quarta-feira, 26 de julho de 2023

Gari se machuca com agulha jogada no lixo; população precisa colaborar

 

Foto Ilustrativa: José Anselmo Sabino 

A equipe de coletores de lixo de Alto Taquari está na linha de frente da limpeza pública da cidade e lida diariamente com vários tipos de resíduos, sejam eles recicláveis, orgânicos ou rejeitos. Muitas vezes, esses descartes vêm acompanhados por materiais perfurocortantes, a exemplo de vidros, agulhas, pregos e seringas. A consequência são acidentes registrados com garis na hora da coleta, devido à presença desses materiais no lixo doméstico.

Por causa do descarte incorreto, alguns coletores já se várias vezes. Diante o descarte de forma errada, a Vigilância Sanitária foi acionada e notificou dois comércios no centro da cidade.

“Os moradores não têm conhecimento ou consciência e descartam o lixo sem os devidos cuidados. Estamos sempre tentando alertar os cidadãos para que joguem fora esse tipo de material da forma correta,” relatou o Fiscal Sanitário.

É importe destacar que todos os funcionários fazem uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), que são uniformes com camisa de manga comprida, luvas e calçados fechados, de forma que seja preservada a integridade física de cada trabalhador, mas nem sempre isso é suficiente, sendo necessário que a população colabore com esse cuidado.

Ainda conforme a Vigilância Sanitária, mesmo depois de descartado e retirado de dentro de casa, o lixo é de responsabilidade da equipe de coleta, pois além do risco de cortes, perfurações e ferimentos, uma série de doenças podem ser transmitidas aos coletores ao se machucarem, como HIV, hepatite B e C, tétano e contágio por fungos ou bactérias.

Além de prejudicar os colaboradores, podem também prejudicar o meio ambiente, conforme explica o Fiscal Sanitário.

“E ainda outros materiais possuem componentes químicos nocivos ao meio ambiente: lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio, pedaços de TV, monitor e eletrodomésticos em geral possuem peças envoltas em prata, zinco, cobre e etc”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.