quinta-feira, 28 de setembro de 2023

45% dos brasileiros adultos sofrem de hipertensão; metade não sabe que está doente

 

Fonte: Jornal Hoje  Foto: Reprodução JH


Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que 45% dos brasileiros adultos convivem com a hipertensão. O número é alarmante, e os dados preocupam mais conforme a idade avança: metade dos brasileiros com mais de 30 anos possui pressão alta - nome popular da hipertensão. Destes, só um terço consegue controlar a doença.

Médicos alertam que a hipertensão é silenciosa e pode matar. Só 10% das pessoas com a doença sentem os sintomas.



A pressão alta pode levar a um infarto. No entanto, ela não atinge apenas o coração: pode comprometer também os rins e, no cérebro, há o risco de um AVC. Descobertas mais recentes verificaram que a hipertensão também pode provocar demência. Isso porque ela altera a irrigação sanguínea, levando a problemas de memória.

Os especialistas alertam para a necessidade de medir a pressão pelo menos uma vez por ano, com um profissional da saúde. Os dados mostram ainda que cuidar dos doentes pode salvar 365 mil brasileiros da morte precoce até 2040.

O relatório da OMS mostrou que hoje em dia 1,3 bilhão de pessoas são hipertensas no mundo - o dobro do registrado em 1990.

Luiz Bortolotto, diretor da unidade de hipertensão do Instituto do Coração (Incor/SP), recomenda atenção com a alimentação e com os exercícios físicos.

“A prevenção é feita com a adoção de hábitos saudáveis de vida. Principalmente reduzir o sal na dieta, produtos enlatados, produtos embutidos, evitar a obesidade ou manter o peso para o que é adequado para pessoa; fazer atividade física regular, controlar melhor o estresse”, explicou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.