;

Especiais

Trabalhadores aprendem a operar tratores agrícolas em Alto Taquari

 

Fonte/Foto: ASCOM Senar

Moradores de Alto Taquari tiveram o primeiro contato com um trator agrícola, neste mês de julho. A oportunidade de operar a máquina surgiu no treinamento ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural da cidade. A expectativa é que o curso abra novas portas no mercado de trabalho.

De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Junior Caciolato, o mercado está aquecido nesta área e quem sabe operar o equipamento terá mais oportunidades à disposição. “O mercado é extremamente pujante aqui em Mato Grosso, necessita muito de mão de obra e geralmente não tem, por isso, a capacitação é muito importante”.

O treinamento, com carga horária de 40 horas, permite aos iniciantes a aquisição de um conhecimento básico sobre a área e aperfeiçoa as habilidades daqueles que já tem experiência. “Até mesmo quem já trabalha na área consegue aprender mais. Ensinamos a aplicabilidade dos equipamentos para que o operador possa tirar o maior proveito do maquinário e trabalhar melhor”.

Para o participante Dener Guimarães, a capacitação trará benefícios para a economia de toda a cidade. “ Alto Taquari é uma cidade voltada para o agro. Há ofertas de emprego, mas não há profissionais qualificados. O curso vem para resolver esse problema. Ter mais mão de obra qualificada será muito bom para o nosso município”.

Juliana Nunes destacou que o mais importante foi aprender o manejo da máquina com segurança. “Foi uma experiência única e aprendemos a forma mais eficaz de efetuar o manejo da máquina com responsabilidade, cuidado e segurança. Estamos saindo como profissionais qualificados”.

Os interessados em realizar este ou outro treinamento devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua região para verificar a programação prevista para a sua cidade. No site do Sistema Famato está disponível o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Confira: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/.

Confira o depoimento de mais participantes do curso em Taquari:

“Tenho 25 anos, sou do Maranhão e fico muito feliz por essa oportunidade para nós jovens termos mais conhecimento. O meu intuito é atuar nesta área, uma área que sempre gostei e que agora eu amo. Surgindo uma oportunidade de trabalho estarei à disposição”. Alaniely Correa

“Aproveitei o curso para ter mais aprendizado e ficar pronto para caso surja alguma vaga de emprego nessa área. Com o conhecimento vou ter mais oportunidade de trabalho”. Josimar Félix.

“Curso muito bom, bastante aprofundado. Estou me dedicando ao máximo para aprender tudo e o intuito é qualificação profissional. Sempre gostei dessa área, mas só agora tive a oportunidade de me aprofundar”. Otair Nery.

“Aprendemos a trabalhar da forma correta, e se surgir uma oportunidade de empreso será muito bem-vindo”. Daivid Rodrigues.

“Recebemos as orientações por meio de um excelente profissional, aprendemos o teórico e o prático de maneira incentivadora e isso faz diferença. Vi no curso a chance de me profissionalizar na área e ter a chance de entrar de fato no mercado de trabalho”. Monik Melo.

“Seremos futuros operadores de tratores e iremos verificar a área de forma preventiva. Também quero tentar uma oportunidade de trabalho, na minha cidade ou em outra localidade” Genesi Costa.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.