixotando coisas e ouvindo rádio. Era dia 6 de junho de 1944 e eles estavam ouvindo a cobertura ao vivo da Invasão da Normandia”.

            Hoje é o 70º aniversário do que se tornou conhecido como o Dia D – um termo militar para o dia em que uma operação planejada iniciará. Com o passar dos anos, o Dia D também passou a significar um momento de decisão ou comprometimento em nossa vida particular.

            Em algum momento na antiguidade, o líder de Israel, Josué, já de idade, desafiou o povo para outro tipo de Dia D. após anos de luta para apoderar-se de sua herança na terra que Deus lhes havia prometido, Josué os incitou a servir fielmente àquele que lhes fora tão fiel (Josué 24). “… escolhei, hoje, a quem sirvais…” ele disse. “… Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24:15).

            O dia em que decidimos seguir o Salvador é a maior virada em nossas vidas. E em cada dia subsequente, podemos renovar com alegria o nosso comprometimento em servi-lo.

 

FONTE:

David C. McCasland

Pão Diário – Ministério RBC

MENSAGENS QUE EDIFICAM

http://www.mensagensqueedificam.com

Pai indiciado por abusar sexualmente da filha de oito anos é preso em Peixoto de Azevedo

 

Assessoria | Polícia Civil-MT

Um pai indiciado pelo estupro da filha de oito anos, em Peixoto de Azevedo, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na noite desta quarta-feira (27), após se apresentar na Delegacia da Polícia Civil do município.

Conforme o delegado Geordan Fontenelle, o investigado estava escondido na zona rural de Peixoto de Azevedo e, após a divulgação, ele ficou com temor de sofrer linchamento. Após interrogatório na delegacia, ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória.

Reinaldo Evangelista teve a prisão preventiva decretada após representação da Polícia Civil no inquérito que e apurou o crime de estupro de vulnerável praticado por ele contra a filha de oito anos.


Conforme o inquérito policial, Reginaldo ministrou um comprimido para que a criança dormisse e abusou sexualmente da filha. O fato ocorreu durante as férias escolares, entre os dias 03 e 24 do mês de julho, quando a vítima foi levada pelo pai para uma fazenda, na zona rural do município, onde ele trabalhava como segurança. 

A criança sofreu anteriormente outros abusos sexuais do pai, quando ele a buscava para passar alguns dias em sua companhia. Entretanto, o investigado a ameaçava para que ela não o denunciasse. 

Exame pericial concluiu que a menor tinha vestígios de conjunção carnal anterior aos fatos ocorridos no mês de julho.  

A investigação teve início a partir da denúncia da escola onde a menor frequenta. A menina apresentou mudança no comportamento, o que chamou atenção de uma professora, porque antes das férias escolares, a criança demonstrou um comportamento diferente, dizendo que não queria entrar de férias, provavelmente porque passaria o período com o pai. 

O autor foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável majorado, em razão de ser pai da vítima, com pena que pode variar de 12 a 22 anos.