;

Especiais

Mais de 20 pessoas trans registram mudança de nome e gênero em 5 anos em MT, apontam cartórios

 

Fonte: G1MT Daniella Veyga é exemplo de quem alterou nome e gênero no registro civil em MT — Foto: Arquivo pessoal

Mato Grosso registrou 26 mudanças de nome e gênero de pessoas trans nos últimos cinco anos nos cartórios civis, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). A advogada e vice-presidenta da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Daniella Veyga, é um exemplo de quem mudou o nome no registro por se sentir bem com essa alteração.

Para ela, essa alteração trouxe mais dignidade no dia a dia.



"É um grande avanço às pessoas trans porque isso faz com que devolva a dignidade a essa população, que pode retificar o nome quando desejar, e quem não quiser, tudo bem. Mas isso devolve um direito básico, a saúde, educação e ao mercado de trabalho, a cultura, porque são pessoas que vão entregar seu documento e não vai passar por constrangimento, por piadas", afirmou.

Segundo ela, cada vez mais essa informação de alterar nome e gênero diretamente no cartório deve ser disseminada.

A mudança no registro pode ser feita sem a necessidade de procedimento judicial e nem comprovação de cirurgia de redesignação judicial, também conhecida como transgenitalização, segundo o Arpen.

Nos últimos dois anos, os dados dos cartórios do estado mostram que, no período de junho de 2020 a maio de 2021, houve um aumento de 150% em relação ao período anterior, quando os atos passaram de dois para cinco.

Já em junho de 202 a maio deste ano, o número subiu para 16 alterações de gênero, o que representa um aumento de 700%.

As mudanças para o sexo masculino prevaleceram. No primeiro ano da nova regulamentação, que corresponde a junho de 2018 a maio de 2019, foi contabilizado uma mudança do sexo feminino para o masculino.

O que veio a mudar no último ano da norma, de junho de 2022 a maio de 2023, em que foram registradas 13 mudanças de masculino para feminino, 2 de feminino para masculino e em um caso não houve alteração de gênero.

Quem deseja alterar o nome e gênero na certidão de nascimento, pode buscar um cartório mais próximo ou um núcleo da Defesonria Pública, que estão aptos para realizar esse trabalho.

Mudança

A alteração passou a ser realizada diretamente em Cartório de Registro Civil, em 2018, quando uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permitiu a realização do procedimento pela chamada via extrajudicial, sem a necessidade de processo, advogado ou decisão judicial.

Como fazer?

Para alterar gênero e/ou nome que constam na certidão de nascimento e, posteriormente, nos demais documentos, é preciso se dirigir a um cartório de registro civil, portando um requerimento de declaração de interesse e a documentação determinada pelo Provimento n° 73 do Conselho Nacional de Justiça:

Todos os documentos pessoais;

Comprovante de endereço;

Certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos;

Certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho.

Após a apresentação dos documentos em um cartório, o oficial de registro realizará uma entrevista com a pessoa que deseja realizar o processo.

De acordo com a Arpen, depois do processo, cabe ao Cartório de Registro Civil comunicar o órgão competente sobre a mudança de nome e gênero, assim como aos demais órgãos de identificação, sobre a alteração realizada no registro de nascimento.

Outros documentos pessoais como a Carteira Nacional de Habilitação, devem ser solicitados pela pessoa diretamente ao órgão competente pela emissão.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.